A acupuntura é uma terapia milenar, com origem na China, que consiste no uso de agulhas para estimular pontos específicos do corpo. Seu principal objetivo é tratar doenças e promover o bem estar dos pacientes.
A técnica é capaz de ajustar canais energéticos do corpo, de acordo com equilíbrio entre yin e yang. De acordo com a tradição chinesa, yin e yang representam o positivo e o negativo, respectivamente, sendo o princípio da dualidade, onde o positivo não vive sem o negativo e vice e versa.
Para sobreviver até os dias atuais, no entanto, a acupuntura precisou ser aceita pela ciência moderna. Para tanto os seus efeitos foram estudados, e de acordo com as linhas de pesquisa mais atuais, a técnica estimula as terminações nervosas, liberando substâncias químicas que alteram o sistema nervoso e podem ter efeitos analgésicos, anti-inflamatórios e emocionais, entre outros.
O reconhecimento chegou à Organização Mundial da Saúde (OMS), que defende a acupuntura como um complemento eficiente para a medicina tradicional.
O acupunturista
A acupuntura ainda não é uma profissão regulamentada no Brasil, e sua formação é realizada por meio de cursos de especialização.
Por esta razão, órgãos de classe, como a Associação Brasileira de Acupuntura, defendem que os profissionais mais habilitados para aplicar a técnica são da área da saúde, como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e farmacêuticos, por terem um conhecimento prévio sobre patologias e anatomia.
Desta forma, o atendimento vai muito além da mera inserção de agulhas. Como em uma consulta médica tradicional, a história do paciente e suas queixas são analisadas, exames são realizados e, após a anamnese, a acupuntura pode ser indicada. Se o profissional for um médico, poderá haver inclusive prescrição de outros tratamentos ou medicações.
Quando procurar um acupunturista.
Qualquer pessoa pode fazer acupuntura, estando doente ou não. Entretanto, os tratamentos geralmente são mais eficazes no combate às seguintes doenças e disfunções:
+ Neurológicas, como dores de cabeça ou enxaqueca.
+ Psiquiátricas, como a depressão.
+ Ortopédicas, como dor ciática, lombalgia ou artrite reumatoide.
+ Respiratórias, como sinusite, rinite, asma ou bronquite.
+ Digestivas, como prisão de ventre e acidez no estômago.
Curiosidades
Crianças ou outras pessoas com medo das agulhas têm alternativas. A estimulação de pontos de acupuntura pode ser feita pelos dedos, com pedras quentes, laser e muitas outras técnicas.
A acupuntura pode ser usada também para tratamentos estéticos. Neste caso, ela age em determinados pontos do corpo com promovendo o crescimento das células de sustentação, combatendo a gordura localizada ou até ajundando a drenar os líquidos em excesso, entre outros.
Saiba mais:
Associação Brasileira de Acupuntura
Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura