As crianças não devem fazer apenas o acompanhamento com o médico Pediatra. É fundamental que também sejam feitas consultas regulares com bom odontopediatra, para assegurar um sorriso sempre saudável.

O suporte desse profissional é tão importante quanto o do Pediatra, afinal, é preciso que a dentição, os ossos da face e outras estruturas se formem corretamente. Assim, a criança conseguirá mastigar, deglutir, falar e respirar sem nenhum problema.

Como esse é um assunto muito delicado, é essencial que os pais escolham com cautela o profissional que cuidará de seus filhos. Por isso, listamos algumas dicas para fazer uma boa escolha e explicamos por que é tão necessário o acompanhamento odontológico na infância. Continue lendo!

Os benefícios de cuidar da saúde bucal das crianças

Há quem acredite que os dentes de leite não desenvolvem doenças, no entanto, esse é um grande equívoco. Também conhecidos por decíduos, eles podem ser acometidos pelos mesmos problemas bucais que afetam os dentes permanentes, encontrados na boca de adolescentes e adultos.

A saúde bucal das crianças também pode ser acometida pela placa bacteriana, cárie, tártaro e inflamação nas gengivas, em casos de grande proliferação das bactérias.

Além disso, vale destacar que os dentes de leite influenciam os permanentes. Sendo assim, se essa primeira dentição apresentar problemas, provavelmente sua sucessora terá algum tipo de comprometimento.

Para evitar que isso aconteça, o odontopediatra adota medidas preventivas, faz recomendações de bons hábitos, indica os melhores produtos, instrui os pais sobre como cuidar da saúde bucal dos pequenos, além de ensinar crianças a escovar os dentes corretamente.

Mas não é somente isso. O profissional também acompanha o desenvolvimento da criança analisando se ela poderá ter algum tipo de problema ortodôntico ou mesmo nos ossos da face. Assim, é possível fazer intervenções mais simples para que essas complicações não se agravem e exijam tratamentos complexos no futuro.

Outro grande benefício é fazer com que a criança se acostume com a imagem do dentista e o ambiente do consultório. Desse modo, ela não terá medo de frequentar esse espaço, aceitará realizar os tratamentos e cultivará o hábito de ir ao dentista com frequência também durante a vida adulta.

O ideal é que o acompanhamento odontopediátrico comece logo nos primeiros meses de vida, de preferência antes de nascerem os primeiros dentes. Mas depois que siso acontecer, as consultas são indispensáveis. A frequência ideal é a cada seis meses, ou conforme recomendado pelo profissional.

As 7 principais dicas para escolher um Odontopediatra

Não podemos negar que as crianças são um público que precisa ser tratado com cuidado. Portanto, é fundamental que os pais escolham um Odontopediatra para ter certeza da qualidade do seu atendimento e do cuidado com a saúde dos pequenos.

Powered by Rock Convert

Veja a seguir algumas dicas que podem ajudá-lo a tomar uma boa decisão e contar com o suporte de um excelente profissional em uma clínica de confiança!

1. Peça recomendações

As recomendações são sempre grandes aliadas na hora de procurar por produtos ou serviços, e isso não é diferente com o Odontopediatra. Converse com familiares e amigos pedindo indicações. Você também pode falar com o seu próprio dentista e outros profissionais de saúde, pois assim terá um melhor direcionamento.

2. Confira a especialização do profissional

O ideal é que o dentista seja especializado em Odontopediatria. Essa é a área da odontologia responsável pelo atendimento de crianças. Quando o profissional tem essa formação, significa que está apto para atender os pequenos em todas as suas necessidades, com atenção à saúde, segurança e questões psicológicas.

3. Estude a credibilidade da clínica

Também é interessante que você procure conhecer melhor a clínica. Pesquise sobre ela na internet, veja a opinião de outros pacientes e de especialistas. Descubra se de fato tem credibilidade no mercado para saber se você realmente pode confiar a saúde bucal do seu filho aos profissionais que atuam ali.

4. Conheça a estrutura do local

Pela internet você pode colher informações válidas sobre a clínica e o profissional, mas nada substitui a visita ao local. Se você tiver essa oportunidade, procure ir até lá e verifique como é a estrutura. Veja se o espaço é limpo e organizado, se está em uma boa localização, se há conservação predial, entre outros aspectos que impactam a segurança e o conforto.

5. Analise como é feito o atendimento

Outra questão que pode ser analisada durante sua visita à clínica é o modo como o atendimento é feito. É muito importante que haja qualidade desde o primeiro contato, por isso, toda a equipe deve ser gentil, educada e atenciosa. Se for possível conversar com o odontopediatria será ainda melhor — e leve a criança junto para ver como ele a trata.

6. Veja se o espaço é adaptado

Uma clínica de Odontopediatria precisa ter um espaço adaptado para o atendimento de crianças. Veja se a decoração está condizente com esse público, se a mobília é segura, se há uma sala de espera atrativa e agradável, se os equipamentos e instrumentos utilizados estão adequados para o público infantil, entre outros detalhes.

7. Verifique as tecnologias utilizadas

Novas tecnologias foram introduzidas na odontologia para tornar os tratamentos mais rápidos, confortáveis e indolores. Verifique se o dentista infantil que você escolheu utiliza esses recursos mais modernos para que a criança tenha o máximo de bem-estar durante os atendimentos.

Não se esqueça de que tudo o que acontece com a saúde bucal durante a infância afeta os dentes por toda a vida. Por isso, é essencial que o seu filho faça o acompanhamento com o odontopediatra e que você o ajude a cultivar bons hábitos em casa.

Quando for escolher o odontopediatra, tenha atenção a essas dicas, pois elas fazem toda a diferença! Assim você terá a certeza de que o profissional terá todo o cuidado em garantir a saúde do seu filho.

Quer saber mais sobre como cuidar ainda melhor da saúde bucal da sua família? Então, faça agora mesmo o download gratuito do nosso manual sobre os cuidados mais importantes no dia a dia!

Powered by Rock Convert

Escreva um comentário

Share This