Muitas pessoas que precisam usar aparelhos dentais, também conhecidos como ortodônticos, têm dúvidas sobre os cuidados de higiene e manutenção necessários para que o tratamento seja eficiente e confortável. Algo, por sinal, muito pertinente, uma vez que o comprometimento dos pacientes, usando aparelhos fixos ou móveis, é de fundamental importância.

Afinal, de nada adianta o ortodontista fazer o diagnóstico, o planejamento e todas as etapas do tratamento ortodôntico se o paciente não seguir corretamente as instruções de limpeza e conservação.

Assim sendo, reunimos alguns cuidados que o paciente deve ter, tanto para aparelhos móveis quanto para os fixos. Lembramos que este é um post exemplificativo e abrangente. Os cuidados para cada caso, portanto, devem ser indicados por um profissional ortodontista.

Tipos de aparelho ortodôntico

Antes de detalharmos os cuidados para cada tipo de aparelho dental, é preciso conhecer os tipos de aparelhos mais comuns indicados pelos ortodontistas, que podem ser divididos em dois grandes grupos, os quais são apresentados abaixo.

  • Removíveis: aparelhos que podem ser retirados pelo paciente, geralmente mais indicados para correções de alterações ósseas durante o desenvolvimento de crianças e adolescentes, mas que também podem ser usados para pequenas movimentações ósseas.
  • Fixos: recomendados quando se deseja movimentar dentes com mais velocidade e precisão. São os modelos mais usados em adultos. Existem diversos tipos de aparelhos fixos, como aqueles que usam elásticos, e os fixos linguais.

Agora que você já sabe quais são os dois principais grupos de aparelhos ortodônticos, vamos aos cuidados necessários com cada um deles.

 Principais cuidados: aparelhos móveis

O sucesso do tratamento com aparelhos removíveis depende, mais do que em qualquer outro tratamento, do interesse do paciente. Afinal, ele precisa seguir as orientações do ortodontista, manter a higiene, proteger o aparelho corretamente quando for retirado etc.

Conheça abaixo uma lista de cuidados indispensáveis para quem usa aparelho móvel.

  • Remova sempre o aparelho quando for comer. Assim,  ele não corre o risco de quebrar ou da resina se pigmentar. Além disso, é muito mais confortável;
  • Faça o mesmo quando for tomar qualquer líquido quente. Feito isso, o aparelho não corre o risco de ficar deformado;
  • Ao retirar o aparelho, guarde-o sempre na caixinha e coloque-a na mochila, bolsa etc. Este é um cuidado essencial para não perder o aparelho, problema mais comum do que muita gente imagina;
  • Nunca embrulhe o aparelho em guardanapos ou guarde-o no bolso. Além de não ser bom para a higiene e de aumentar a chance de perdê-lo, o aparelho pode ser danificado;
  • Após as refeições, sempre escove os dentes antes de colocar o aparelho móvel novamente;
  • Limpeza
  • Reserve uma escova de dente apenas para a limpeza do aparelho, fazendo-a junto com creme dental;
  • Depois de escovar, coloque o aparelho móvel em meio copo de água com uma colher de sopa de água oxigenada (10 volumes) ou uma colher de sobremesa de bicarbonato de sódio, por cerca 30 minutos;
  • Nunca use álcool ou água fervente para limpar o aparelho;
  • Por fim, seja regular: ficar muitos dias sem usar o aparelho também pode ser prejudicial ao tratamento. Além de torná-lo mais longo, o aparelho pode deformar e não encaixar mais na boca.

Principais cuidados: aparelhos fixos

Se os usuários de aparelhos fixos não precisam se preocupar em tirá-los, escová-los ou perdê-los, o trabalho com a higiene bucal se multiplica. Isso porque os cuidados com escovação e uso do fio dental são muito diferentes do usual.

1º passo: escolher uma escova de dente ortodôntica.  A escova ideal para aparelhos ortodônticos fixos, além de cerdas macias, precisa de uma canaleta central que possibilita uma escovação efetiva e favorece a limpeza de todos os componentes do aparelho.

Dicas

  • Nos casos de aparelhos fixos linguais, a escova precisa ter tamanho reduzido e uma angulação de cabeça que facilite a escovação na região interna da boca.
  • Se você usa elásticos pequenos para prender a arcada de cima com a de baixo, é preciso removê-los antes da escovação.
  • Além de todos esses cuidados, o fundamental é realizar uma escovação correta. Saiba como escovar os dentes corretamente.

2º passo: realizar uma limpeza diferenciada entre os dentes. Para isso, é preciso usar uma escova interdental, capaz de higienizar o espaço junto dos arcos e fios de forma eficiente e sem traumas.

Como usar: mova a escova interdental de forma suave de cima para baixo, uma única vez, entre cada componente do aparelho e entre os dentes. Se a escova estiver muito folgada, escolha um modelo com um diâmetro maior.

Importante: para passar o fio dental, é recomendável prender o fio dental em passa fio, vendido em farmácias, o que facilita a limpeza por baixo do arco para limpar entre os dentes.

Dica

Seja usando aparelho móvel ou fixo, as visitas ao dentista são essenciais.  Verifique com o seu dentista o tempo entre as visitas para manutenção ou avaliação do tratamento.

Saiba mais

Portal Minha Vida: tipos de aparelhos ortodônticos e suas indicações.

Portal Sorrisologia: aparelhos ortodônticos: diferentes modelos e funções

Portal Saúde Terra: cuidados com aparelho fixo

Portal Sorrisologia: cuidados com aparelho móvel

Escreva um comentário

Share This