Com o desejo de ver a empresa se expandir rapidamente, vários gestores costumam executar um grande número de tarefas. Em muitos casos, isso se deve ao medo de que ele, ao delegar funções, acabe por perder o controle sobre o negócio.
Entretanto, é importante entender que a centralização pode comprometer bastante o andamento das operações, o que custa caro para a corporação: os prazos podem não ser cumpridos e os resultados não são tão bons quanto seriam se o empreendedor pudesse focar em uma tarefa de cada vez.
Neste post, vamos apresentar a importância de delegar funções e como fazer isso de maneira efetiva. Confira!
Quais são os benefícios de delegar funções?
De modo geral, o ato de delegar funções significa direcionar uma atividade a outros integrantes da equipe, permitindo que eles conduzam o projeto com autonomia. Logo, os colaboradores têm a possibilidade de decidir, atuar e entregar algo que possa contribuir para o crescimento da organização.
Nas pequenas empresas, por exemplo, distribuir tarefas é importante para que o gestor possa se dedicar a outras funções, como cuidar do relacionamento com o público externo ou da gestão estratégica.
Confira, a seguir, outros benefícios de delegar funções:
- otimização do tempo;
- aumento da motivação do colaborador;
- evita a sobrecarga de trabalho;
- autonomia e crescimento da equipe.
Como delegar funções?
Não há uma fórmula mágica de como delegar funções de maneira correta. No entanto, existem algumas ações que podem ser tomadas para facilitar o processo, garantindo um bom resultado. Confira!
Conheça bem a sua equipe
Conhecer os trabalhadores e a sua equipe individualmente é o primeiro passo para delegar tarefas. Aqui, você não deve ficar por dentro somente do currículo do colaborador, mas também entender como a pessoa trabalha, qual o ponto positivo dele e onde ele pode se encaixar para oferecer um valor maior e melhorar a performance no trabalho.
O melhor modo de avaliar uma equipe é realizar avaliações constantes e entregar uma atividade para ser executada. Com isso, você consegue perceber quais são os pontos fracos e fortes para mudar as funções quando necessário.
Conte com uma comunicação clara
Ao delegar funções, os gestores precisam transmitir as informações com muita concisão e clareza. Do mesmo modo, é importante saber ouvir o que o colaborador tem a dizer.
Portanto, comunicar-se com clareza é uma das premissas básicas antes de terceirizar responsabilidades, pois a complexidade do trabalho ou o excesso de informações pode gerar ruídos, prejudicando os resultados.
Antecipe problemas
Além de fornecer instruções claras para a execução de tarefas, cabe ao gestor imaginar o que pode provocar problemas em determinadas ações e antecipá-los aos funcionários. Essa orientação precisa fazer parte do material de referência da corporação e pode, até mesmo, ser enriquecida a partir de um relato de falha por parte da própria equipe.
Como vimos, delegar funções de modo adequado faz bastante diferença para a produtividade da empresa. Logo, além de supervisionar, orientar e estimular a equipe, o líder precisa compartilhar os pontos de melhoria. Caso contrário, poderá ocorrer a perda de produtividade da corporação.
Gostou do post? Você conhecia a importância de delegar funções? Deixe um comentário no post e conte para gente!