Ergonomia no home office: 8 dicas para replicar com seus funcionários

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Você já ouviu falar sobre doenças ocupacionais? Essas enfermidades são geradas por conta do ofício de um colaborador. Pessoas que lidam com o computador, por exemplo, podem desenvolver problemas nos tendões das mãos. Os que carregam muito peso, por sua vez, têm forte predisposição ao desenvolvimento de alterações na coluna, e assim por diante.

No entanto, todas essas questões podem ser prevenidas com o auxílio de algumas estratégias. A primeira delas é o uso de EPIs (equipamentos de proteção individual), fundamentais para evitar acidentes no ambiente laboral. A outra é a inserção do conceito de ergonomia, algo que é válido até mesmo para o trabalho remoto.

Gostaria de saber mais sobre a ergonomia no home office? Continue a leitura e conheça algumas dicas bem eficientes para prevenir problemas de saúde e desconfortos generalizados, que podem ter um impacto negativo na qualidade de vida dos colaboradores. Vamos lá!

1. Invista em conforto

O primeiro grande passo para garantir a ergonomia dos colaboradores é incentivá-los a fazer um investimento em conforto. Claro, é possível trabalhar na mesa de jantar. No entanto, a longo prazo, esse tipo de hábito pode trazer uma série de consequências indesejáveis, como dores e desconforto.

Por isso, o ideal é caprichar, comprando uma cadeira confortável e uma mesa que atenda às especificidades da altura daquele que for utilizá-la. É importante ter em mente que esse será o ambiente de trabalho daquele colaborador por muito tempo. Por isso, deve garantir conforto e bem-estar ao usuário.

2. Tenha apoio para as costas, cotovelos e pescoço

Todas as estruturas presentes nessas regiões podem ser lesionadas pela postura inadequada. Sendo assim, é essencial que, para a segurança do colaborador, ele as mantenha devidamente apoiadas.

Para isso, a cadeira precisa estar em uma altura adequada e, de preferência, ser regulável. O pescoço também se beneficiará caso ela conte com um apoio específico para essa área. Para os cotovelos, prefira sempre cadeiras com “braços”.

3. Cuide da postura

A postura inadequada é uma das principais responsáveis pelo surgimento de dores. Ainda que elas sejam mais comumente encontradas na região da coluna cervical, é possível sentir desconforto em qualquer área do corpo, incluindo o pescoço e as pernas.

Por isso, o indicado é evitar deixar o pescoço inclinado para a frente. Mantenha a tela em uma proximidade confortável para a sua visão, que evite a necessidade de jogar o corpo em sua direção para discernir o que está escrito. Além disso, apoie bem as costas e mantenha os pés em uma superfície, evitando o posicionamento errado da cervical.

4. Apoie os antebraços

Os antebraços também merecem uma atenção especial quando o assunto é a ergonomia dos colaboradores. Aqueles que passam muito tempo digitando na frente de um computador podem sentir dores fortes na região dos pulsos e do início dos braços. A causa é, muitas vezes, a tendinite.

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Para evitar esse tipo de situação, há apoios específicos que são colocados na frente do teclado, impedindo que o pulso “desça”, o que pode gerar a lesão. Com esse ajuste, os braços ficam sempre em uma posição neutra, evitando a sobrecarga de algumas regiões, como os tendões, e prevenindo a inflamação crônica do local.

5. Mantenha os olhos na tela

Outro erro comumente cometido por aqueles que trabalham com computadores é não deixar o monitor (ou a tela) direcionada na altura dos olhos. Elevar ou abaixar a cabeça para enxergá-la pode fazer com que ocorra uma sobrecarga desnecessária em certas áreas do pescoço.

Por isso, adquira uma cadeira que permita o posicionamento neutro da cervical. No caso de notebooks, o uso de suportes pode ajudar a elevar a tela à altura exata. Há diversos deles disponíveis no comércio, mas também é possível improvisar com outros objetos que o colaborador tenha em sua residência, como caixas e livros.

6. Deixe o ambiente confortável

A ergonomia trata, em grande parte, das questões referentes à postura e ao posicionamento corporal na hora de trabalhar. No entanto, isso não é tudo. Para um ambiente realmente confortável e nada prejudicial no home office, é preciso tomar alguns outros cuidados.

O conforto visual (com luzes que não causem dores de cabeça ou qualquer tipo de desconforto) e sonoro (com um local silencioso e tranquilo) também é essencial para que o trabalho flua melhor, com muito mais produtividade. Fique de olho!

7. Faça pausas periódicas

Agora falaremos sobre mais um erro frequente em quem trabalha no home office: a sobrecarga laboral. Mesmo em casa, é preciso ter horários bem definidos e, dentro desse período, investir em pausas frequentes, para evitar problemas de saúde e relaxar mente.

Essas pequenas paradas para esticar o corpo e caminhar pela casa — além de se alimentar, cuidar da higiene e dar um descanso para os olhos — são um dos segredos para um dia sem procrastinação. Cansar o cérebro e o corpo é ir na direção oposta à produtividade!

8. Pratique exercícios físicos

Por fim, a nossa última dica para que a ergonomia no home office seja realmente eficiente é: incentive a prática de exercícios físicos em sua empresa. A ginástica laboral — composta, basicamente, por alongamentos e atividades básicas de fortalecimento — é algo que pode ser feito isoladamente por colaboradores remotos.

Além disso, a prática de musculação, dança, caminhadas e outras atividades também pode ser muito benéfica. O que vale, aqui, é se mover. Evitar o sedentarismo é essencial para a prevenção de problemas articulares, cardiovasculares e emocionais.

Gostou de conhecer mais sobre a questão da ergonomia no home office? Trabalhar de casa não é uma desculpa para descuidar da própria saúde! Por isso, é fundamental que a empresa incentive seus colaboradores a ter uma atenção especial à postura e aos temas tratados ao longo de nossa conversa.

Os cuidados no home office são fundamentais para deixar os funcionários saudáveis e satisfeitos. Para ler mais dicas para o dia a dia no trabalho, confira o nosso post sobre como melhorar o clima organizacional na empresa e coloque mais algumas ideias em prática!

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