Sonha com dentes perfeitos? Saiba como alcançar esse desejo!

6 minutos para ler

As pessoas se preocupam cada vez mais com a aparência e saúde da boca. Afinal, o sorriso é um dos principais cartões de visita. Para ter dentes perfeitos, além dos cuidados básicos com a alimentação e escovação, atualmente, existem diversos tratamentos estéticos que podem ajudar a chegar a esse resultado.

Além disso, os dentistas especializados proporcionam melhorias no psicológico dos indivíduos, graças ao crescimento de sua confiança e autoestima. Se você deseja saber como ter dentes perfeitos, não perca o nosso post. Boa leitura!

Os cuidados necessários para ter os dentes perfeitos

Confira, a seguir, algumas dicas para conquistar um sorriso bonito.

Faça sua higiene dental corretamente

Com o dia a dia corrido, é comum esquecermos de higienizar os dentes logo após as refeições. No entanto, esse cuidado é essencial para evitar a proliferação de bactérias que podem provocar cáries, mau hálito e outros problemas bucais. Por isso, lembre-se de fazer a higienização, no mínimo, 3 vezes por dia.

Mantenha uma alimentação saudável

Ter uma alimentação saudável é muito importante para quem deseja ter dentes perfeitos. Por isso, inclua alimentos como iogurte, queijo e leite, que são ricos em cálcio e auxiliam no fortalecimento dos ossos, além de combater a acidez bucal.

Produtos como molhos industrializados, vinho tinto, chocolate e café podem prejudicar o esmalte dos dentes a longo prazo, provocando manchas amareladas. Contudo, não é necessário excluí-los totalmente da alimentação. O ideal é reduzir a quantidade consumida e escovar os dentes sempre que ingeri-los.

Consulte um dentista regularmente

Mesmo que você não esteja com nenhum problema bucal, é preciso consultar um dentista a cada 6 meses. Isso, porque o profissional poderá verificar se existe algum problema que não é visível em um primeiro momento. 

Caso você queira fazer algum procedimento, como limpeza de dente ou correções para problemas estéticos, também não deixe de consultá-lo.

Fique atento a vida útil da escova de dente

Quando foi a última vez que você trocou a sua escova? Muitas pessoas não sabem, mas a vida útil do objeto é de somente 3 meses. Isso ocorre porque o uso diário causa o desgaste gradual das cerdas, diminuindo sua eficiência.

Outro problema é que o acúmulo de água no acessório cria um ambiente perfeito para que fungos e bactérias se desenvolvam, comprometendo a saúde bucal. Logo, substitua a sua escova de dente por um modelo novo trimestralmente.

Escolha um creme dental adequado

O creme dental é essencial para prevenir cáries, proteger contra bactérias e fortalecer o esmalte dos dentes. O mercado conta com vários tipos de produto, que proporcionam benefícios que vão além da higiene bucal: diminuição da sensibilidade dental, proteção antibacteriana, clareamento e controle do tártaro. Para escolher a ideal para você, consulte um dentista.

Faça bochechos

Como foi falado, a ingestão de algumas bebidas e alimentos com excesso de pigmentação, como café, vinho e refrigerantes, pode provocar manchas nos dentes. Para prevenir o problema, uma boa dica é fazer um bochecho com água antes da escovação, removendo a acidez e o excesso de corante.

Powered by Rock Convert

Esse hábito também ajuda a prevenir que os alimentos prejudiquem o esmalte do dente.

Os principais tratamentos para ter os dentes perfeitos

Você tem vergonha de sorrir? Se a resposta for “sim”, saiba que muitas pessoas também sofrem com essa situação e que, atualmente, existem tratamentos para vários problemas dentários.

Aparelhos ortodônticos

Os aparelhos ortodônticos são ideais para a correção de imperfeições no alinhamento dos dentes. O tipo mais comum é o fixo, que apresenta fios e bandas. Em muitas situações, é necessário extrair dentes para efetivar o alinhamento. Com isso, o aparelho pode reduzir os espaços que eram ocupados pelos dentes extraídos, “puxando” os demais de modo seguro e gradual.

Caso a pessoa se sinta incomodada com essa intervenção, uma opção é escolher o modelo fixo estético, que é mais discreto e totalmente transparente. A duração do tratamento varia muito, mas costuma girar em torno de 2 anos, dependendo da quantidade de dentes removidos e de outros aspectos analisados pelo dentista.

Clareamento dental

O clareamento dos dentes é recomendado para o combate do amarelamento, que ocorre naturalmente e pelos pigmentos adquiridos a partir da ingestão de algumas bebidas. Para isso, é importante consultar um especialista, já que, antes do tratamento, é feito um check-up para analisar a condição bucal do paciente.

Então, é realizada uma avaliação das manchas e da cor de todos os dentes para fazer a comparação final. Durante o tratamento, um gel clareador é aplicado, e em algumas técnicas uma fonte de luz é direcionada sobre a arcada dentária, acelerando o efeito do produto.

Lentes de contato dental

As lentes de contato dental são lâminas finas de porcelana ideais para a correção de manchas, lascas e fraturas. Após colada, a lente obtém alta resistência, semelhante ao esmalte dental. Dependendo da excelência clínica e dos cuidados do paciente, o efeito pode durar mais de 10 anos.

O tratamento é recomendado para quem tem dentição levemente mal posicionada, irregular e espaçada. Além disso, é um procedimento para adultos que já encerraram o período de crescimento facial e apresentam um sorriso que necessita de alguma correção.

A importância de contar com bons profissionais

Ser atendido por dentistas de qualidade e confiança é fundamental para garantir dentes perfeitos. Isso, porque esse profissional poderá identificar as principais questões relacionadas à saúde da boca. Em uma consulta regular, ele avaliará a higienização e se há problemas na gengiva e cáries. Além disso, ele verifica a mordida e a necessidade de intervenções estéticas. 

Por tudo isso, plano odontológico e qualidade de vida são intimamente conectados. Aqui na Golden Cross, você encontrará planos com excelente custo-benefício e terá acesso a vários tratamentos odontológicos, prevenindo-se contra doenças bucais.

Agora que já sabe como ter dentes perfeitos, lembre-se de manter a boa higiene bucal, ter uma alimentação saudável e escolher um creme dental adequado. Além disso, marque consultas regulares com um dentista, para que ele possa avaliar a sua situação e indicar o melhor tratamento para você.

Se você gostou deste post e quer saber mais sobre os planos da Golden Cross, entre em contato conosco!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário