Mesmo em meio à crise política e econômica do país, a busca por determinados serviços e o desenvolvimento de alguns setores produtivos parecem não declinar. É o que acontece com a Odontologia. O crescimento do plano odontológico no Brasil é cada vez mais visível, o que desperta diversas reflexões sobre a evolução da consciência social quanto à saúde dos dentes.

Tendo em vista a crescente busca por esse tipo de serviço e a sua importância para a promoção da saúde do indivíduo, elencamos alguns esclarecimentos sobre o tema e dicas de como optar por um bom plano odontológico. Não deixe de conferir!

Qual foi o crescimento do plano odontológico no Brasil?

Uma pesquisa realizada pelo SINOG (Sindicato Nacional das Empresas de Odontologia de Grupo) revelou que o número de beneficiários de planos odontológicos atingiu a marca de 24 milhões no país. Apenas entre setembro de 2017 e setembro de 2018, cerca de 1,75 milhões de pessoas aderiram a esse benefício.

Vale lembrar, entretanto, que o aumento da busca por planos odontológicos vem ocorrendo há muito tempo. Estima-se que, desde o ano de 2003, a procura por esse tipo de serviço avançou em 30%.

Que motivos justificam o cenário positivo para os planos?

São inúmeros os fatores que motivaram o crescimento do plano odontológico no país. O principal está relacionado ao processo de conscientização, por parte da população, sobre a importância de cuidar da saúde bucal para usufruir de qualidade de vida e do bem-estar físico e emocional.

O aumento da preocupação com a saúde oral é, na verdade, resultado de extensos trabalhos realizados por entidades atuantes na área de Odontologia no Brasil, especialmente o programa nacional de saúde bucal.

Essa consciência coletiva desenvolvida, por sua vez, motiva o indivíduo a buscar um plano odontológico. Isso porque a contratação atribui estabilidade financeira, previsibilidade e segurança para a realização dos procedimentos bucais. A decisão, inclusive, contribui para a economia de recursos, uma vez que diversas empresas ofertam esse serviço a preço acessível.

Quais são os benefícios de contratar um plano odontológico?

A crescente procura por planos odontológicos também revela diversos benefícios decorrentes da sua contratação. Confira alguns deles!

Realização de tratamento preventivo

A partir do momento em que o paciente contrata um plano de saúde odontológico, passa a ter amplo acesso a consultas e a procedimentos preventivos. A criação desse vínculo, portanto, facilita e motiva o cliente a frequentar mais a clínica e a cuidar melhor da sua saúde para prevenir problemas sérios relacionados ao não acompanhamento odontológico.

Economia para procedimentos odontológicos

Quando realizados de forma particular, os tratamentos odontológicos costumam ser caros. Por essa razão, muitos ainda deixam de lado o acompanhamento, tendo em vista que os procedimentos pesam no orçamento e trazem insegurança ao usuário.

Powered by Rock Convert

Nesse contexto, portanto, contratar um plano odontológico é mais benéfico. Além de atribuir maior segurança ao contratante, uma única mensalidade pode cobrir diversos tratamentos importantes para a manutenção da saúde bucal.

Acesso às redes de atendimento

O contratante, ao aderir a um plano odontológico, tem acesso a uma ampla rede de clínicas e consultórios que o atendem. Isso permite que ele tenha maior facilidade para buscar atendimento, uma vez que pode encontrar estabelecimentos em diversas regiões da cidade.

Da mesma maneira, o paciente passa a ter acesso a uma extensa gama de profissionais especializados e capacitados para fornecer atendimento de qualidade e eficiência na realização de tratamentos preventivos.

Preservação da autoestima e autoimagem

Outro benefício atribuído pelo plano de saúde é o melhoramento da autoestima e da autoimagem do usuário. Isso, porque o cuidado com a saúde bucal também contribui para a estética do sorriso.

Dessa forma, o paciente passa a usufruir dos benefícios de ter dentes bonitos e bem-cuidados. Sem dúvidas, esse melhoramento interfere positivamente nas relações interpessoais que ele estabelece e na própria vida profissional.

Como escolher um bom plano odontológico?

São diversos os aspectos importantes a serem observados antes de contratar um plano odontológico, para que esse atenda às suas necessidades. Dentre os itens mais relevantes, estão:

  • registro da empresa fornecedora na Agência Nacional de Saúde (ANS);
  • ampla cobertura e tratamentos disponíveis;
  • disponibilidade de realização de procedimentos extras;
  • carência do plano odontológico.

Além disso, é fundamental que o contratante também observe questões práticas, como a abrangência do plano odontológico. Afinal, algumas empresas podem não contar com um número razoável de clínicas credenciadas. Isso interfere diretamente na possibilidade de o cliente realizar procedimentos de maneira facilitada e satisfatória.

Outra dica importante para que você opte pelo melhor plano de saúde odontológico é observar as avaliações dos clientes por meio de comentários online. Esse cuidado permite que você avalie quais são os maiores problemas identificados pelos consumidores e verifique as perspectivas dos atuais usuários.

O crescimento do plano odontológico no país reflete diversos aspectos positivos de conscientização dos indivíduos sobre a importância de cuidar da saúde oral. Hoje, o Brasil é referência com destaque mundial em tratamentos dentários, concentrando, também, o maior número de dentistas. Além de aquecer o mercado, essa consciência coletiva permite que as atuais gerações e as futuras possam usufruir dos benefícios de ter um sorriso bonito e saudável e gozar de mais bem-estar físico e emocional.

E então? Gostou das nossas dicas? Para saber mais sobre o tema e verificar condições para a contratação de um plano odontológico, entre em contato com a equipe da Golden Cross!

Powered by Rock Convert

Escreva um comentário

Share This