Quem já passou por uma emergência odontológica sabe bem: o susto é grande. Para complicar, são muitos os mitos a serem desvendados sobre os procedimentos corretos, principalmente quando se trata de crianças.

Muitas vezes, a dor e o desconforto podem ser difíceis de suportar. Nesses casos, é preciso procurar um serviço odontológico imediatamente.

Mas você sabe exatamente o que pode ser considerada uma emergência odontológica? Quais são as situações em que você realmente precisa correr para o dentista? Se você tiver um plano odontológico, essas perguntas certamente serão mais fáceis de responder, ainda com a vantagem de não ter de se preocupar com o orçamento!

Neste post, vamos falar sobre as situações consideradas como de urgência ou emergência na Odontologia, sugerindo ações que você pode tomar para que o problema não se agrave. Tudo até ser atendido por um dentista, claro. Confira!

O que é considerada uma emergência de dentista?

Se a situação é crítica, há dor intensa ou sofrimento causado por problemas nos dentes, na gengiva, nos ossos da região bucal e até mesmo na bochecha ou na língua, eis aí uma emergência odontológica. Nesses casos, é preciso recorrer o quanto antes a um especialista para o paciente voltar a se sentir confortável e resolver o problema mais rapidamente.

Por mais que diversas outras possibilidades também entrem nessa categoria, nem sempre demandam uma ida imediata ao dentista. Nesse contexto, dá para agendar o atendimento no consultório com mais calma.

Listamos alguns exemplos de situações que necessitam de atendimento de emergência:

  • ferimento na bochecha ou na língua;
  • descolamento da coroa de um dente;
  • dores e sangramento leve na gengiva;
  • algum objeto preso entre os dentes;
  • abscessos dentários;
  • fratura ou perda de um dente;
  • trauma na região da boca.

Como lidar com uma emergência odontológica?

O primeiro passo é respirar fundo e tentar manter a calma. É preciso saber que o dentista deve ser consultado antes de recorrer a qualquer medicamento ou cair na tentação de seguir recomendações de parentes ou amigos.

No entanto, há sim algumas atitudes que podem ajudar enquanto você não chega ao consultório. Uma delas, quando há dor, é enxaguar a boca com água morna. Se houver um objeto preso entre os dentes, por exemplo, você pode tentar retirá-lo cuidadosamente com um fio dental. Nesse caso, é preciso ter paciência e delicadeza para não ferir a gengiva.

Se um dente cair ou quebrar, você deve apenas lavá-lo com água, mas sem esfregar a raiz. Para crianças que perdem dentes de leite antes do tempo natural para a queda, não tente recolocar e leve a criança ao dentista. Se for permanente, procure ajuda profissional imediatamente para encaixá-lo de volta.

Dor e inchaço no rosto podem ser amenizados com uma compressa fria. E atenção: evite qualquer tratamento caseiro, medicamentos ou pomadas, a não ser que um profissional especializado faça a indicação, combinado?

Quais as principais emergências e como tratá-las?

Em muitas situações de emergência de dentista, as pessoas costumam dar conselhos que nem sempre são os mais indicados para cada caso. Muito pelo contrário, aliás, alguns podem prejudicar permanentemente a saúde bucal, deixando manchas, desgastando o esmalte do dente e até causando a perda definitiva de dentes.

Veja quais são os casos mais recorrentes de emergência odontológica e saiba como agir em cada um deles!

Dor de dente

Sabemos que, dependendo do caso, a dor pode ser insuportável, tirando o sono e a concentração de quem a sente. Para remediar o sofrimento antes de chegar ao dentista, faça bochechos com água morna. No caso de inchaço, use compressas frias no lado externo da bochecha.

Queda do dente

Se for um dente de leite que cai antes da fase em que isso era esperado, é preciso levar a criança imediatamente ao consultório odontológico.

Já os dentes permanentes podem ser reinseridos na gengiva, logo após sua higienização com água. Mas atenção: você deve procurar ajuda profissional nos próximos 30 minutos para que essa ação tenha alguma eficiência!

Dente quebrado

Quando quebramos um pedaço do dente, normalmente ficam fragmentos dele na região. Cuidadosamente, faça uma limpeza usando água morna. Procure um dentista para fazer a restauração o quanto antes.

Corpo estranho entre os dentes

Se algum objeto ficar preso entre seus dentes, é preciso cautela para não causar ferimentos graves e nem quebrar o dente, dependendo do material preso e do que usar para tentar removê-lo. Antes de procurar o dentista, você pode tentar retirá-lo com um fio dental, passando delicadamente. Não use nenhum instrumento pontiagudo ou afiado para retirar o corpo estranho!

Corte na língua ou na bochecha

No caso de um corte por uma mordida ou outro objeto na língua ou na parte interna da bochecha, você pode usar um pano limpo para pressionar o local e estancar o sangue. Caso inche, faça compressas frias pelo lado de fora. Se houver hemorragia, porém, é melhor procurar o serviço odontológico de emergência.

Onde encontrar uma emergência odontológica?

Na maioria dos casos que mencionamos, o ideal é mesmo procurar um especialista em um serviço de emergência. Esse profissional pode ser encontrado em alguns hospitais e pronto-atendimentos, prontos-socorros especializados e consultórios com horário estendido de atendimento.

E devemos ressaltar aqui que, para as pessoas que não têm plano odontológico, o atendimento emergencial pode custar bem caro. Já para quem conta com esse tipo de serviço, será muito mais fácil encontrar um profissional para cuidar do seu caso na rede de atendimento sem ter que se preocupar com o orçamento ou com os custos.

Além de oferecer tranquilidade em casos de emergência de dentista, o plano odontológico permite que você e sua família façam visitas regulares ao odontologista, prevenindo-se contra problemas de saúde bucal. Afinal, as consultas periódicas para fazer a profilaxia dentária são fundamentais para uma limpeza mais profunda, ajudando a eliminar o tártaro, evitar as cáries.

Quer saber como obter um plano odontológico vantajoso para toda sua família? Entre em contato conosco agora mesmo!

Escreva um comentário

Share This