O que é educação corporativa? Saiba como implementá-la

7 minutos para ler

Fundamental para conseguir aprimorar a produtividade de um negócio, a educação corporativa — ou empresarial — é uma prática que vem ganhando espaço entre líderes que buscam aprimorar as habilidades dos colaboradores.

Quando se cria uma rede gerenciada de conhecimento dentro de uma instituição, levando em consideração as necessidades do time e da empresa, é possível oferecer diversos benefícios corporativos aos funcionários. O aprendizado constante é um exemplo disso, ajudando a articular corretamente todas as competências organizacionais e individuais de uma forma mais abrangente.

Porém, investir em educação empresarial é importante não somente para elevar as habilidades da equipe, mas, também, para a promoção de um forte engajamento entre colaboradores e parceiros.

Para que você possa entender mais sobre o assunto, conhecer seus benefícios e descobrir como implementá-lo de forma ampla em sua empresa, criamos este conteúdo completo. Continue a leitura!

O que é educação corporativa?

A educação corporativa é o conjunto de estratégias focadas na gestão de pessoas com o objetivo de desenvolver as habilidades dos colaboradores, para que elas possam gerar cada vez mais resultados positivos ao negócio.

Esse conceito criará um sistema de ensino dentro da empresa, por meio de treinamentos, para capacitar profissionalmente a equipe, tornando-a cada vez mais preparada para desempenhar as tarefas e, portanto, agregando qualidade à rotina produtiva. 

Os treinamentos da educação empresarial podem variar em formato, como workshops, palestras, aulas online, plataforma de cursos e outros. Uma tendência no tema são os cursos gamificados. Bastante inovadores e efetivos, por meio deles, o aluno aprende usando jogos e trilhas de conhecimento.

Dessa forma, é possível elaborar um programa educacional que promova o aprendizado em três patamares:

  • profissional: constante autodesenvolvimento da equipe;
  • liderança: gestores instruídos são mais capazes de educar colaboradores;
  • global: atinge a cultura interna da empresa e potencializa resultados.

É possível entender esse processo como uma espécie de autoconhecimento empresarial para o planejamento e realização de ações futuras. Além disso, ao inserir os funcionários nos planos estratégicos da empresa, seu impacto é mais abrangente que o de um treinamento de mão de obra.

Quais são os objetivos dessa prática?

Podemos imaginar que uma empresa que se conhece melhor seja capaz de traçar metas futuras mais ambiciosas e condizentes com a realidade, além de mostrar para o time os benefícios de maximizar as competências individuais, gerando maior produtividade e bem-estar.

Melhora no clima corporativo, ações motivadoras, comunicação direta e clara, transparência e evolução individual são alguns dos objetivos da prática, sempre com o foco final voltado para melhorar os resultados da empresa.

Em uma liderança 4.0, é possível reciclar os conhecimentos e criar uma rede de aprendizado contínuo, para que o tempo gasto nas tarefas do dia a dia seja mais bem aproveitado. Mas, para tornar isso real, em primeiro lugar, é preciso identificar e entender o potencial dos colaboradores, incentivando-os a buscar cada vez mais conteúdos e inovação.

Quais são os benefícios para os colaboradores e para as empresas?

Os benefícios de desenvolvimento de um sistema de educação corporativa são muitos, especialmente no que diz respeito aos resultados da empresa. Seu principal objetivo é instruir e capacitar todos os colaboradores de um negócio, implementando, desenvolvendo e consolidando as competências essenciais e críticas para esse ambiente.

Confira os principais benefícios do investimento em educação corporativa!

Maior motivação dos colaboradores

Mais do que um modo de trazer benefícios para a corporação, esse é um investimento no treinamento e desenvolvimento das pessoas, em suas carreiras e seu potencial profissional. Isso, por si só, já é um enorme incentivo para que os colaboradores deem seu melhor pela empresa, sendo recompensados e valorizados.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Recebendo o treinamento correto, eles sentem que a empresa se preocupa com seu crescimento. Essa também é uma maneira de diminuir a rotatividade de colaboradores — o que, em grandes proporções, pode gerar prejuízos financeiros.

Aumento da produtividade

Com a inserção da educação corporativa, os colaboradores conseguem executar suas tarefas de forma mais qualificada e com maior rapidez. Logo, os processos internos são otimizados, as falhas são diminuídas, e a produtividade aumenta.

Como cada indivíduo terá mais domínio sobre a execução das tarefas, além de maior acesso à informação para lidar com problemas de forma fácil e correta, todos ficam mais satisfeitos e com menos medo de desafios.

Melhora da confiança e da capacidade de inovação

Todo funcionário almeja se destacar dentro da empresa em que trabalha. Isso, porque, sem visibilidade, o colaborador perde toda a sua motivação e confiança em si mesmo e na instituição de que faz parte, tornando-se incapaz de trazer resultados positivos.

Dessa forma, a educação corporativa funciona como uma importante ferramenta para que o colaborador conquiste seus objetivos e ganhe o reconhecimento que merece. Além disso, o processo torna os profissionais mais seguros e cada vez mais preparados para agregar soluções inovadores e com qualidade.

Auxílio no desenvolvimento de líderes

Ao contrário do que o senso comum diz, ser líder não é mandar nos outros, e sim avançar junto dos outros de posse de informações estratégicas para que todos se sintam o mais confortáveis possível e os processos sejam sempre bem resolvidos.

A figura do líder é uma das mais importantes para o time, já que mostra referência, motivando as pessoas e mantendo os níveis de excelência e produtividade elevados. 

Investir na educação empresarial fará com que profissionais melhores comandem equipes, mantendo o clima mais saudável e funcional.

Criação de vantagens competitivas

Com profissionais mais preparados, a empresa ganha cada vez mais destaque no mercado. Uma vez que as habilidades foram desenvolvidas e aprimoradas, as entregas ganham em qualidade e agilidade, aumentando, também, o nível de satisfação do cliente final.

Assim, a credibilidade da empresa cresce, bem como seu potencial de inovação perante os concorrentes e possíveis consumidores.

Como implementar uma cultura de educação corporativa?

Para a aplicação prática desse processo, é preciso que a organização defina um plano estratégico de como as ações serão desenvolvidas, escolhendo as melhores ferramentas para que o conhecimento seja repassado, sempre de acordo com o custo-benefício.

Em um mercado que oferece inúmeras possibilidades de formação e capacitação profissional, é possível optar tanto por educação a distância, como pelas versões presenciais do ensino. Essa é uma maneira de oferecer maior flexibilidade de horários para os colaboradores.

Lembre-se de definir o tempo de formação que você pretende com cada capacitação e aproveitar a tecnologia para facilitar e agregar valor ao processo. Além disso, pense em quais são as reais necessidades da empresa, identifique os melhores assuntos para começar e trabalhe na resolução de lacunas profissionais.

Crie essa cultura na empresa para que todos os objetivos sejam concluídos, e seu time possa contribuir para o processo de educação corporativa, sempre com transparência e confiança.

Para saber mais sobre esse e muitos outros assuntos do mundo empresarial que garantem aumento de produtividade e bem-estar aos colaboradores, siga a Golden Cross no Facebook, YouTube e LinkedIn e fique por dentro de todos os nossos conteúdos.

Powered by Rock Convert
Novos cenários causados pela COVID-19: quais os impactos para as empresas?Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário