Por que ter cuidados na quarentena e reforçar a economia de água?

6 minutos para ler

No final de 2019, ocorreu uma mutação de um vírus há muito conhecido pela ciência — o coronavírus. Os primeiros focos da nova doença, batizada como Covid-19, ocorreram na China, e poucos meses foram o bastante para que a situação se agravasse e atingisse todos os países do globo, no que é conhecido como uma pandemia.

A rapidez desse processo pegou todos de surpresa e, com isso, precisamos nos adaptar ao “novo normal”. O isolamento social, as medidas de distanciamento e as boas práticas para evitar a disseminação do vírus fizeram com que toda a humanidade precisasse se reinventar e ter cuidados na quarentena.

Nesse contexto, economizar água também é extremamente importante, já que, com o isolamento social, temos que passar muito mais tempo em nossas residências. Sendo assim, preparamos um artigo para ajudar você a se cuidar melhor durante a pandemia e, claro, consumir esse recurso com consciência. Boa leitura!

Por que ter cuidados durante a quarentena?

A Covid-19 é uma doença imprevisível. Diversos sintomas foram relatados, além de graus variados de complicações. Ainda que, normalmente, os casos mais graves aconteçam com pessoas com doenças preexistentes ou idosos, jovens saudáveis também podem sofrer consequências sérias a partir do contágio.

Por isso, o melhor caminho é se prevenir e implementar, em seu dia a dia, algumas medidas que podem fazer toda a diferença. E, claro, lembre-se: tais hábitos devem, se possível, persistir quando o pior ficar no passado. Afinal, nunca sabemos se essas boas práticas serão necessárias novamente!

Que medidas devem ser adotadas nesse período?

Agora, veremos algumas das medidas que devem ser adotadas para evitar que o vírus se espalhe e que as famílias em isolamento fiquem doentes. Confira!

Higienizar as compras

Com as medidas de isolamento social, o delivery se tornou muito popular. No entanto, para evitar a contaminação, é fundamental que as compras e pedidos sejam devidamente higienizados, utilizando água e sabão de qualquer tipo (os detergentes de louça são um bom exemplo).

Utilizar máscaras sempre que necessário

O uso de máscara é indispensável fora de casa, mas caso receba uma visita ou uma encomenda, por exemplo, não deixe de utilizá-la no momento do contato, mesmo que você esteja na sua residência.

Usar álcool em gel frequentemente

O álcool em gel é, assim como o sabão, um importante aliado na luta contra o novo coronavírus. Por isso, fique sempre com um frasquinho por perto e o utilize após a manipulação de qualquer tipo de objeto que tenha vindo de fora de sua casa.

Limpar maçanetas e superfícies

Outro importante cuidado é garantir a desinfecção do coronavírus em superfícies. Em alguns tipos de material, o vírus pode permanecer vivo — e ativo — por vários dias. Sendo assim, fique sempre atento a esse ponto!

Trocar de calçado ao chegar

De acordo com pesquisas divulgadas nos Estados Unidos, os calçados podem ser um importante veículo de contaminação do novo coronavírus. Por isso, se possível, tenha um par destinado para as saídas à rua e retire-o antes de entrar em sua casa.

Powered by Rock Convert

Evitar sair de casa

Além disso, uma das dicas mais importantes é: fique em casa sempre que possível. Só deixe a segurança de seu lar em situações realmente necessárias e contribua, assim, para o bem-estar de sua família, entes queridos e de toda a população.

Qual é a importância de economizar água na quarentena?

A economia de água é um tópico extremamente importante em qualquer período. Apesar de esse ser um recurso teoricamente renovável — e de o Brasil ser um dos países com maior quantidade de água utilizável em todo o mundo —, cada vez mais os nossos rios, lagos e mares são poluídos ou assoreados.

Durante a pandemia, esse problema passa a ter um novo prisma. Nela, ficamos muito mais tempo em nossas casas, o que intensifica o consumo hídrico. Além disso, medidas de higienização fazem com que utilizemos mais água que o normal. Isso causa um impacto não só no uso dos recursos naturais, mas, também, em nossos bolsos.

Como economizar água adequadamente?

Confira, agora, algumas dicas para otimizar o uso de água e evitar o desperdício desse recurso.

Ensaboe as compras de uma vez

Ao higienizar as compras, ensaboe todas as embalagens de uma vez e, em seguida, enxágue-as rapidamente. Isso não só poupa tempo, como garante uma maior economia de água.

Organize a rotina

Aproveite a quarentena para organizar a sua rotina. Separe um dia para a limpeza da casa, outro para lavar as roupas etc. Assim, é possível juntar mais peças e lavá-las de uma só vez, evitando ligar a máquina praticamente vazia, por exemplo.

Reaproveite

Para economizar, que tal reaproveitar? A água despejada pela máquina de lavar roupas, por exemplo, pode ser tranquilamente utilizada para lavar o quintal ou a garagem. Pesquise medidas semelhantes e implemente-as em seu dia a dia!

Cronometre o seu banho

Ainda que o banho não seja um dos principais vilões do meio ambiente, ele certamente pode fazer com que a sua conta suba no fim do mês. Por isso, cronometre o tempo gasto no chuveiro e evite desperdícios!

Cheque se as torneiras estão vazando

Vazamentos estão entre os principais responsáveis pelo desperdício de água e, claro, pelo aumento do valor das contas mensais. Sendo assim, sempre verifique se as torneiras estão vazando ou se o relógio da água está se movimentando sem parar. A atenção a esses fatores é imprescindível.

Mantenha as torneiras fechadas ao escovar os dentes

Por fim, uma dica que tem tudo a ver com a saúde bucal e com economizar água durante a pandemia: ao escovar os dentes, sempre deixe a torneira bem fechadinha. Assim, você ajuda o seu bolso, o meio ambiente e, claro, o seu sorriso!

Como pudemos ver, além de outros cuidados simples, economizar água durante a quarentena é uma atitude benéfica para que todos passemos por este período sem grandes problemas. O pensamento coletivo nunca pode ser deixado de lado — ainda mais agora!

Para que mais pessoas conheçam as dicas passadas neste artigo e possam economizar água de forma eficiente, compartilhe o conteúdo em suas redes sociais!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário