Nefrologia a especialidade médica que se dedica ao diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário, que é composto por bexiga, uretra, ureteres, esfíncteres e os rins. Os rins, aliás, são o principal foco da especialidade e dão origem ao seu nome. O termo Nefros vem do Grego nephrós, e significa justamente rins.
O médico especializado nas doenças do sistema urinário é chamado de nefrologista. Neste artigo, além de suas principais funções, você vai entender a importância do investimento em consultas preventivas, principalmente em pessoas com fatores de risco, e quais os sintomas mais comuns dos problemas relacionados ao aparelho urinário.
O que faz um nefrologista
Entre as atribuições do médico especializado em nefrologia estão:
- Lidar com a insuficiência renal, estado em que a função dos rins encontra-se comprometida. A insuficiência renal pode ser aguda (quando ocorre uma lesão e os rins deixam de funcionar adequadamente) ou crônica (quando há perda de função gradual e permanentemente).
- Tratar outras doenças como: hipertensão arterial (muitas vezes causadas por doenças renais ou alterações nas artérias renais), infecção urinária, nefrites (inflamações dos rins), litíase renal (pedra nos rins), doenças renais císticas, entre outras.
- Acompanhar e tratar pacientes que passam a necessitar de hemodiálise ou diálise peritoneal.
- Indicar e preparar os pacientes para a realização de transplantes renais, bem como acompanhá-los após a cirurgia (o médico que realiza a operação é o urologista).
A importância dos rins
Não dá para falar de nefrologia sem tratar dos rins, órgãos cujo trabalho é fundamental para equilibrar a complexa química interna do nosso corpo. Classificados como órgãos vitais, eles são responsáveis por três funções principais:
- Manutenção do equilíbrio hídrico do organismo, eliminando o excesso de água, sais e eletrólitos, evitando assim o aparecimento de edemas (inchaços) e aumento da pressão arterial.
- Liberação de hormônios como a eritropoetina (que participa na formação de glóbulos vermelhos), a vitamina D (que ajuda a absorver o cálcio para fortalecer os ossos) e a renina (que intervém na regulação de pressão arterial).
- Excreção de resíduos e substâncias estranhas resultantes do metabolismo corporal, como ureia, creatinina, ácido úrico etc.
Quando procurar um nefrologista
A Sociedade Brasileira de Nefrologia recomenda que pacientes com mais de 40 anos realizem uma consulta médica anual com um nefrologista e, também, que façam exames de urina e de dosagem da creatinina no sangue.
Além disso, como os sintomas dos problemas renais muitas vezes demoram a aparecer, recomenda-se investir no acompanhamento preventivo.
Desta forma, devem se consultar com um nefrologista: pessoas com diabetes, hipertensão arterial, que têm ou já tiveram pedras nos rins ou nefrites ou pacientes com histórico familiar de problemas renais.
Além dos grupos citados, qualquer pessoa que apresente um dos sintomas abaixo deve procurar um nefrologista:
- Alterações da micção como: dificuldades para urinar, dores ou ardência durante a micção, jato sem força e aumento da frequência em que a pessoa urina de noite.
- Alterações na urina como: coloração diferente do amarelo claro, mau cheiro ou grande quantidade de espuma.
- Alterações no de urina, como: identificação de sangue ou altas taxas de proteína.
- Edemas e inchaços de mãos, pés ou olhos sem causa aparente.
- Palidez exagerada ou anemia que não responde ao uso de medicamentos.
Procure um nefrologista
Se você já é cliente da Golden Cross, pode procurar nefrologistas e médicos de outras especialidades em nosso portal.
Saiba mais: