Dia Mundial da Saúde Mental: veja como agir nas empresas

3 minutos para ler

O Dia Mundial da Saúde Mental não é apenas mais uma data no calendário, mas um alerta global. Em 2022, segundo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), quase 210 mil pessoas tiveram que se afastar do trabalho devido a transtornos mentais.

Preocupante, não é mesmo? O dado serve como um forte alerta para todos no ambiente corporativo, sejam gestores ou funcionários. Interessado em mudar esse cenário? Continue lendo para descobrir práticas que podem fazer toda a diferença na qualidade de vida mental no trabalho.

Quando é o Dia Mundial da Saúde Mental?

O Dia Mundial da Saúde Mental ocorre todos os anos em 10 de outubro. A data foi estabelecida em 1992 pela Federação Mundial para a Saúde Mental (World Federation for Mental Health) com o objetivo de gerar maior conscientização sobre questões de saúde mental em todo o mundo.

A data serve como um marco para ações, campanhas e iniciativas focadas em melhorar o entendimento sobre saúde mental, quebrando tabus e fornecendo recursos para quem precisa.

Qual a importância da conscientização sobre saúde mental?

Falar abertamente sobre saúde mental no ambiente corporativo é vital para criar um espaço de trabalho saudável e produtivo. A conscientização ajuda a romper estigmas, facilita o acesso a recursos e apoio e, crucialmente, leva à detecção precoce de problemas.

Ignorar essa questão pode culminar em casos graves de burnout, deterioração do ambiente de trabalho e até mesmo no aumento do turnover. Portanto, abordar a saúde mental não é só ético, mas também estratégico para qualquer empresa.

O que eu posso fazer?

Você pode estar se perguntando como pode fazer a diferença quando se trata de saúde mental no trabalho. A boa notícia é que existem várias ações práticas que tanto gestores quanto funcionários podem implementar para melhorar o bem-estar mental de todos.

Não é apenas sobre grandes mudanças estruturais; às vezes, as pequenas iniciativas fazem uma grande diferença. Vamos conferir algumas delas:

  • dê abertura ao diálogo — encoraje conversas abertas sobre o bem-estar emocional. Isso ajuda na identificação de sintomas precoces de estresse ou outros transtornos;
  • promova um ambiente acolhedor — faça do local de trabalho um ambiente confortável e acolhedor. Espaços bem iluminados e organizados contribuem para o bem-estar mental;
  • implemente a flexibilidade — considere modelos de trabalho flexíveis, como o home office ou horários adaptáveis. Isso pode aliviar o estresse relacionado ao trânsito e à vida pessoal;
  • contrate um plano de saúde — invista em um plano de saúde que inclua suporte psicológico. Esse é um grande incentivo para que as pessoas busquem ajuda profissional quando necessário;
  • incentive o feedback regular — mantenha um sistema de feedback contínuo. Isso ajuda a identificar pontos de melhoria e pode contribuir significativamente para a redução do turnover.

Não dá para ignorar: o Dia Mundial da Saúde Mental é um chamado para ação, especialmente no ambiente corporativo. Implementar boas práticas de saúde mental no trabalho não é apenas benéfico para o indivíduo, mas vital para o sucesso da empresa.

Quer ir além? Confira nosso e-Book sobre como promover a saúde coletiva no trabalho e continue fazendo a diferença!

Posts relacionados