Entenda o que é employee experience e sua importância

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Você já ouviu falar de employee experience? Esse conceito, mais conhecido como experiência dos funcionários, vem se tornando cada vez mais importante, já que o profissional de RH percebeu que a experiência dos colaboradores é um fator essencial para o sucesso de uma empresa.

O objetivo principal é reter e gerenciar talentos. Uma companhia que apresenta as experiências perfeitas dos funcionários tem a vantagem de retê-los engajados e satisfeitos. O colaborador envolvido fica entusiasmado com o trabalho e toma ações positivas para atingir os interesses e as metas organizacionais. Com isso, o funcionário se sente acolhido, e isso provoca uma conquista de bom resultado por meio da retenção de talentos.

Neste post, vamos mostrar qual a importância do employee experience. Confira!

Retenção-de-talentos

O que é employee experience?

No local de trabalho, os funcionários desejam mais do que recompensas e um salário. Eles veem tudo o que ocorre na empresa como uma experiência integrada, já que passam muitas horas trabalhando. Dessa maneira, a vida profissional e pessoal e se fundem.

Logo, tudo o que ocorre no ambiente de trabalho pode afetar o bem-estar financeiro, profissional, emocional e físico. Isso faz com que as instituições necessitem adotar uma abordagem nova para se conectar com os funcionários. É nessa circunstância que surge a employee experience.

Esse termo significa colocar os colaboradores no centro das decisões. Assim, o objetivo é o desenvolvimento de ações que possibilitem o bem-estar da equipe e que possibilizem o crescimento dentro da companhia. É preciso pensar na experiência desde o primeiro contato até o desligamento.

No contexto corporativo, o employee experience está envolvido em iniciativas inovadoras que têm o objetivo de melhorar gradativamente o clima organizacional. Isso se revela de vários modos dentro de uma empresa, mas em geral se configura na elaboração de:

  • relacionamentos duradouros, transparentes e sólidos com todos os funcionários;
  • ambiente inclusivo, que abrange a diversidade e encoraja os funcionários a se desafiarem;
  • líderes inspiradores e presentes, que se preocupem com a saúde mental do colaborador;
  • suporte diferenciado dos líderes, com a adoção de benefícios corporativos;
  • vivência significativa no ambiente de trabalho.

Quando integralizada estrategicamente, a implementação pode conferir um valor agregado maior para a retenção de talentos, e na atração deles. Isso porque o employee experience auxilia no reforço de uma imagem positiva da instituição no mercado, despertando o interesse dos profissionais que buscam a valorização.

Qual a importância do employee experience nas empresas?

O employee experience é essencial para a fidelização dos colaboradores e otimização do trabalho da corporação, além de ser importante para aprimorar vários indicadores. Veja, a seguir, a importância de investir nessa prática.

Aumento da produtividade

Funcionários que não estão felizes com o trabalho costumam não se esforçarem na realização das tarefas, além de estarem propícios a faltarem frequentemente, prejudicando o desempenho da empresa.

Quando experiência deles no local de trabalho é investida, um benefício é o aumento da produtividade. Quando estão motivados, podem dar o melhor de si e, assim, procuram maneiras eficientes para fazer suas tarefas, melhorando a quantidade e qualidade dos resultados entregues.

Retenção de talentos

A employee experience começa logo que os profissionais entram em contato com a companhia como potencial candidato até o momento que ele se desliga. Portanto, uma experiência positiva dos colaboradores também é responsável pela atração e captação de talentos.

Uma empresa que tem uma equipe satisfeita e engajada reduz a rotatividade do quadro de pessoas. A valorização do profissional é um grande fator de motivação para que os funcionários permaneçam e façam carreira na empresa.

Melhora do clima interno

Um bom ambiente de trabalho é aquele que promove a criatividade, o que permite que os colaboradores façam algo diferenciado, gerando valor para a empresa. Os profissionais terão uma boa experiência se forem tratados como parte do negócio.

O employee experience auxilia no fortalecimento da cultura organizacional e identificação com o negócio, de modo a possibilitar experiências para que os funcionários se comportem como donos do negócio. A experiência dos colaboradores não é isolada, e sim um programa de longo prazo que se faz junto com a história da empresa.

Como colocar o employee experience em prática?

Para o aprimoramento do cotidiano dos colaboradores, é necessário entender as necessidades de cada um. Confira, a seguir, como começar a adotar esse conceito no RH.

Invista em benefícios

A manutenção dos colaboradores na instituição deve ser trabalhada por algo que vá além do salário pago ao fim de cada mês. As pessoas costumam valorizar empresas que possibilitem mais qualidade de vida. Plano de saúde e odontológico e jornadas flexíveis são exemplos de como agregar valor para melhorar a experiência dos profissionais, sendo importante também para crescer na crise.

Mapeie a jornada do colaborador

Você conhece o ciclo dos funcionários da sua empresa? Quando se pensa em employeer experience é fundamental mapear a jornada doa colaboradores. Por meio dele você identifica várias oportunidades para melhorar, já que é um exercício de mapeamento da vida do profissional dentro da empresa.

Colocar isso em prática é importante, pois é possível combater a elevada rotatividade e descobrir maneiras de atrair talentos do mercado. Melhorar o sistema de seleção e recrutamento e possibilitar um engajamento maior é resultado de um mapeamento de jornada realizado de modo correto.

Escute os colaboradores

Você já ouviu os seus funcionários? Sabe qual é a aspiração pessoal e profissional? Qual o sentimento deles em relação à instituição? Quando necessitam de algo do RH, como é a experiência?

Quando isso é realizado, é possível identificar o que precisa melhorar para possibilitar uma experiência positiva. Por isso, faça uma pesquisa de satisfação, use a entrevista do candidato para descobrir lacunas no processo de seleção e crie um sistema de feedback.

Como vimos, o employee experience é muito importante para o aumento da produtividade, retenção de talentos e melhoria do clima interno. Por isso, não deixe de adotar essa estratégia em sua empresa e lembre-se que os benefícios proporcionados aos colaboradores podem contribuir bastante para essa ação.

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