Escovação infantil: 3 dicas para criar esse hábito nas crianças

4 minutos para ler

Apesar de, na grande média, o Brasil representar um cenário muito positivo em relação à saúde bucal, a hora da escovação dos dentes da criança ainda pode ser sinônimo de choro, estresse e de uma guerra diária travada frente a pia do banheiro.

Ora a criança não quer e se recusa a escovar os dentes, ora escova de maneira rápida e errada, comprometendo toda a higiene e saúde bucal de seu filho. Fato é, saber que a escovação infantil não se trata de uma opção, mas sim uma rotina, é fundamental para manter a saúde bucal em dia e assim minimizar os riscos de cáries e problemas futuros nos dentes.

Tendo em vista essa dificuldade encontrada pelos pais na hora da escovação, nós separamos 3 dicas para criar esse hábito nas crianças. Acompanhe!

1. Seja o exemplo do seu filho

Que a criança imita os adultos, isso não é segredo nenhum. Estimular seu filho escovar os dentes, criando o hábito de realizar sua higiene bucal no mesmo momento que seu filho pode ser um poderoso aliado para tornar a escovação uma rotina prazerosa com a criança.

É uma realidade inquestionável: se você quer que a criança faça algo, você precisará fazer também. Portanto, se você quer que o seu filho escove os dentes após as refeições, convide-o para escovar junto com você. Usar apenas o discurso de que é certo ou errado não tem efeito imediato, pois, comumente as crianças usam muito mais a associação de benefícios pelo exemplo do que quando comparado com a fala.

2. Trate o dentista como amigo

Se a cada vez que a palavra “dentista” for mencionada na sua casa você fizer uma expressão de dor e medo, isso, inevitavelmente, refletirá negativamente em seu filho, gerando um alerta protetivo no mesmo como algo “perigoso”.

Tratar o dentista como amigo e, até mesmo, levar seu filho nas suas próprias consultas, pode gerar resultados muito benéficos para seu filho, ajudando assim a criar e estabelecer o hábito da escovação como uma rotina diária.

Levar a criança a um odontopediatra é fundamental para que, com seu jeito especial e especializado em crianças, o profissional possa te ajudar nessa tarefa que normalmente não se trata de algo fácil de se resolver, quanto menos, fácil de se adaptar à rotina.

3. “Escove” os dentes dos brinquedos

A ludicidade, principalmente durante a primeira infância, é uma ferramenta incrivelmente útil na correlação da criança com bons e saudáveis hábitos de saúde, o que inclui a escovação diária. Sabe aquele boneco que seu filho adora? Ele pode ser um fiel companheiro na hora de ensinar seu filho a escovar os dentes. Estimule-o a escovar os dentes do brinquedo bem como o seu próprio dente, e participe do processo.

É sempre bom lembrar de parabenizar a criança. O processo de adaptação à criação do hábito de escovar os dentes é algo que precisa ser gradual, porém pode ser divertido e passar longe de ser algo estressante.

Agora que você já sabe como incentivar a escovação infantil, não deixe de colocar em prática as dicas que listamos neste post. Certamente, elas vão ajudar seu filho a entender a importância de uma boa higiene bucal e isso é crucial para uma boa saúde.

Gostou do post? Curta a página da Golden Cross Facebook e acompanhe nossas postagens!

Posts relacionados

Deixe um comentário