Do mesmo modo que um colaborador motivado é mais produtivo e engajado, um que não é acarreta prejuízos. Isso porque sua desmotivação desencadeia uma série de consequências, como atrasos, absenteísmo e impacto no clima organizacional, principalmente quando influencia outros funcionários, tornando a equipe desmotivada.
Embora seja impossível garantir a satisfação de todos os empregados, a empresa não deve se eximir da responsabilidade de melhorar e, para isso, há diversas ferramentas que podem ser aplicadas. Vamos conhecer algumas?
Que sinais demonstram desmotivação na equipe?
Ninguém melhor que o gestor para saber sobre como anda seu time. Pelo contato diário, ele nota como está o humor e, em especial, a produtividade de cada membro. A partir dessas observações, ele deve traçar estratégias que potencializem ou melhorem essa performance.
Um dos primeiros sinais que um empregado insatisfeito dá é a falta de pontualidade, tanto com sua chegada ao trabalho quanto com as entregas que dependem dele. Além de atrasar, ele peca na qualidade, demonstrando uma queda na produtividade. Portanto, entende-se que é um efeito dominó.
Diante dessas demonstrações, a liderança tem que agir e buscar a raiz do problema. Eventualmente, é alguma situação pessoal, mas quando é o próprio trabalho por trás da insatisfação, cabe a gestão analisar se é, de fato, algo que merece atenção e mudança ou se o colaborador é quem precisa de direcionamento.
O que pode ser feito para melhorar o engajamento?
Para se manter de pé, uma companhia precisa estar sempre se atualizando e evoluindo. Essas evoluções não devem considerar só seus clientes, mas também seus empregados. Caso o engajamento demande ajustes e melhorias, comece pelas dicas a seguir!
Valorize os bons resultados alcançados
A ausência de reconhecimento é uma das principais queixas dos desmotivados. Quanto mais o colaborador é reconhecido por suas entregas, mais se sente motivado a continuar entregando serviços cada vez melhores. Lembrando que esse reconhecimento não necessariamente envolve premiações. Feedbacks também servem para isso.
Ofereça treinamentos
Quando a organização investe em treinamento, ela investe em si mesma. A EF, Education First, em parceria com a Longitude, uma consultoria britânica, realizou um estudo contemplando 17 nações, em que 500 executivos de negócios e RH foram entrevistados. Nessa pesquisa, constatou-se que empresas que aplicam dinheiro no desenvolvimento de seus colaboradores veem seu engajamento aumentar em até 74%.
Aposte em metas claras e realistas
Diante de um objetivo inalcançável, qualquer colaborador se sente desmotivado, pois reconhece que não vai conseguir atingi-lo. Por isso, antes de fazer essa definição, a empresa tem que analisar o mercado, sendo realista em suas ambições. A meta não precisa ser baixa, mas tem que ser tangível.
Tenha uma política de benefícios
Um salário compatível com a função aliado a benefícios atualizados fazem a diferença para a motivação. Inclusive, ações como essas podem ser decisivas para atrair e reter pessoas. Então, invista em um bom pacote de benefícios, com parceiros confiáveis e que prestem um serviço de qualidade.
Um plano de saúde seguro e abrangente é uma boa oportunidade de demonstrar cuidado com seus colaboradores. A Golden Cross é especialista nesse propósito e, juntos, podemos transformar qualquer equipe desmotivada.
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