Esclareça alguns mitos e cuide melhor dos seus dentes

4 minutos para ler

Você já ouviu falar em crenças populares? São aqueles mitos que ouvimos da família, de amigos e até pela internet, sem saber ao certo se são verdade.

No Brasil este tipo de informação é bastante comum. Só que quando o assunto é a saúde bucal, tais mitos podem ser bastante perigosos, uma vez que a boca é a porta de entrada para várias doenças.

Por isso trazemos para você alguns fatos e mitos sobre este assunto de extrema importância:

1.    Chiclete sem açúcar auxilia na prevenção das cáries.

Mito! A área crítica em que os restos de comida se instalam nos dentes é de difícil acesso, e os chicletes sem açúcar não limpam esta região. Portanto, apesar de não provocarem cáries, eles também não ajudam na prevenção.

2.    Cigarro causa gengivite.

Verdade! A nicotina diminui a função de algumas células de defesa do corpo, o que favorece o crescimento de bactérias. Além disso, o fumo e seus derivados liberam milhares de substâncias químicas que, entre outros males, deixam as gengivas mais suscetíveis às infecções e inflamações. Por isso, os fumantes devem ter ainda mais atenção com sua saúde bucal, fazendo a limpeza periodicamente.

3.    O siso deve ser extraído sempre?

Mito! Realmente muitas pessoas não têm espaço suficiente para uma adequada erupção destes dentes, o que pode levar a um quadro de cárie ou causar muitas dores. Por outro lado, dependendo de sua posição dentro da arcada dentária, o crescimento deste dente pode não causar nenhum problema. Nestes casos, a extração não é necessária.

4.    Enxaguantes bucais podem substituir uma escovação?

Mito! Escovar os dentes e passar o fio dental regularmente são os métodos mais eficazes para a limpeza dental. Os enxaguantes são usados apenas como complemento ou para refrescar a boca. Sozinhos eles não têm utilidade nenhuma.

5.    Dentes sensíveis se fortalecem com flúor?

Verdade! Normalmente a sensibilidade dos dentes é causada por pequenos canais presentes na superfície dental, em maior quantidade na raiz. O flúor promove uma remineralização que fecha esses pequenos canais. Mas atenção: se você tem dentes sensíveis, procure um dentista para que este lhe indique o melhor tratamento.

6.    Escovas duras limpam melhor.

Powered by Rock Convert

Mito! Dentistas indicam as macias ou ultra macias, preferencialmente de cabeça pequena. Isso porque a escovação deve massagear a gengiva, sem o uso de força excessiva que pode causar retrações gengivais e o desgaste do esmalte.

7.    Maçã substitui a escovação.

Mito! Assim como outros alimentos chamados detergentes, a maçã até remove algumas sujeiras da superfície, mas sua ingestão não elimina a necessidade de usar a escova de dente. Muito pelo contrário! A fruta contém açúcar e após seu consumo você deve escovar os dentes e usar fio dental.

8.    O uso de palitos machuca a gengiva.

Verdade! O palito de dentes não é indicado pelos dentistas. Ele até pode dar aquela falsa sensação de limpeza, mas não remove a placa bacteriana e ainda pode machucar sua gengiva. A melhor maneira para a higienização ainda é o fio dental.

9.    É preciso usar muita pasta de dente.

Mito! Basta usar uma pequena quantidade que seja suficiente para ocupar o sentido transversal da escova. Parece pouco não é? Mas é suficiente. Mais do que isso é desperdício e ainda pode representar um risco de engolir o excesso.

10.    Antibiótico amarela os dentes.

Mito! Medicamentos antibióticos não provocam manchas em dentes já formados. Este mito tem origem antiga, quando os médicos receitavam tetraciclina para crianças com as amídalas inflamadas, o que alterava a coloração dos dentes em formação.

11.    A higienização da noite é a mais importante.

Verdade! O período da noite é o mais importante porque é quando o alimento fica mais tempo acumulado nos dentes. Mas não se esqueça: é fundamental escovar os dentes e usar o fio dental pelo menos três vezes por dia.

Como cuidar bem dos seus dentes

Depois de conhecer tantos mitos e verdades, é hora de fazer o dever de casa: escove bem os dentesuse o fio dental e consulte regularmente um dentista.

Para ter acesso a uma ampla e qualificada rede credenciada, conte com o Plano Odontológico Goldental, um produto completo para atender os funcionários da sua empresa.

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário