As doenças ocupacionais são uma das grandes preocupações das empresas de todos os portes no País. Segundo dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, o Brasil registrou 4,5 milhões de ocorrências e 16,4 mil mortes de trabalhadores entre 2012 e 2018, incluindo acidentes e afastamentos causados por doenças. Por isso, a prevenção deve estar entre as prioridades da gestão de pessoas.

Você sabe quais são as principais razões que levam às doenças ocupacionais, quais são as mais frequentes entre os trabalhadores brasileiros e como é possível agir para prevenir o problema em sua empresa? É o que vamos mostrar neste artigo. Confira.

Quais são as doenças ocupacionais que mais acometem os trabalhadores brasileiros?

As doenças ocupacionais são aquelas decorrentes de situações que ocorrem dentro do ambiente de trabalho, em razão da falta ou uso inadequado de equipamentos de proteção individual (EPIs), insalubridade e condições precárias no ambiente, entre outras. A seguir, vamos conhecer as principais delas.

LER e Dort

Começamos a lista falando de duas das doenças ocupacionais mais frequentes entre os trabalhadores brasileiros. Trata-se da Lesão por Esforços Repetitivos (LER) e dos Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort). Ambas são causadas tanto pela postura inadequada no ambiente de trabalho quando pela repetição de movimentos.

Trabalhar a ergonomia em sua empresa, assim como incentivar paradas para descanso em alguns momentos da jornada, são formas de prevenir esses problemas.

Asma ocupacional

Quando as vias respiratórias se estreitam, causando sua obstrução, há sinal de que o trabalhador pode estar sofrendo de asma. Mas a característica ocupacional da doença se dá quando ela é causada pela inalação de partículas e poeiras no ambiente de trabalho capazes de provocar uma reação alérgica.

O agravo é frequente em lugares em que o trabalho está relacionado à manipulação de algodão, madeira, borracha, entre outros materiais. O uso correto dos EPIs é fundamental para evitar a doença, que pode, até mesmo, levar ao afastamento do profissional.

Antracose pulmonar

Nesse caso, a doença está relacionada diretamente à atuação em carvoarias e contato direto com a fumaça. Costuma ser mais grave do que a asma ocupacional, provocando lesões nos pulmões do colaborador. Nesse caso, a prevenção também se dá por meio do uso adequado dos equipamentos de proteção individual.

Dermatose ocupacional

Aqui, estamos falando de reações alérgicas na pele dos trabalhadores. Elas podem ser provocadas pelo contato direto com produtos químicos. Um exemplo disso são graxas e óleos mecânicos. Também é recomendado o uso de EPIs para a prevenção.

Perda auditiva

Outra doença ocupacional frequente nas empresas brasileiras, a perda auditiva pode ser total ou parcial, de acordo com a exposição do trabalhador aos ruídos e à sua constância. Um dos grandes problemas, nesse caso, é que a perda auditiva ocorre lentamente e pode começar de forma imperceptível.

Powered by Rock Convert

Por isso, além do uso de EPIs, os colaboradores devem passar por exames preventivos periódicos. Com esse acompanhamento, será mais provável que se consiga evitar um dano irreversível. Muitos acreditam que a doença acomete apenas trabalhadores da indústria ou da construção civil, mas é preciso ficar atento, também, aos operadores de telemarketing.

Doenças psicossociais

Outro grave problema que atinge os trabalhadores e que, muitas vezes, é mascarado no dia a dia nas empresas, são aqueles de ordem emocional, como a depressão ou a chamada Síndrome de Burnout. Nesses casos, a causa pode estar em um ambiente de trabalho em que há pressão constante, desentendimentos ou cargas horárias excessivas. A gestão de pessoas eficiente é fundamental para a identificação e a prevenção dessas doenças, que levam cada vez mais colaboradores ao afastamento.

Como prevenir a ocorrência dessas doenças entre seus colaboradores?

Em cada de atividade profissional, podem ocorrer mais ou menos casos de doenças, de acordo com o ambiente e o tipo de trabalho que é desenvolvido. É preciso, portanto, desenvolver ações que estejam mais adequadas à sua empresa para que, assim, o problema seja atacado de forma mais certeira. Entre as ações de prevenção às doenças ocupacionais, podemos citar:

  • reforço da importância do uso de EPIs;
  • ampla divulgação dos riscos ambientais (físicos, químicos, biológicos ou ergonômicos);
  • planejamento e padronização de fluxos e processos;
  • promoção de diálogo entre a empresa e os trabalhadores;
  • capacitação permanente dos colaboradores.

Qual a importância da prevenção em empresas de qualquer porte?

A importância da prevenção de doenças ocupacionais em negócios de qualquer porte pode ser medida de diversas formas. A primeira, claro, diz respeito à saúde e ao bem-estar dos seus colaboradores. Uma gestão de pessoas mais humana traz benefícios a empregadores e a seus profissionais, promovendo um ambiente acolhedor, seguro e que ajuda a atrair os melhores talentos para o negócio. Veja quais as outras razões pelas quais você deve agir em favor da prevenção.

Diminuir os índices de afastamentos

As doenças ocupacionais são responsáveis por grande parte dos licenciamentos e afastamentos nas empresas, podendo, inclusive, ser permanentes. Essas ocorrências causam prejuízos aos trabalhadores e ao negócio, que acaba perdendo os níveis de produtividade. A consequência é o aumento dos índices de rentabilidade e de lucratividade do negócio, pois as margens de custos são reduzidas.

Melhorar a qualidade de vida

Como mencionamos, o bem-estar e a saúde dos colaboradores criam um ambiente de trabalho mais produtivo, o que ajuda a manter em sua equipe os melhores profissionais do segmento. As doenças ocupacionais causam insatisfação e prejudicam o engajamento dos colaboradores, afetando todo o seu desempenho.

Reduzir os custos

Esse benefício é resultado direto do aumento da produtividade e da queda nos prejuízos com afastamentos (diminuindo, por exemplo, os gastos previdenciários). Dependendo do ramo de atividade, a prevenção pode, até mesmo, interferir nos valores cobrados pelos planos de saúde, pois reduz os índices de sinistralidade.

A empresa também tem menos custos com a substituição e treinamento de novos funcionários, além de evitar futuras ações trabalhistas.

Entender quais são as principais doenças ocupacionais que podem estar relacionadas à atuação da sua empresa e saber como preveni-las é essencial para manter a qualidade de vida dos trabalhadores e melhorar os resultados do negócio.

Promova ações de prevenção constantemente e avalie que campanhas podem ser realizadas para melhorar o ambiente, ajudando, inclusive, na criação de hábitos mais saudáveis entre seus colaboradores.

Oferecer um plano de saúde de qualidade pode ser uma ação preventiva fundamental para a sua empresa. Quer saber mais sobre o assunto? Baixe o guia completo que elaboramos para você com os 6 motivos para contratar um plano de saúde para a sua equipe.

Powered by Rock Convert

Escreva um comentário

Share This