Especialidades Médicas: Dermatologia

5 minutos para ler

Essa especialidade estuda e trata questões relacionadas à pele, mucosas, cabelos e unhas.

Se existe um período do ano em que a população sofre com problemas de pele, é o verão. Não à toa, tratamos recentemente aqui no blog de assuntos como proteção solar e surgimento de alergias durante a estação.

É no verão também que muita gente procura os médicos dermatologistas, seja por razões estéticas ou para tratar de diversas doenças e reações indesejadas.

Por esta razão, este artigo reúne informações sobre a especialidade, suas áreas de atuação (você vai se surpreender ao conhecer sua abrangência), dicas sobre quando procurar ajuda e muito mais.

História da dermatologia

Inicialmente, o foco da especialidade era exclusivamente a pele. A própria origem da palavra tem a ver com o órgão. Dermatologia deriva do grego “derma”, que significa pele, e “logos” que vem de estudo.

A especialidade teve sua origem entre os séculos XV e XVI, na Europa, quando clínicos começaram a se interessar justamente por problemas de pele, e iniciaram pesquisas sobre o assunto.

A evolução da especialidade, portanto, deu-se a partir do foco que a medicina conferiu à pele, entendendo-a não apenas como um invólucro do corpo, mas como o maior órgão do ser humano.

A dermatologia atualmente

Com o passar dos anos, a dermatologia evoluiu muito. Atualmente, é uma especialidade médica que se concentra no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças e afecções relacionadas não só à pele, mas também aos seus anexos (mucosas, cabelo, unhas e pelos).

O dermatologista é o médico especialista na área. Além de atuar no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças, ele também pode orientar os pacientes sobre cuidados gerais, atuar na solução de problemas estéticos e na manutenção da beleza da pele.

Áreas da dermatologia

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a dermatologia se divide em quatro grandes áreas. Conheça.

  1. Dermatologia Clinica e Preventiva: responsável pelo diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças e problemas que atingem a pele e seus anexos, tais como: acnes, eczemas, psoríase, melanomas, herpes zoster, infecções das unhas (onicomicose) etc.
  2. Dermatologia Cosmiátrica: conhecida popularmente como dermatologia cosmética, estuda e trata da beleza de forma profissional, realizando procedimentos e tratamentos com a finalidade de manutenção e melhoria da aparência da pele e seus anexos.
    O dermatologista cosmiátrico é o profissional capacitado para prescrever tratamentos clínicos para o envelhecimento, manchas e rugas, além de executar procedimentos cosméticos, como aplicação de toxina botulínica (Botox), preenchimentos, depilação a laser etc.
    Importante: realizar tais procedimentos sem o acompanhamento de um profissional capacitado pode representar um grave risco à saúde. Saiba mais.
  3. Dermatologia oncológica: responsável pelo diagnóstico, tratamento e prevenção do câncer de pele, o tipo de câncer mais frequente no Brasil.
    Cabe ao dermatologista especializado mapear lesões suspeitas, utilizando diversos tipos de exames, para identificar este tipo de câncer. O dermatologista oncológico também é o responsável pela prescrição do tratamento mais adequado e realização, quando for o caso, de procedimentos cirúrgicos.
  4. Dermatologia cirúrgica: abrange todos os procedimentos cirúrgicos realizados na pele ou no tecido subcutâneo. Acaba sendo uma área que abrange as outras, uma vez que aplica técnicas cirúrgicas cosmiátricas, oncológicas e reconstrutivas na pele, cabelos e unhas.
    Alguns dos procedimentos realizados são: biópsias; remoção de pintas, lipomas, tumores, correção de cicatrizes, realização de procedimentos com peeling, remoção de tatuagens, cirurgia de unhas etc.

Quando procurar um dermatologista

No Brasil, é muito comum pessoas indicarem às outras um tratamento milagroso, e isso ocorre também com a pele, cabelos etc.

Por isso, é muito importante conhecer um dermatologista e procurá-lo sempre que necessário. Veja abaixo algumas razões para marcar uma consulta.

  • Diagnóstico e tratamento das causas do suor excessivo ou odores;
  • Diagnóstico do seu tipo de pele e prescrição dos produtos mais adequados para você;
  • Avaliação e tratamento de unhas fracas e quebradiças;
  • Avaliação das causas da queda excessiva de cabelos, em homens e mulheres, e prescrição do tratamento mais adequado;
  • Prescrição de tratamentos para celulites e estrias;
  • Diagnóstico e prescrição de tratamento para acnes;
  • Avaliação de pintas e sinais que podem (ou não) representar um risco de câncer de pele;
  • Diagnóstico e tratamento de feridas nos lábios, que podem indicar sapinho;

Procure um dermatologista

Se você já é cliente da Golden Cross, pode procurar dermatologistas e médicos de outras especialidades em nosso portal.

Se ainda não é, conheça nossos planos de saúde empresariais, elaborados para atender organizações de diferentes perfis e tamanhos.

Faça sua cotação

Saiba mais

Sociedade Brasileira de Dermatologia: sobre a especialidade.

Sociedade Brasileira de Dermatologia: áreas da dermatologia.

Wikipedia: história da dermatologia.

Posts relacionados

Deixe um comentário