Durante o inverno, a combinação de baixa umidade do ar com temperaturas mais frias leva à diminuição da transpiração corporal. Com isso, a pele fica naturalmente mais ressecada. Além disso, tomamos muito mais banhos quentes, o que contribui para a remoção da oleosidade natural da pele.
Por conta desses fatores, nossa pele, tanto a do rosto quanto a do corpo, fica mais ressecada e com aspecto esbranquiçado, o que pode levar ao surgimento de rachaduras, queimaduras, manchas e até de doenças típicas da estação, como as dermatites seborreica e atópica (a primeira é a inflamação da pele que provoca vermelhidão, coceira e descamação, e a segunda é marcada por erupções e crostas na pele), entre outras consequências.
Para evitar tais sintomas, é importante investir em cuidados com a pele e em uma alimentação saudável, rica em vitaminas e antioxidantes.
Por isso, reunimos algumas dicas essenciais para você cuidar da sua pele durante a estação mais fria do ano. Confira.
Principais cuidados com a pele durante o inverno
1. Cuide da alimentação
Invista em frutas, legumes e hortaliças, alimentos ricos em vitaminas e minerais que neutralizam os radicais livres e previnem o envelhecimento da pele. Alguns exemplos: morango, laranja, limão, brócolis, repolho e cenoura.
Leia também: a importância da Vitamina C para o organismo.
Outras dicas são:
- consumir soja, alimento rico em isoflavonas, substâncias que evitam o ressecamento e melhoram a elasticidade da pele;
- coma castanhas, nozes e amêndoas, alimentos ricos em vitamina E, selênio e antioxidantes, importantes aliados para manter a pele saudável.
2. Beba muita água
No frio, muitas pessoas bebem menos água. Fuja dessa! Nem no inverno podemos nos descuidar da hidratação. O hábito de beber água regularmente e na quantidade certa – ao menos dois litros por dia – é muito importante para conservar a hidratação da pele e contribuir para que ela fique mais macia e elástica (entre outros benefícios).
Outra dica: aproveite o clima e adote o hábito de tomar chás claros ou de frutas. Assim, o consumo torna-se mais prazeroso.
3. Cuidado com os banhos quentes
Com o frio, as pessoas tomam banhos mais quentes e demorados. Com isso, a pele perde o manto lipídico que retém sua umidade e fica ressecada.
A dica, portanto, é diminuir a temperatura do banho e evitar que eles sejam muito demorados.
4. Atenção ao se ensaboar
Evite se ensaboar demais e utilizar buchas e produtos com ação esfoliante, porque eles contribuem para o ressecamento da pele.
Além disso, dê preferência para sabonetes líquidos, que possuem pH mais neutro e próximo ao da nossa pele.
5. Procedimentos dermatológicos
O inverno é a época ideal para realizar aqueles tratamentos dermatológicos que exigem que o paciente mantenha-se longe da exposição solar, tais como peelings, depilação a laser, entre outros.
6. Hidratação da pele
Utilize cremes hidratantes que evitam o ressecamento e previnem queimaduras causadas pela baixa temperatura. Como fazer: dermatologistas orientam passá-los sobre a pele limpa e sempre após o banho.
Mesmo para pessoas com a pele oleosa, são recomendados cuidados com a hidratação. Nesses casos, é aconselhável hidratá-la com produtos livres de óleo, tais como alguns tipos de gel.
Importante: em ambos os casos, consulte um médico dermatologista para orientações sobre o produto mais adequado.
7. Filtro solar é indispensável mesmo no inverno
Normalmente, as pessoas costumam se descuidar da aplicação de filtros solares. No inverno então, o esquecimento é generalizado.
Mas não se engane: em todas as estações do ano os raios ultravioleta nos atingem da mesma forma, e a proteção é indispensável mesmo durante o inverno.
Por isso, se você sair durante o dia, proteja-se ao máximo dos efeitos nocivos dos raios solares, usando protetor solar com FPS 30 ou superior, aplicando o produto 30 minutos antes da exposição ao sol.
8. Acessórios importantes até no inverno
Atualmente, além do protetor solar, você pode contar com alguns coadjuvantes de peso para proteger a sua pele.
Para o corpo, dê preferência a roupas, chapéus e bonés de algodão, ou aqueles produzidos com proteção contra raios UV. E não se esqueça de usar os óculos escuros.