Casos de dentes desalinhados são muito comuns, mas não é por isso que o problema deva ser tratado com desdém. Afinal, os desalinhamentos dentários podem afetar a saúde bucal e até mesmo a qualidade de vida das pessoas.
Existem diversos fatores que podem desalinhar os dentes, mas em qualquer situação é muito importante procurar o quanto antes a ajuda do dentista. Neste artigo, você vai descobrir o porquê. Continue lendo e confira!
O que são dentes desalinhados?
Chamamos de dentes desalinhados aqueles que nascem em uma posição inadequada. Eles podem estar em seu lugar, mas apresentar giros, e podem nascer atrás de outros dentes, no lugar deles, encavalados ou com qualquer outra característica que fuja ao padrão alinhado da arcada dentária.
Geralmente, os desalinhamentos dentários começam a aparecer na infância, durante a troca dos dentes de leite pelos permanentes. Mas ao longo da vida também podem acontecer fatores que deixam os dentes desalinhados. Entre as causas desse problema estão:
- falta de espaço na boca;
- ter mais dentes do que o normal;
- problemas no desenvolvimento dos ossos;
- uso prolongado de mamadeira ou chupeta;
- chupar o dedo por muito tempo;
- crescimento dos dentes de siso;
- quadros de bruxismo;
- perda de dentes;
- traumas ou acidentes.
Seja qual for a causa, os dentes desalinhados precisam de tratamento, já que eles podem trazer complicações para a saúde.
Como os dentes desalinhados afetam a saúde?
A saúde bucal é muito afetada pelos dentes desalinhados, mas eles também podem trazer problemas para a saúde orgânica, pois participam do processo de mastigação. Veja, a seguir, o que os desalinhamentos dentários podem causar.
Podem afetar a digestão
Os dentes precisam se encaixar com perfeição para que a comida seja mastigada corretamente. Quando eles estão desalinhados, isso não acontece, então, a pessoa pode engolir pedaços maiores de alimento, o que favorece a má digestão e dificulta a absorção de nutrientes.
Causam mau hálito
Por causa da configuração que os dentes desalinhados promovem na arcada dentária, os restos de alimento se acumulam com mais facilidade. Se não houver uma higiene bem caprichada, o mau hálito tende a se manifestar.
Aumentam o risco de cáries
Como os resíduos se acumulam com mais facilidade, há uma suscetibilidade maior para a formação de placa bacteriana. Ela é a principal causadora da cárie, assim, os dentes desalinhados aumentam o risco dessa doença bucal.
Dificultam a higiene bucal
Pode ser mais difícil escovar os dentes quando eles estão desalinhados. A escova não encontra uma superfície plana para suas cerdas, deixando placa bacteriana para trás. Até mesmo passar o fio dental pode ser mais difícil, dependendo da configuração da arcada.
Trazem complicações maiores
Como os dentes não se encaixam com perfeição, há uma sobrecarga na articulação do rosto na hora de mastigar. Com o passar do tempo, ela sofre desgastes, levando à manifestação de distúrbios da articulação temporomandibular (DATM ou DTM). Esse problema, por sua vez, traz ainda outros sintomas, como:
- dor de cabeça e no rosto;
- dificuldade para mastigar;
- dor na coluna;
- tensão muscular na nuca e nos ombros.
Quando procurar o dentista?
Como você deve ter percebido, tratar os dentes desalinhados é indispensável, já que eles trazem diversas complicações para a saúde bucal e a saúde orgânica. O momento de procurar o dentista é quando você perceber o problema.
Na verdade, o ideal é fazer o acompanhamento odontológico desde a infância, para monitorar o crescimento dos ossos e identificar alterações antes que elas se concretizem.
De toda forma, os dentes desalinhados podem ser tratados em qualquer fase da vida, inclusive na terceira idade. Portanto, o dentista pode e deve ser procurado em qualquer momento para indicar o tratamento correto e para resolver o problema de forma definitiva.
A Golden Cross conta com uma equipe de especialistas para ajudar a cuidar bem do seu sorriso. Entre em contato com a gente e veja como podemos ajudar você e sua família.