Saiba também a partir de que idade você pode usar creme dental com flúor

Quando os filhos nascem, são inúmeros os cuidados com a saúde deles. Dar banho, trocar fraldas, levar ao pediatra, vacinar, agasalhar… Ufa! Esses são apenas alguns exemplos. Acontece que, no meio dessa verdadeira maratona, muitos pais não se atentam aos cuidados com a higiene bucal.

Estabelecer uma rotina para limpar a boquinha do bebê mesmo antes de os dentes nascerem, no entanto, pode ser muito interessante. E quando eles começarem a surgir, não tenha dúvidas: é hora de visitar um odontopediatra e começar a escovação.

Neste artigo, conheça algumas dicas para os cuidados com os dentes dos bebês e ainda esclareça uma dúvida muito frequente: afinal, os pequenos podem escovar os dentes com flúor?

Siga conosco e entenda.

Os primeiros cuidados

Você pode começar a limpar a boca do bebê antes mesmo de o primeiro dentinho nascer. Esse estímulo oral vai ajudá-lo a acostumar-se com o ritual, além de evitar que ele recuse a escovação em um futuro próximo.

A limpeza pode ser feita com uma gaze embebida em água filtrada ou fervida, passada em toda a gengiva, sem pasta de dente. Recomenda-se somente uma limpeza delicada, porque esse é um período em que os dentes estão nascendo, e as gengivas ficam bastante sensíveis.

Por conta dessa sensibilidade, a frequência não deve ser diária. Duas vezes por semana é mais do que suficiente, e o horário deve ser preferencialmente à noite – o que ajuda a criar uma rotina.

Outro benefício desse cuidado é a prevenção da estomatite, doença causada por vírus e que causa feridas na boca e na garganta.

A higiene dos primeiros dentes

Quando os primeiros dentinhos começam a surgir na boca do bebê, o que costuma acontecer por volta dos seis meses de vida, já é hora de iniciar a escovação.

Nesse momento, o uso de uma dedeira, vendida comumente em farmácias, é uma boa opção – desde que seja feita uma boa higiene na peça. Uma alternativa é o uso de escovas de dente macias (as principais marcas são vendidas com a indicação de idade; não deixe de conferir).

Frequência: inicialmente, você pode escovar os dentes do seu bebê duas vezes por dia. Isso costuma ser o suficiente para evitar cáries. Assim que possível, porém, a criança também deve escovar os dentes ao menos três vezes por dia, sempre após as refeições, como os adultos.

Powered by Rock Convert

Essa rotina deve ser feita com um creme dental com flúor. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o uso da substância é permitido, desde que os pais apliquem uma quantidade moderada de pasta, equivalente a apenas meio grão de arroz, supervisionem a escovação e consultem um odontopediatra.

Atenção: a partir dos três anos, a quantidade pode passar ao tamanho de um grão inteiro.

O objetivo dessas regras é simples: evitar a ingestão de flúor em excesso pelos bebês, o que pode causar uma “fluorose”, fenômeno caracterizado pelo surgimento de manchas brancas nos dentinhos.

A importância de levar os bebês ao odontopediatra

Para evitar qualquer tipo de problema com a escolha da pasta, sobre o momento certo para iniciar a escovação ou com a frequência dos cuidados, os pais devem levar seus bebês ao odontopediatra assim que nascerem os primeiros dentes.

Afinal, cada criança é uma, e as orientações variam de acordo com a rotina alimentar do bebê e de suas características.

Como escovar os dentes do bebê

Confira agora algumas dicas para que a escovação seja mais eficiente:

  • Faça movimentos de escovação suaves tanto nas paredes internas como nas externas dos dentinhos;
  • Não se esqueça de limpar a língua; assim, você evita o acúmulo de bactérias que causam mau hálito;
  • Usando a quantidade de creme dental indicada, não há necessidade de enxágue (até que o bebê consiga cuspir);
  • Troque a escova assim que as cerdas começarem a se desgastar.

Veja um vídeo interessante com outras dicas práticas para a escovação de bebês.

Importante: enquanto os dentes do bebê tiverem espaço suficiente entre si, não se preocupe com o uso do fio dental. Se tiver dúvidas, fale com seu odontopediatra.

Saiba mais

Revista Crescer: o uso de creme dental com flúor em bebês

Disney Babble: a importância da escovação em crianças

GNT: como escovar os dentes do bebê

Baby Center: cuidados com os dentes do bebê

Powered by Rock Convert

Escreva um comentário

Share This