Saiba quais os 5 principais cuidados com a pele no verão

6 minutos para ler

Todos nós já ouvimos a expressão “o Sol traz vida” — e ela é verdadeira! Afinal, além de nos manter aquecidos, ele nos proporciona alcançarmos a dose necessária de Vitamina D em nosso organismo, além de ser crucial para o alimento das plantas por meio da fotossíntese.

Mas em que momento a exposição ao Sol pode ser nociva? Se sua curiosidade ficou aguçada, confira, nas linhas abaixo, quais são os perigos dos raios UVA/UVB e os 5 principais cuidados com a pele no verão, além das principais doenças causadas pela exposição inadequada.

Boa leitura!

Por que devemos redobrar os cuidados com a pele no verão?

No verão, a intensidade dos raios ultravioletas é maior do que nas outras épocas do ano, já que o Sol está mais próximo de determinadas áreas do planeta. Ou seja, os cuidados devem ser feitos durante o ano inteiro, mas redobrados de forma intensa no verão — que no Brasil ocorre da metade de dezembro a meados de março.

Quais são os riscos que os raios do Sol (UVA/UVB) trazem?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), regiões como rosto, colo, ombros, braços e mãos são as que ficam mais expostas à radiação UVA e UVB. Com isso, elas são as que contêm mais manchas amarronzadas.

Isso acontece porque os raios ultravioletas aceleram a produção de melanina — um mecanismo de defesa natural contra a radiação solar. Quando a exposição é excessiva, ocorre o fotoenvelhecimento, causado quando os raios UV ultrapassam a barreira de proteção da pele, levando ao envelhecimento precoce e provocando rugas.

Quais são os principais cuidados com a pele no verão?

Confira as principais dicas de cuidados com a pele no verão e em dias de Sol intenso em todas as estações!

1. Use protetor solar diariamente

A primeira é a dica mais importante, já que o protetor diário é fundamental. Mas não serve qualquer produto, precisa ser um que aja contra ambos os raios — UVA (que atingem a camada interna da pele, a derme) e UVB (que alcançam a camada externa, a epiderme).

Além disso, o nível de proteção está diretamente relacionado ao número de FPS (Fator de Proteção Solar). Assim, quanto maior for o número indicado no rótulo, maior será o fator de proteção alcançado. O ideal é aplicar cerca de 30 minutos antes da exposição ao Sol e reaplicar de três em três horas.

2. Evite a exposição excessiva ao Sol

Mesmo com os cuidados que abordamos, é preciso ser cauteloso ao se expor ao Sol. Por isso, os horários de pico — entre as 10 e as 16 horas — devem ser evitados, para que a radiação não seja tão prejudicial.

Estando na praia, por exemplo, opte pelos locais cobertos durante esse período e invista em chapéus, bonés e nas camisetas de manga compridas próprias para a praia.

Alguns acessórios podem ser imprescindíveis para pessoas muito sujeitas a manchas, que já tiveram câncer de pele e albinos (pessoas cujo corpo não produz melanina). Não se esqueça dos óculos escuros (com filtro solar completo), devido ao risco de catarata.

3. Mantenha a hidratação

A incidência solar é uma vilã do ressecamento da pele, já que a transpiração excessiva leva à perda de água. Dessa forma, não se esqueça de hidratar a pele diariamente com cremes hidratantes, sempre preferindo os feitos de ureia e vitamina E, além dos práticos óleos para banho.

Ainda, não se esqueça da hidratação feita de dentro para fora. Assim, lembre-se de tomar entre dois e três litros de água por dia, mesmo se não tiver sede.

4. Evite banhos quentes

Há quem não resista aos banhos quentes e demorados, mesmo no verão. Se você é uma dessas pessoas, saiba que essa atividade é muito prejudicial à hidratação natural da pele.

Isso porque a camada de gordura superficial que protege a pele é retirada pela combinação de água quente e sabonete. Por isso, sempre prefira os banhos com água morna ou fria.

5. Use roupas adequadas

Durante os dias mais quentes do verão, opte por roupas de algodão, linho, viscose, seda e malha, pois bloqueiam 50% da radiação solar nociva. Já os tecidos sintéticos, como nylon, afastam apenas 30% da radiação UV, deixando expostas, inclusive, as partes cobertas do corpo.

Além disso, aposte nas peças de cor clara, já que as versões pretas retêm o calor e farão você suar ainda mais. Não esqueça os óculos escuros e os acessórios para a cabeça sempre que for caminhar sob o Sol.

Quais são as doenças que os cuidados com a pele no verão ajudam a proteger?

Até aqui, falamos dos efeitos nocivos do Sol. Porém, quando ele é combinado à areia, mar, piscina e suor em excesso, os riscos de determinadas doenças da pele aumentam. Conheça-os! Saiba mais a seguir!

Câncer

As regiões muito expostas ao Sol são as mais vulneráveis ao câncer de pele, como rosto, pescoço e orelhas. Fique alerta a sinais como:

  • pintas e sinais que mudam de tamanho, cor e forma;
  • manchas que coçam, descamam ou sangram;
  • feridas que não cicatrizam.

Ao observar algum desses sintomas, procure um médico dermatologista!

Manchas e sardas brancas

Essas manchinhas aparecem devagar, sem que a pessoa se dê conta e, quando menos se espera, você as nota. Trata-se de danos causados pelos raios solares. Já as sardas brancas aparecem com a ação acumulativa da radiação solar sobre a pele expostas ao Sol de maneira prolongada e repetida por anos. O prejuízo é apenas estético.

Manchas senis e melanoses

As manchas de cor escura, apresentando uma cor que varia entre o castanho e o marrom, aparecem nas regiões muito expostas ao Sol, como rosto, dorso das mãos e dos braços, colo e ombros.

Acne solar

A mistura de maior oleosidade da pele, sudorese, filtro solar inadequado e radiação solar pode causar a acne solar. Para preveni-las, o ideal é lavar o rosto com um sabonete indicado para cada tipo de pele e preferir filtros solares sem óleo (oil free).

Então, o que achou do nosso post? Espero que siga todas as nossas dicas para garantir que nenhum dos cuidados com a pele no verão seja esquecido.

Agora, siga nossas redes sociais para ver em seu feed de notícias mais artigos como esse! Estamos no FacebookYouTube e LinkedIn.

Quer saber qual é o e-mail da Golden Cross? Clique aqui e nos envie uma mensagem pelo Fale Conosco!

Posts relacionados

Deixe um comentário