Rinite alérgica é uma enfermidade geralmente desencadeada por pelos de animais, ácaros, poeiras, pólen ou mofo. Os seus sintomas são muito semelhantes aos de um resfriado, como espirros e coriza. Ela normalmente ataca pessoas que são mais propensas a alergias e que podem tomar algumas medidas para evitar a ocorrência de uma crise.
As crises podem exigir tratamento médico com profissionais especialistas, por exemplo, médicos especializados em otorrinolaringologia, os quais se aprofundaram nessa área para ajudar os pacientes a gerenciar e controlar a crise de rinite alérgica. Neste post, vamos falar um pouco mais sobre o assunto, como identificar os sintomas e o que fazer para amenizar os incômodos.
Gostaria de obter dicas e descobrir como é possível evitar uma crise de rinite alérgica? Acompanhe a leitura!
O que é uma crise de rinite alérgica?
Uma crise de rinite alérgica é uma doença capaz de inflamar as mucosas das narinas sempre que a pessoa entra em contato com uma substância que faz o seu nariz ficar irritado. Ela atrapalha o sentido do olfato, ou seja, você passa a ter dificuldades para sentir o cheiro das flores, alimentos, perfumes e outros odores.
A rinite alérgica é um processo inflamatório que se manifesta por meio de sintomas específicos e pode ser tratada facilmente com os medicamentos adequados. Observe se o revestimento interno do seu nariz inflama depois que você entra em contato com os agentes capazes de provocar essa irritação. Essa é uma reação imunológica criada pelo organismo.
Portanto, é mais do que uma simples irritação causada pelo pó, já que a crise de rinite é mais agressiva e dificilmente passará sem o devido tratamento. Isso significa que os sintomas dessa inflamação tendem a ser mais fortes do que uma alergia mais simples, já que pode atingir inclusive os olhos além da coceira que é comum nessas situações.
Como identificar uma crise de rinite alérgica?
O primeiro passo para identificar se você sofre com crises de rinite alérgica é prestar atenção se algum agente alérgeno é capaz de desencadear os sintomas. Verifique se sente alguma irritação ao ter contato com fungos, bolores, penas de aves, animais de estimação, gatos, cães, árvores, pólens de flores, ácaros presentes no ambiente doméstico, entre outros.
As alergias provenientes da ingestão de alimentos raramente causam rinite alérgica, a não ser que você tenha alguma alergia grave o suficiente para causar sintomas gastrointestinais. Em algumas épocas do ano é normal que haja mais pólen na atmosfera e será fácil perceber se esses agentes são a causa da rinite alérgica. Observe abaixo alguns sintomas comuns:
- nariz coçando;
- espirros;
- narinas escorrendo ou entupidas;
- tosse;
- olhos irritados, vermelhos e lacrimejantes;
- coceira no céu da boca.
Uma crise pode iniciar alguns minutos depois que você entrar em contato com uma substância alergênica, por exemplo, grama, ervas daninhas, látex, farinhas, poeira de madeira, resíduos de tecidos e outros componentes usados nas indústrias. As pessoas que têm familiares com asma ou eczema têm maior probabilidade de sofrer uma crise de rinite alérgica.
O que fazer em caso de crise de rinite alérgica?
Algumas pessoas podem desenvolver sintomas de rinite em virtude das condições do ambiente, como frio, calor e umidade ou o uso de ar condicionado. Caso perceba que está sofrendo com uma inflamação alérgica, tente evitar as coisas que desencadeiam suas alergias. Veja a seguir algumas sugestões para diminuir os sintomas!
Marque uma consulta médica
Consulte um médico para pedir que ele receite medicamentos para combater os sintomas. Alguns farmacêuticos também podem aconselhá-lo sobre o uso desses medicamentos que são comercializados na forma de sprays nasais descongestionantes, anti-histamínicos, gotas que desobstruem o nariz, soluções para enxaguar o interior das narinas etc.
Leia a bula dos medicamentos
Preste atenção e leia atentamente a bula, pois existem remédios que não são indicados para crianças com menos de 6 anos. Os sprays nasais são vendidos sem receita médica, mas é preciso ter cuidado para não fazer uso deles por mais de uma semana. A utilização contínua nem sempre é indicada e pode piorar os sintomas.
Encontre uma boa farmácia confiável
Uma das principais medidas a ser tomada ao perceber que está com uma crise de rinite alérgica é limpar o nariz com uma solução à base de água. Procure ficar em casa e evitar o contato com outras pessoas até se estiver com febre alta ou se não se sentir bem o suficiente para trabalhar e estudar.
Faça um plano de saúde
Se os sintomas persistirem, você pode procurar um especialista para realizar exames e buscar outros métodos de tratamento. Isso é importante se não tiver certeza de que está com crise de rinite alérgica e se não percebeu ainda o que está causando as inflamações graves. Os médicos que atendem pelo plano de saúde podem auxiliar se os sintomas pioram ou se o paciente tem asma.
Use corticóides
Quando os sintomas da rinite alérgica estão afetando o sono e sua vida cotidiana pode significar que os tratamentos médicos não estão funcionando como deveriam. Em determinadas situações, pode ser necessário fazer uso de corticóides intranasais prescritos pelo médico especializado, visto que eles costumam ser mais eficientes e podem ser utilizados durante até 4 semanas.
Como evitar uma crise de rinite alérgica?
Às vezes é possível evitar os componentes alérgenos aos quais você é alérgico, seguir algumas etapas para tentar ajudar reduzir os sintomas da rinite alérgica. Essa prevenção é fundamental e inclusive é a opção de tratamento mais importante e, dependendo do seu tipo de alergia, você pode tomar alguns cuidados. Observe algumas dicas:
- use roupas de cama e cobertas hipoalergênicas;
- lave as roupas de cama regularmente;
- use óculos de sol para proteger os olhos do pólen;
- limpe as poeiras com um pano úmido;
- utilize um aspirador de pó com filtro frequentemente;
- dê banho nos animais de estimação pelo menos uma vez por semana;
- lave regularmente os acessórios dos seus animais de estimação;
- mantenha sua casa seca e bem ventilada;
- elimine qualquer fonte de umidade e mofo;
- não permita que animais de estimação entrem nos quartos;
- compre um bom purificador de ar;
- higienize as mãos depois de acariciar os animais de estimação;
- evite secar roupas ao ar livre quando a contagem de pólen estiver alta.
Entendeu como identificar uma crise de rinite alérgica e como você pode evitá-la? Quando for cortar a grama, feche as portas e janelas. É possível também investir em um protetor de colchão, trocar os travesseiros velhos ou usar um travesseiro antialérgico. Substitua os tapetes por pisos de madeira e as cortinas por janelas persianas se tiver condições.
Deseja receber mais informações relevantes em seu e-mail? Assine a newsletter e confira a sua caixa de entrada!
Quer saber qual é o e-mail da Golden Cross? Clique aqui e nos envie uma mensagem pelo Fale Conosco!