O engajamento profissional é muito importante para o sucesso de todas as empresas. Os funcionários engajados são aqueles que se identificam com os valores e objetivos da instituição, sentindo-se valorizados ao desempenhar a sua atividade no local de trabalho.
Esses colaboradores apresentam uma postura otimista, colaborativa e empenhada, o que proporciona várias vantagens para o dia a dia da organização. Quer conhecer algumas estratégias de estímulo ao engajamento profissional? Então, continua sua leitura até o final!
7 estratégias de estímulo ao engajamento profissional
Para aumentar esse engajamento, é fundamental ter um líder que valorize e dialogue com seus funcionários, além de muita estratégia e planejamento. O RH tem papel essencial nesse caso, pois cuida diretamente de elementos como avaliações de desempenho e planos de carreira. Veja, a seguir, o que deve ser feito.
1. Tenha um bom plano de carreira
Perceber que tem uma oportunidade clara de evolução dentro da empresa é um fator muito valorizado pelo funcionário. Assim, contar com um plano de carreira estruturado é capaz de estimular o autodesenvolvimento do colaborador, o qual pode ter um objetivo profissional real a ser alcançado.
Afinal, se o trabalhador sabe que não progredirá em suas funções ou que nunca alcançará um novo cargo, independentemente dos seus esforços, ele não se sentirá motivado para dar o seu melhor.
Por isso, converse sobre o plano de carreira com sua equipe. Contudo, lembre-se de levar em conta as limitações e os planos estratégicos da empresa, bem como as habilidades de cada pessoa.
2. Mostre que valoriza os esforços dos colaboradores
Um conceito muito em alta e que vem mudando a rotina das empresas é o employee experience. O termo significa colocar os funcionários no centro das decisões. Logo, o objetivo é desenvolver algumas ações que possibilitem o bem-estar da equipe e propiciem seu crescimento na instituição.
Uma boa maneira de melhorar o clima organizacional é valorizar os esforços dos colaboradores. Quando eles se sentem valorizados, a tendência é que se tornem mais propensos a se dedicar ao trabalho. Recompensas como aumento do salário, bonificações ou uma quantia compatível com o mercado são ótimas opções a serem consideradas no momento de reconhecer um bom colaborador.
3. Seja um exemplo em liderança
Os líderes são fundamentais para engajar a equipe. Portanto, devem ter interesse e investir tempo na compreensão das ambições e necessidades dos funcionários, além de auxiliá-los a perceber que sua contribuição é muito valiosa.
Por isso, tente conversar de maneira regular com o colaborador para compreender como sua experiência no local de trabalho pode melhorar. Descubra o que o motiva e como ele define sucesso, de modo a criar um local gratificante no qual ele possa prosperar.
É muito importante que o gestor saiba realmente como liderar — e não apenas dar ordens. Já o trabalhador precisa ter na figura do chefe alguém que inspire, capaz de propiciar um sentimento de confiança.
4. Crie um propósito no trabalho
Quem não quer ter felicidade no trabalho, não é mesmo? Por isso o propósito no trabalho é algo tão importante. O funcionário só se mostra engajado se sentir que está realizando algo útil na empresa. Afinal, como ter vontade de trabalhar se existe a impressão de que suas ações não geram resultados?
O papel do gestor é o de mostrar de modo constante que a função desempenhada pelo funcionário é importante e que gera consequências diretas para a empresa. Logo, estabeleça uma meta bem definida e incentive sua equipe a atingi-la, criando um sentimento de desafio. Além disso, dê mais autonomia ao colaborador, enviando uma tarefa na qual a opinião e decisão de seu time seja necessária.
5. Invista em melhorias no clima organizacional
Um colaborador engajado se torna embaixador interno da organização e contagia positivamente os outros funcionários. Essa atitude, agregada a uma forte cultura organizacional, faz com que os relacionamentos do time melhorem, garantindo um bom clima.
A imagem da empresa entre parceiros e clientes também se potencializa quando a equipe se engaja. Isso porque os trabalhadores são responsáveis pelos atendimentos e contatos prestados pela firma. Se o funcionário estiver motivado e feliz, o seu discurso se tornará mais alinhado aos propósitos do negócio e, consequentemente, a qualidade da interação aumentará.
6. Ofereça feedbacks contínuos
Outro modo de incentivar o engajamento profissional é oferecer constantes feedbacks. Afinal, os funcionários precisam saber se as suas ações estão indo no caminho correto e se estão trazendo os resultados que a companhia espera deles.
Quando existe essa preocupação por parte do gestor e da instituição de maneira geral, os profissionais compreendem que estão ali por um propósito maior e passam a se esforçarem mais, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento e crescimento do negócio.
7. Preze sempre pelo diálogo
Entender as necessidades do funcionário é fundamental para as ações de engajamento na empresa. Portanto, demonstre estar sempre disponível para diálogos e ressalte o fato de que a comunicação interna é muito importante. Além disso, tente colocar em prática algumas pesquisas de clima organizacional, inserindo fatos que possam se relacionar à motivação e ao bem-estar do funcionário.
Vantagens de adotar essas estratégias
O engajamento profissional se torna um círculo virtuoso ao longo dos anos, pois, além de fazer com que o colaborador se sinta melhor no trabalho, ele beneficia a empresa. Algumas das vantagens desse processo são:
- melhora do clima organizacional — os funcionários se sentem melhores quando estão engajados, e isso pode contagiar os colegas;
- aumento da motivação — o colaborador engajado se sente mais motivado;
- redução do desgaste — o engajamento profissional faz com que os funcionários tenham um senso de pertencimento, logo, torna a rotina menos exaustiva;
- estímulo da produtividade — o laço afetivo dos trabalhadores com a companhia faz com que eles sejam mais produtivos.
Agora que você já conhece algumas estratégias de engajamento profissional, lembre-se de adotá-las no dia a dia da empresa para criar o laço afetivo entre a companhia e o profissional. Com isso, é possível perceber um crescimento maior da instituição, beneficiando tanto os gestores quanto os funcionários.
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