No dia 17 de maio, é celebrado o dia Mundial da Hipertensão. Ele foi criado para promover a conscientização sobre esse mal silencioso que atinge mais de um bilhão de pessoas no mundo.
A hipertensão é preocupante porque traz uma série de impactos negativos para a saúde, como maior risco de infarto e acidente vascular cerebral. Por isso, é um tema que precisa ser trabalhado nas empresas para prevenir novos quadros.
Neste artigo, apresentamos algumas ações para que você possa preservar ainda mais a saúde dos seus colaboradores. Acompanhe!
Causas mais comuns da hipertensão
A hipertensão se caracteriza pelo aumento da pressão dentro de artérias, veias e vasos sanguíneos. O sangue tem dificuldade para circular e passa pelas veias de uma forma forçada, como se estivéssemos restringindo a saída de água de uma mangueira.
Esse aumento de pressão pode ser provocado pelo estreitamento dessas passagens ou pelo enrijecimento das veias e artérias. Veja, a seguir, o que pode causar essas condições.
Tabagismo
As toxinas presentes no tabaco enrijecem as paredes dos vasos e veias. Por isso, o sangue passa com dificuldade e fazendo muita pressão nelas.
Obesidade
O excesso de peso eleva os níveis de insulina, o que faz os rins reterem mais sódio, o corpo acumula líquidos e a hipertensão se manifesta.
Colesterol alto
O excesso de gordura no sangue provoca o acúmulo de placas nas paredes das veias e artérias, dificultando a passagem do sangue. Também causa enrijecimento dos tecidos.
Estresse
O estresse aumenta a produção de cortisol e adrenalina, dois hormônios que promovem o aumento da pressão arterial. Por isso, estresse constante causa hipertensão.
Consumo excessivo de sódio
O excesso de sódio exige que o organismo acumule mais líquido para dissolver essa substância. Assim, o volume sanguíneo aumenta e a pressão arterial também.
Ingestão de bebidas alcoólicas
Bebidas alcoólicas contribuem para o enrijecimento das paredes das veias, o que, como você viu, prejudica a passagem do sangue e aumenta a pressão.
Sedentarismo
O sedentarismo favorece a obesidade, a alta do colesterol e a elevação do estresse, três fatores que contribuem para a hipertensão arterial.
Ações para prevenir a hipertensão na empresa
Embora o Dia Mundial da Hipertensão deva ser celebrado nas empresas, as ações para prevenir e combater esse problema não devem ser restritas a este dia. As medidas preventivas precisam fazer parte da política delas.
Com ações simples é possível cuidar melhor da saúde dos colaboradores. Veja algumas ideias para implementar na sua empresa.
1. Palestras de conscientização
Convide profissionais para ministrarem palestras de conscientização sobre os perigos da hipertensão, abordando como ela impacta a saúde e a qualidade de vida. Também, o que se pode fazer para prevenir esse mal.
2. Incentivo à alimentação saudável
As palestras também podem conscientizar sobre nutrição para incentivar a alimentação saudável. As refeições servidas na empresa podem ser elaboradas de modo a oferecer um cardápio balanceado.
3. Programas de combate ao sedentarismo
Implemente programas que incentivem a prática de esportes e atividades físicas. Organize grupos, competições e eventos que tragam esse incentivo. Acrescente a ginástica laboral à rotina da empresa.
4. Atendimento primário à saúde
Disponibilize o atendimento primário à saúde para que os colaboradores recebam suporte médico na manifestação dos primeiros sintomas. Isso também possibilita a aferição da pressão arterial todos os dias para aqueles que já têm o problema ou estejam em risco.
5. Contratação de plano de saúde
Contratar um plano de saúde facilita o acesso ao atendimento médico. Com ele, o colaborador consegue monitorar sua saúde e realizar tratamentos preventivos que vão evitar a hipertensão e outras doenças.
O Dia Mundial da Hipertensão é um momento importante para intensificar o debate sobre esse problema, mas não espere apenas essa data para promover a conscientização. Adote ações como essas que sugerimos para ter uma equipe mais saudável e melhores resultados para sua empresa.
Você já realiza ações de prevenção à hipertensão arterial? Deixe seu comentário e conte para a gente quais medidas trouxeram os melhores resultados para sua equipe.