Dia do Trabalho: veja 5 ações para aproveitar esse dia e motivar a equipe!

7 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador? Muita gente faz esse questionamento, pois prefere que essa data realmente sirva como uma homenagem aos profissionais que fazem a engrenagem de uma empresa funcionar. Dessa forma, aproveitar a celebração para motivar ainda mais a sua equipe é sempre uma boa escolha.

Você pode fazer um evento comemorativo, promover ações personalizadas, anunciar a concessão de novos benefícios ou a promoção de treinamentos e capacitações visando fomentar o desenvolvimento dos seus colaboradores, entre muitas ideias. Quer uma ajuda para descobrir o que fazer para aproveitar o Dia do Trabalho e engajar o seu time? Veja nossas dicas!

1º de maio: a origem do Dia do Trabalho

Você já deve ter uma noção sobre esse assunto, pois ele é mencionado a cada ano, na época da celebração dessa data. A história conta que em Chicago, nos Estados Unidos, foi realizado um comício que tinha, entre as principais reivindicações, a adoção da jornada de trabalho de oito horas.

Os participantes do evento também protestavam contra a morte de trabalhadores, no dia anterior àquele 1º de maio, por policiais. A Revolta de Haymarket, que levou à criação do Dia do Trabalho, teria se iniciado após uma pessoa jogar uma bomba em direção aos policiais que acompanhavam o evento.

Com isso, houve tumulto, que resultou na morte de quatro civis, sete policiais e mais dezenas de feridos. A data passou, anos depois, a ser utilizada para outras reivindicações trabalhistas e foi aproveitada para o apelo à paz mundial. Na Igreja Católica, ainda é celebrado o dia da festa de São José Operário.

A maior parte dos países usa o dia 1º de maio para comemorar o Dia do Trabalho. Já nos Estados Unidos, a data é celebrada somente em setembro.

Conhecendo seus profissionais: a fórmula para acertar na celebração

Antes de chegarmos às sugestões de ações para comemorar o Dia do Trabalho em sua empresa, é importante lembrar que você deve ter alguns cuidados na hora de escolher como fará as homenagens. Dependendo do seu público, ou seja, dos profissionais que trabalham em seu negócio, há situações que dão mais certo para que eles se sintam motivados.

Seguindo os quatro pilares que vamos apontar, as chances de acertar serão maiores. Veja:

  • conheça sua equipe — entenda quem são os colaboradores, suas necessidades e desejos para descobrir quais são os seus anseios;
  • defina objetivos claros — sem saber exatamente o que deseja alcançar com as ações que pretende promover, elas poderão se perder no dia a dia, não gerando os resultados esperados (no caso, pode ser a apresentação de novas regras, políticas ou cultura da empresa, reduzir as taxas de turnover ou de faltas, integrar as equipes etc.);
  • faça um planejamento — até mesmo pequenas ações devem ser bem organizadas e pensadas antes de sua execução, com a elaboração de cronogramas e outras atividades;
  • meça os resultados — tudo o que é feito dentro da empresa precisa ser mensurado em seguida para que a gestão entenda o que funciona ou não no engajamento das equipes. Assim, é fundamental conferir se os objetivos foram alcançados e programar mudanças, caso necessário.

Motivação da equipe: 5 ações para celebrar o Dia do Trabalho

Quer colocar em prática atividades que realmente vão ajudar sua empresa a ter uma equipe mais engajada, comprometida e motivada com o seu crescimento? Confira as nossas sugestões e veja qual delas combina com a cultura do seu negócio!

1. Faça um evento para celebrar a data

Se o seu objetivo principal no Dia do Trabalho for a integração entre as equipes e fazer com que os profissionais se conheçam melhor e interajam com mais leveza no dia a dia, um evento mais festivo pode ser uma solução. Você pode dar uma força extra promovendo atividades que estimulem essa interação durante a confraternização.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

2. Personalize as ações que a empresa promove

Essa dica se relaciona ao tópico no qual sugerimos conhecer sua equipe. Para oferecer brindes, por exemplo, sem que haja desperdício de recursos com coisas de que as pessoas não vão gostar, é preciso personalizá-los. Procure, portanto, saber quais são os desejos e hábitos de seus colaboradores.

A ideia é premiá-los nessa data com algo que fará com que se sintam satisfeitos e se lembrem da empresa com um olhar especial e mais empático. Aqui, vale pensar em itens ecológicos, materiais para escritório, kits de beleza ou de lazer, alimentação, entre outros. Tudo conforme o seu público.

3. Invista no desenvolvimento da equipe

A educação corporativa é o tipo de ação que favorece tanto o profissional quanto a empresa. Investir no crescimento e no aprendizado das pessoas faz com que elas se sintam valorizadas. Por consequência, terão mais subsídios para trabalhar de acordo com a proposta da gestão, aumentando a produtividade e melhorando a rentabilidade do negócio.

4. Anuncie a oferta de novos benefícios aos profissionais

Que tal aproveitar essa data tão importante para anunciar melhorias no ambiente de trabalho ou a concessão de novos benefícios à equipe, tornando o clima organizacional mais satisfatório? A maior parte das empresas entrega aquele pacote básico, que contém o obrigatório vale-transporte, o vale-alimentação ou refeição e um plano de saúde.

Mas sempre há boas maneiras de surpreender seus profissionais. Uma delas é o plano odontológico. Essa assistência ajuda as pessoas a manterem a saúde bucal em dia — tanto do colaborador quanto da família. Também favorece que haja menos faltas para consultas emergenciais, por exemplo. Descontos em academias ou faculdades e criação de área de lazer na empresa são outros benefícios extras a serem considerados.

5. Valorize as conquistas da equipe

O Dia do Trabalho também se torna um bom momento para anunciar premiações e bônus para as equipes. Se você tiver programas de incentivo, os funcionários que tiverem os melhores desempenhos podem ser celebrados nessa data. Melhor ainda se houver um evento com a participação da família, pois os profissionais poderão se sentir mais satisfeitos e motivados.

Outra ação interessante para a data é a divulgação do desenvolvimento ou de mudanças no plano de cargos e carreira da empresa. Esse é um incentivo tão importante ou maior do que o salário dos colaboradores e tem papel fundamental na retenção dos melhores talentos.

Ganhos para todos: as razões para promover ações que motivam a equipe

Muitas vezes, simples mudanças promovidas pelo departamento de Recursos Humanos, como a oferta de benefícios ou, até mesmo, um evento especial, ajudam no engajamento dos profissionais, que passam a vestir a camisa do negócio com mais satisfação. Isso ajuda a elevar a produtividade das pessoas, e a consequência disso você já conhece: maior rentabilidade para a empresa.

O reconhecimento e a valorização dos funcionários costumam ser combustíveis poderosos para que eles se envolvam com mais determinação e alcancem os resultados esperados pela gestão. Usar o Dia do Trabalho para promover interação e engajamento dos times é uma excelente forma de conquistar esses objetivos.

Quer uma ajuda para encontrar formas de motivar seus funcionários e oferecer benefícios interessantes a eles? Entre em contato conosco agora mesmo!

Powered by Rock Convert
Novos cenários causados pela COVID-19: quais os impactos para as empresas?Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário