7 cuidados após extrair dente para uma recuperação tranquila

6 minutos para ler

Apesar de não ser um procedimento odontológico incomum ou tão complicado, é muito importante manter alguns cuidados após extrair um dente. As precauções nessa fase pós-operatória vão favorecer a recuperação do paciente e afastar as possíveis complicações.

A falta de zelo é capaz de trazer problemas como sangramentos, inchaço e até infecções mais graves. Logo, nada melhor do que prevenir e ficar livre de tudo isso, concorda?

Aproveite que listamos as principais dicas para ter um restabelecimento bem tranquilo após passar pela cirurgia!

1. Mantenha uma alimentação saudável

Você pode até já ter ouvido histórias de pacientes que passaram por uma extração de dente e, logo em seguida, já “mandaram ver” na comilança. Acontece que cada caso é um caso, não é verdade? Não é porque alguém se deu bem fazendo isso que vai dar certo com você.

Além do mais, preocupar-se em ingerir os nutrientes adequados vai ajudar a diminuir o processo inflamatório e acelerar a cicatrização.

Ainda que seja um momento de fragilidade, não se renda às besteiras ou adote uma dieta baseada em sorvete e gelatina. Uma boa sugestão para ter uma alimentação saudável é fazer sucos e caldos misturando várias frutas ou legumes, que são ótimas fontes de substâncias benéficas para o nosso organismo. Lembre-se, também, de manter a hidratação em alta, bebendo muita água ao longo do dia.

2. Evite atividades que demandam esforço físico

O repouso faz parte das recomendações dos dentistas, o que indica a necessidade de reduzir as atividades do dia a dia para evitar grandes esforços, pelo menos, nas primeiras 24 horas. Em quadros mais complexos, pode ser necessário ficar um tempo maior descansando.

Esse período de tranquilidade será essencial para não causar sangramentos, dores e outras complicações. Por isso, vale ficar boa parte do dia deitado, com a cabeça mais elevada que o resto do corpo, e sem fazer muitos movimentos ou se expor ao sol.

Nessa fase, para recuperar-se mais rapidamente, esqueça os exercícios físicos e respeite o repouso. Para quem não sabe, o esforço físico estimula a circulação sanguínea no corpo e atrasa a coagulação, que é uma etapa do processo de cicatrização.

3. Realize uma boa higienização

Ainda que a boca esteja sensível com a retirada do dente, você não deve deixar de cumprir sua rotina de higiene — até porque a proliferação de bactérias representa um grande perigo.

Nesse caso, o melhor conselho é ser extremamente cuidadoso, principalmente com a parte que ainda está com os pontos da cirurgia. Escove os outros dentes normalmente e pergunte ao dentista como fazer para limpar a área operada. Alguns sugerem o uso de um cotonete para retirar a sujeira, mas, em certas situações, é possível fazer uma escovação leve com cerdas macias.

Powered by Rock Convert

Outra dica é não bochechar na hora de enxaguar a boca. Tudo deve ser feito com atenção e delicadeza até que o profissional verifique que a cicatrização está avançada. O que mais importa é nunca deixar a higienização bucal de lado.

4. Prefira refeições frias, líquidas e pastosas

Fora a importância da parte nutritiva da alimentação, é fato que uma cirurgia como essa deixa a região sensibilizada, por mais simples que tenha sido o procedimento.

Consequentemente, para facilitar a recuperação, o ideal é manter uma dieta líquida ou pastosa, pois os alimentos que exigem muita mastigação vão causar um certo incômodo ou dificultar as refeições.

As opções frias também são boas para aliviar o inchaço — é por isso que os dentistas recomendam o sorvete. Por sua vez, os alimentos quentes são capazes de facilitar a ocorrência de sangramentos. Quando for tomar uma sopa, por exemplo, é bom que ela esteja em uma temperatura fria, nunca quente demais.

5. Faça compressas com gelo

Na maioria dos casos haverá inchaço após uma extração dentária, o que é comum e não precisa gerar nenhum tipo de preocupação. Algumas pessoas sofrem mais com o inchaço ou o surgimento de edemas, enquanto, em outras, os sintomas são mínimos.

Quem se sentir incomodado pode fazer compressas de gelo para aplicar na região afetada a cada 20 ou 30 minutos. Esse é um tipo de cuidado mais útil logo após a cirurgia, já que o inchaço não deve durar tanto tempo. E você pode ficar tranquilo, porque, aos poucos, tudo volta ao normal.

6. Tome corretamente as medicações prescritas

É bem provável que o dentista prescreva algumas medicações, sobretudo na intenção de reduzir as chances de infecções e inflamações. Diante disso, siga à risca todas as orientações e tome os remédios pelo tempo previsto, mesmo que esteja se sentindo muito bem.

Vale lembrar que a automedicação é muito arriscada, e nenhuma decisão deve ser tomada sem o consentimento do profissional, que tem domínio sobre a Odontologia e sabe o que fazer em cada circunstância. Assim, toda dúvida deve ser comunicada, especialmente se você notar que o tratamento indicado não está tirando toda a sua dor.

7. Deixe de lado o fumo e o consumo de bebidas alcoólicas

Fumar e ingerir álcool não são hábitos muito saudáveis nem em condições normais; imagine, então, com uma ferida “aberta” na boca, não é mesmo? As substâncias nocivas tanto do cigarro como das bebidas alcoólicas podem atrapalhar a sua recuperação.

No caso do cigarro, a sugestão é suspender o uso ao menos na primeira semana pós-cirurgia — se não conseguir parar, reduza significativamente a quantidade. Já a as bebidas devem ser evitadas pelo tempo da medicação, para que não ocorram interações perigosas e efeitos colaterais.

Enfim, os cuidados após extrair dente são simples e exigem apenas um pouco de dedicação, para não ultrapassar os limites ou prejudicar o seu bem-estar. Na data marcada, retorne ao dentista para remover os pontos e avaliar a situação, sem esquecer-se de que manter a frequência das consultas é muito importante para a saúde bucal.

Se você tem interesse pelo assunto, não deixe de conferir o material que preparamos sobre os problemas dentais mais comuns. O e-book está cheio de dicas e informações para manter o seu sorriso sempre saudável! Baixe agora mesmo gratuitamente.

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário