Especialidades Médicas: Hematologia

4 minutos para ler

Talvez você não saiba, mas o sangue tem diversas funções vitais para o nosso organismo. Produzido pelos órgãos hematopoiéticos, como a medula óssea, ele é composto por plasma, cujas proteínas defendem nosso corpo; hemácias, que transportam o oxigênio; plaquetas, responsáveis por controlar os sangramentos e; leucócitos, que combatem infecções.

O sangue, portanto, é essencial para a manutenção da vida. E a área da medicina que estuda sua produção, elementos e doenças (como anemia, hemofilia e leucemia) é a hematologia.

Importante: diretamente associada à hematologia, a hemoterapia é a especialidade que utiliza o sangue, seus componentes e derivados para auxiliar no tratamento de doenças, no manejo de pacientes traumatizados e no preparo cirúrgico.

Áreas de atuação da hematologia

O especialista em hematologia é chamado de hematologista. Trata-se de um profissional que pode atuar nas seguintes áreas:

  • Diagnósticos clínicos: é ele quem interpreta os dados de exames sanguíneos, diagnosticando situações anormais, quantificando células de sangue e o tempo de coagulação, entre outras análises.
  • Atendimento ao paciente: prescrição e acompanhamento do tratamento de doenças como leucemias e linfomas, os cânceres das células do sangue. É possível também participar de cirurgias de transplante de medula óssea, desde que tenha especialização para esse procedimento.
  • Hemocentros e bancos de sangue em hospitais: em geral, o hematologista atua nessas áreas nas áreas sendo responsável por processos, gestão etc. A realização de exames, infusões e transfusões, e a execução do processamento do sangue recebido, entre outras funções, na maioria das vezes cabe ao hemoterapeuta.

Doenças sanguíneas mais comuns estudadas pela hematologia

Anemia 
Atinge células vermelhas e geralmente é causada por falta de ferro, mineral indispensável para a produção da proteína hemoglobina, que auxilia os glóbulos vermelhos a transportarem oxigênio dos pulmões para o restante do corpo.

Anemia Falciforme
Caracteriza-se pela forma incomum de foice dos glóbulos vermelhos afetados, que normalmente assumem um formato de discos, o que impede que todo o oxigênio necessário seja carregado para os tecidos.

Hemofilia
Trata-se de um distúrbio causado pela ausência ou carência de certos fatores de coagulação. Como consequência, pessoas com hemofilia, ao sofrerem cortes internos ou externos, demoram mais para ter o sangramento estancado.

Leucemia
Conhecida como o câncer do sangue, trata-se de uma doença maligna que atinge os glóbulos brancos (leucócitos). Geralmente tem origem desconhecida e sua principal característica é o acúmulo de células jovens anormais na medula óssea.

Importante: esta lista apenas apresenta as doenças sanguíneas mais comuns. Há diversas outras estudadas pela hematologia, tais como linfomas, leucopenias, hemoglobinopatias, mieloma múltiplo, púrpuras, doença de Von Willebrand, entre outras.

A importância da doação

A doação de sangue é um ato voluntário, altruísta, seguro e que salva vidas. E mais: quem doa uma vez, não é obrigado a doar sempre.

Você sabia? Após a doação, o sangue é separado em hemocomponentes, passa por testes laboratoriais, e é enviado aos hospitais para serem usados em emergências, tratamentos oncológicos, hematológicos etc.

Acesse os principais órgãos/instituições nacionais de saúde – como INCA e Hemorio – e acompanhe as campanhas de doação de sangue. Você também pode tirar dúvidas sobre a doação, condições de saúde necessárias, entre outros.

Procure um hematologista

Se você já é cliente da Golden Cross, pode procurar hematologistas e médicos de outras especialidades em nosso portal.

Faça sua contação

Saiba mais:
Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular

Posts relacionados

Deixe um comentário