Muitos relacionam a importância dos cuidados com alimentação à estética corporal ou ao bem-estar físico, desconhecendo a estreita relação que a dieta tem com a saúde bucal da família. Sabe-se, hoje, que a ingestão de pratos nutritivos contribui, e muito, para fortalecer as estruturas dentárias, evitar o agravamento de infecções bucais e prevenir doenças comuns que afetam os brasileiros.

Pensando nisso, elencamos alguns esclarecimentos acerca da relação entre alimentação equilibrada e saúde bucal, além de  5 dicas de ingredientes que contribuem para a vitalidade dos dentes. Não deixe de conferir!

Os benefícios da alimentação saudável para o corpo

Os cuidados com alimentação, contemplando o consumo equilibrado de ingredientes nutritivos, sem dúvidas trazem inúmeros benefícios ao organismo. Conheça alguns deles!

Saúde

De maneira geral, a alimentação nutritiva é a grande responsável por fortalecer todo o organismo contra agentes externos, uma vez que permite elevar a imunidade corporal e prevenir, dessa forma, o aparecimento de problemas de saúde. Uma dieta saudável, por exemplo, assegura a redução da disposição do indivíduo para inflamações e infecções.

Disposição

Uma boa alimentação também favorece a disposição do indivíduo de forma geral. Alguns ingredientes inclusive contribuem para a o aumento da sensação de energia corporal. A banana, por exemplo, é fonte de uma substância conhecida como triptofano. Trata-se de um aminoácido essencial para a produção da serotonina, neurotransmissor que regula o sono, a irritabilidade e o humor.

Qualidade de vida

A partir da amenização de problemas relacionados à saúde do corpo, do aumento da disposição para as atividades e da regulação do humor diário, o indivíduo também pode ter sua qualidade de vida elevada. Vale destacar, nesse sentido, os benefícios indiretos que a dieta saudável também traz para a saúde psíquica e para consolidação de bons relacionamentos interpessoais.

A relação entre cuidados com alimentação e saúde bucal

Para melhor esclarecer essa conexão, reunimos alguns problemas nos dentes que podem ocorrer a partir do descuido com a dieta. Acompanhe!

Deficiência de nutrientes

A boca é a porta para a entrada das substâncias que o organismo precisa para manter-se funcionando normalmente. Uma vez que os nutrientes necessários não são fornecidos, o corpo pode apresentar diversas deficiências, inclusive localizadas na cavidade oral.

Embora a falta de cuidados com alimentação não esteja diretamente relacionada à origem da maioria dos problemas dentários, pode contribuir para o agravamento dessas condições ou, ainda, para a demora da recuperação do paciente. Afinal, nessa hipótese, o corpo não se encontra fortalecido para reagir contra os agentes causadores da doença.

Desmineralização do dente

Outro fato que demonstra a conexão entre alimentação saudável e vitalidade bucal é a desmineralização dos dentes quando em contato com alguns alimentos. Comidas ricas em carboidratos e açúcares, por exemplo, ao serem depositados na arcada favorecem a produção de ácidos por bactérias, levando à corrosão do esmalte superficial.

Vale lembrar que o desgaste dessa proteção natural do dente ainda pode ser causa do surgimento de cáries. Daí a importância dos cuidados com alimentação infantil para que, ainda nos anos iniciais da vida humana, haja o fortalecimento e a resistência da estrutura dentária.

Powered by Rock Convert

Danos à estética dentária

Além de afetar a saúde bucal, alguns ingredientes ingeridos ainda prejudicam a estética dos dentes, deixando-os mais escuros ou desgastados. Isso pode ocorrer, por exemplo, devido à pigmentação excessiva de alguns produtos, que penetram no esmalte e causam manchas permanentes.

Refrigerante, café e vinho são exemplos de bebidas que, em longo prazo, podem reagir dessa forma na cavidade oral. O desgaste do esmalte superficial em razão do atrito com alguns alimentos, da mesma forma, pode contribuir para uma aparência menos saudável da arcada dentária.

Os 5 alimentos que contribuem para a saúde bucal

Como visto neste artigo, existem alimentos que danificam os dentes, prejudicando a saúde e a estética bucal. Alguns produtos, por outro lado, podem ser extremamente benéficos para a vitalidade da arcada. Veja quais são eles!

1. Maçã

A maçã é uma fruta considerada “detergente”, uma vez que atua na cavidade bucal eliminando resíduos que aderem à superfície dos dentes. Dessa forma, promove uma limpeza natural, evitando que bactérias se alimentam dessas sujeiras e prevenindo o surgimento de cáries.

2. Chá verde

O chá verde é uma bebida famosa por conter uma substância conhecida como catequina. Trata-se de um antioxidante que ameniza a incidência de cáries ao inibir a formação de placas bacterianas na arcada dentária. Por essa razão, esse chá é uma excelente opção para ser inserido na dieta da família.

3. Peixe

Peixes como salmão, sardinha e atum também podem ajudar na saúde bucal. Isso porque são boas fontes de cálcio, substância que compõe a estrutura dentária e a fortifica. Esse tipo de alimento ainda contém a vitamina D, que assume papel importante na absorção e fixação do cálcio nos dentes.

4. Abacate

Alimentos gordurosos auxiliam na prevenção de cáries, uma vez que são capazes de formar uma película de proteção natural na arcada dentária. Vale destacar, no entanto, que é importante dar preferência às gorduras boas. Nesse sentido, o abacate é um excelente alimento para se ter na geladeira de casa.

5. Linhaça

Alimentos ricos em ômega 3, como a linhaça, também são importantes para o organismo. Isso porque agem contra as inflamações ou infecções nos órgãos do corpo humano, inclusive as que atingem a cavidade bucal.

Como você pôde ver, os cuidados com alimentação têm grande impacto na saúde bucal. Por essa razão, é importante estar atento à dieta da família, tendo em vista que ela pode ser responsável pelo enfraquecimento dos dentes, aparecimento de problemas bucais e até mesmo por deformidades estéticas.

É importante ressaltar, contudo, que não é preciso eliminar o consumo de produtos que podem agravar doenças bucais. Ter uma alimentação saudável significa equilibrar quantidades de cada ingrediente, tendo um consumo consciente. No mais, é fundamental aliar a dieta aos cuidados básicos com a dentição, como escovação regular e acompanhamento odontológico especializado.

E então, gostou das nossas dicas? Que tal ler mais sobre o assunto? Baixe este e-book e tenha acesso a um manual de saúde bucal completo com os cuidados mais importantes para o dia a dia!

Powered by Rock Convert

Escreva um comentário

Share This