Os cuidados com a saúde são imprescindíveis, mas infelizmente muitos funcionários acabam deixando-os de lado e priorizando outros aspectos da sua vida, como o trabalho. O que poucas pessoas não entendem, no entanto, é que a falta de zelo com o próprio corpo irá, a longo prazo, prejudicar todos os aspectos e reduzir a qualidade de vida desses indivíduos.

Embora isso pareça óbvio, nem sempre é fácil transmitir esse pensamento aos colaboradores de uma empresa. Afinal, com a rotina caótica de nossa sociedade, muitas vezes pode ser difícil encontrar o tempo e a disponibilidade necessários para investir em cuidados com a saúde.

Pensando nisso, preparamos um artigo que tem como o principal objetivo instruir os gestores de empresas a incentivarem seus colaboradores com mais eficiência e mudar o quadro da saúde brasileira. Com as dicas mencionadas ao longo de nossa conversa, observar seus funcionários cuidando de suas saúdes será uma realidade muito mais frequente. Boa leitura!

Quais são as principais consequências da falta de cuidados com a saúde nas empresas?

O corpo humano funciona como uma máquina. Por conta disso, é comum observarmos analogias comparando o nosso organismo ao funcionamento de um automóvel, entre outros. Utilizando esse exemplo, é possível fazer uma observação bastante pertinente: quando algo não vai bem, toda a estrutura é afetada.

Desse modo, é fácil perceber porque os cuidados com a saúde são tão importantes. Afinal, qualquer desequilíbrio hormonal, nutricional ou emocional pode fazer com que um efeito cascata seja acionado e com que muitos sistemas de nosso corpo sejam simultaneamente afetados. Isso se torna ainda mais problemático quando não há uma intervenção precoce.

Alguns dos exemplos mais comuns de problemas que afetam todo o organismo e que muitas vezes se desenvolvem silenciosamente são: a obesidade, a diabetes e a hipertensão. Cuidados de atenção básica podem fazer com que esses problemas sejam prevenidos ou tratados precocemente, evitando complicações e mantendo a qualidade de vida dos pacientes.

O dia a dia corrido, no entanto, é um problema para os funcionários de empresas dos mais variados segmentos, que se veem sem tempo hábil ou disponibilidade para procurar ajuda médica, seja ela preventiva ou até mesmo após o aparecimento de sintomas.

Por isso, é responsabilidade dos gestores oferecer as oportunidades necessárias para que seus colaboradores possam cuidar melhor de seus corpos, de maneira autônoma e responsável. A seguir, veremos algumas maneiras de tornar isso possível.

Como ajudar os funcionários a cuidar melhor da saúde?

Agora que já conhecemos alguns dos problemas mais frequentes entre os funcionários de empresas dos mais diversos segmentos, que tal conferirmos as dicas para fazer com que os cuidados com a saúde desse grupo sejam mais frequentes? Veja a seguir:

Powered by Rock Convert

1. Ofereça apoio emocional

O primeiro passo para garantir que os funcionários cuidem de suas saúdes é oferecer apoio emocional. Para isso, disponibilize apoio psicológico para que eles possam conversar sobre seus anseios, temores e preocupações. Afinal de contas, a saúde mental é extremamente importante para o equilíbrio do aspecto físico.

2. Permita horários mais flexíveis

Os horários inflexíveis são alguns dos principais vilões do bem-estar dos funcionários. Oferecendo uma certa flexibilidade, é muito mais fácil contar com consultas periódicas aos médicos e dentistas e a realização de check-ups. Além disso, essa atitude faz com que o lazer se torne mais frequente no dia a dia dos indivíduos.

3. Estimule o consumo de água

O nosso corpo é composto majoritariamente por água e essa substância participa de boa parte das reações existentes em nosso organismo. Por isso, incentive o consumo de água e deixe bebedouros e filtros espalhados pelo ambiente de trabalho. Isso trará mais energia aos funcionários e fará com que a desidratação não seja um risco no ambiente de trabalho.

4. Instaure a ginástica laboral

Problemas como dores nas costas ou até mesmo lesões por esforço repetitivo são muito comuns em muitos tipos de empresas. Isso pode ser facilmente prevenido ou até mesmo resolvido com a ginástica laboral, que não tomará mais do que meia hora diária de seus colaboradores.

5. Faça campanhas de conscientização

Investir em campanhas, seja por meio de cartazes, palestras ou conversas com os seus funcionários, é extremamente importante para levar a informação e o conhecimento para as empresas. Há muitos temas que podem ser abordados, entre eles: doenças, os perigos do consumo de álcool e cigarros, riscos ocupacionais, a importância da prevenção de problemas, entre outros.

6. Mostre a importância do lazer

Poucas empresas se preocupam em incentivar o lazer de seus funcionários. Portanto, para ser realmente humanizado e ter um bom diferencial, que tal incentivar os colaboradores a se divertir? O equilíbrio mental é fundamental para que a saúde do corpo esteja em dia e, assim, seus funcionários produzirão muito mais e melhor!

7. Invista em um bom clima no ambiente de trabalho

É muito difícil trabalhar em um ambiente desagradável, certo? Portanto, para que seus funcionários realmente o escutem e vistam a camisa de sua empresa (o que fará com que se sintam mais confortáveis para cuidarem da saúde), é indispensável trabalhar para que o ambiente de trabalho seja o mais harmônico possível.

8. Ofereça bons planos de saúde e odontológico

Por fim, uma dica preciosa diz respeito à inclusão de bons planos de saúde e odontológicos para seus colaboradores. Esse tipo de estratégia traz inúmeros benefícios e faz com que a equipe se sinta mais disposta a cuidar da saúde de maneira preventiva, evitando que problemas surjam e não sejam tratados com a frequência necessária. Assim, todos saem ganhando!

Como podemos ver, é muito simples incentivar os colaboradores de uma empresa a terem mais cuidados com a saúde. A longo prazo, essa prática beneficia a sociedade como um todo e faz com que a sua empresa tenha um nome muito mais firme no mercado e produza com muito mais qualidade!

Ficou com alguma dúvida? Gostaria de fazer algum tipo de sugestão? Então, basta entrar em contato com a gente! A nossa equipe está sempre à postos para responder as suas perguntas e bater um papo com você sobre os mais diversos temas. Aguardamos o seu contato!

Powered by Rock Convert

Escreva um comentário

Share This