Durante a revolução industrial, mercados e residências começaram a ser providos de alimentos processados e, muitas vezes, açucarados. Essa mudança nos hábitos de consumo trouxe muita praticidade, mas também propiciou o aumento de diversas doenças bucais.

Desde então, cáries, doenças gengivais e outros distúrbios passaram a ser muito mais comuns entre crianças e adultos.

Na época a compreensão sobre as causas desse problema era muito limitada, porém atualmente não se pode dizer o mesmo: pesquisadores e dentistas sabem muito bem como surgem e de que forma podem ser evitados.

Como o açúcar agride os dentes

Os alimentos com açúcar (refinados, processados ou em forma de carboidratos) alimentam as bactérias presentes na boca e estimulam a produção de ácidos. Esses ácidos, por sua vez, podem até dissolver o esmalte dentário.

A consequência dessa reação é o surgimento de doenças bucais como a placa bacteriana, devido a má higiene bucal, e a cárie dentária. E mais: após a ingestão dos alimentos ricos em açúcares, esses ácidos começam a agir sobre os dentes em apenas 20 minutos, causando estragos.

Powered by Rock Convert

Como contribuímos para o estrago

Colocar toda a culpa dos problemas de saúde bucal no açúcar, no entanto, pode ser uma precipitação. A forma, a frequência e a quantidade com que o consumimos é o faz o diferencial, além da falta de uma higiene adequada em seguida.

Como eliminar o açúcar da dieta é quase impossível – afinal, a maioria dos alimentos contém alguma forma do carboidrato – consumi-lo com sabedoria é o caminho mais realista para evitar os problemas causados por ele.

Dicas para reduzir o consumo de açúcar e seus efeitos

  • Doces na hora certa: você não abre mão de chocolate, bolos e outras guloseimas? Então prefira consumir alimentos com açúcar de uma só vez, de preferência logo após a refeição, escovando os dentes em seguida.
  • Limite os lanches entre as refeições: se já é difícil escovar os dentes após cada lanche, imagine para quem come diversas vezes ao longo do dia? Por isso, não coma o tempo todo. Faça de cada lanche um momento de pausa, e escove os dentes depois.
  • Consuma alimentos que fortalecem os dentes: eles são muitos e variados. Cereais, legumes, verduras, frutas, peixes e laticínios, entre outros, ajudam a deixar os dentes mais saudáveis. Quer saber mais? Conheça os alimentos amigos dos dentes.
  • Preste atenção aos rótulos: o primeiro ingrediente que aparece é sempre o que está em maior quantidade. Por isso, observe atentamente onde está o açúcar e fuja daqueles que privilegiam o carboidrato. Dica: também vale a pena comparar o total de carboidratos nos alimentos de categoria doce.
  • Corte as bebidas açucaradas: abolir o refrigerante é uma medida muito eficiente. Afinal, ao beber uma latinha diariamente, você ingere quase um quilo de açúcar por mês. Evite também sucos de caixinha com açúcar e, quando sentir sede, prefira água.
  • Menos açúcar no café: ao tomar várias xícaras diariamente, estamos consumindo muito açúcar. Se você curte café, experimente reduzir aos poucos o açúcar adicionado. Você sabia que nosso paladar tende a se acostumar com novos sabores? Com o tempo, você pode até gostar de tomar o café sem açúcar!
  • Priorize refeições em casa: quando comemos em restaurantes, não é possível saber quais alimentos levam açúcar, nem a quantidade. Por isso, dê sempre preferência a comer em casa, onde você pode ter maior controle dos ingredientes.
  • Reduza os alimentos processados: não é porque eles têm gosto salgado que não contêm altos níveis de açúcar. Embutidos como salsicha, presunto e salames são muito ricos em açúcar – que é utilizado como conservante dos alimentos.
  • Evite doces pegajosos: sabe aquela bala que fica na boca por um longo tempo? Às vezes, seus resíduos até dificultam a escovação. Ela realmente faz muito mal aos dentes e deve ser evitada.

Higiene bucal adequada é fundamental

De nada adianta mudar os hábitos, evitar certos tipos de alimentos e reduzir o açúcar, ou até eliminá-lo, se você não cuidar bem da sua higiene bucal.

Por isso, é fundamental escovar os dentes regularmente, ao menos três vezes por dia (e após comer alimentos com açúcar), passar o fio dental diariamente e frequentar o consultório odontológico rotineiramente.

Quer saber como ter uma higiene bucal correta e eficaz? Clique aqui.

Powered by Rock Convert

Escreva um comentário

Share This