A contratação de um plano de saúde com uma boa cobertura é indispensável para assegurar o próprio bem-estar e também para proteger toda a família contra acidentes e demais imprevistos. Afinal, todo mundo deseja ter assistência médica de qualidade por um preço justo.
Nesse cenário, a coparticipação no plano de saúde é uma modalidade que vem ganhando cada vez mais destaque, no meio corporativo principalmente pelo custo-benefício que oferece. De qualquer forma, antes de contratar essa modalidade, é necessário entender um pouco mais sobre o assunto.
Mas afinal, como isso funciona na prática? Neste post, você vai entender o que é e quais são as vantagens da coparticipação no plano de saúde para as empresas. Acompanhe!
O que é a coparticipação no plano de saúde?
A coparticipação no plano de saúde é uma modalidade na qual o usuário paga uma mensalidade com valor mais acessível com o intuito de manter o vínculo com o plano. Além disso, também deve pagar uma taxa, que é devida apenas quando for utilizar os serviços oferecidos pelo plano de saúde, tais como consulta, exames, internações e demais tratamentos.
Trata-se de uma forma de contratação na qual o usuário paga um valor menor apenas para se manter vinculado ao plano de saúde e tem a garantia de cobertura de um plano tradicional. Contudo, deve pagar um valor específico no caso de custos extras.
Qual é a diferença entre plano com coparticipação e sem coparticipação?
Um plano sem coparticipação significa que o usuário tem o dever de pagar a mensalidade fixa estipulada no momento da contratação, independentemente de ele utilizar os serviços oferecidos na cobertura do plano.
É muito comum que nos planos sem a coparticipação, a empresa fique responsável por pagar o valor integral do plano de saúde concedido a seus funcionários. Estes, por sua vez, não têm que arcar com mais nenhuma despesa. De qualquer modo, não há como definir qual das modalidades é a melhor. A empresa escolhe a opção que melhor se adapta ao tipo de negócio desempenhado por ela.
No caso dos planos com Coparticipação, além da mensalidade serão cobrados valores relacionados a alguns procedimentos realizados. Esses valores costumam ser pagos diretamente pelos usuário.
É possível cobrar coparticipação em serviços de emergência?
A ANS não proíbe a cobrança da coparticipação nos casos de consultas, tratamentos e demais procedimentos de urgência. Diante disso, é possível deduzir que o plano pode cobrar taxas referentes aos serviços de emergência.
Qual o valor a ser pago?
A ANS não estabeleceu um limite para o percentual a ser cobrado dos usuários. No entanto, a recomendação é de que o valor seja de aproximadamente 30% do valor do serviço pago pelo plano. Na prática, o valor gira em torno de 20% e 30% do tratamento ou procedimento pago.
Quais são as vantagens da coparticipação?
Confira, a seguir, os maiores benefícios de optar por essa modalidade.
Mais economia
Essa modalidade traz mais proporcionalidade com relação ao uso e ao valor pago pelos serviços utilizados. Nesse sentido, quem tem maior necessidade de comparecer a consultas ou realizar tratamentos terá um custo maior, em comparação ao usuário que usa pouco o plano de saúde.
Tanto é assim que muitas empresas têm optado por oferecer esse tipo de convênio médico a seus empregados. Em alguns casos, a empresa assume apenas a responsabilidade de pagar pela mensalidade fixa e o empregado paga o valor relativo aos serviços por ele utilizados, ou vice-versa.
Praticidade no pagamento
O pagamento é realizado diretamente para a operadora do plano de saúde. Esse também é o caso de empresas que optam por oferecer o serviço aos seus funcionários. Nesse sentido, a própria empresa encaminha o extrato e o valor já vem discriminado na folha de pagamento.
Facilidade de acesso
A coparticipação possibilita o acesso a tratamentos de saúde de modo mais fácil e sem grande burocracia. Por outro lado, não há grandes riscos envolvidos na contratação dos serviços.
Segurança no trabalho
Trata de um bom incentivo para a empresa que tem a intenção de proporcionar um ambiente de trabalho saudável e também para construir uma cultura de saúde preventiva. Essa mentalidade de cuidado com os funcionários contribui para reduzir a incidência de doenças e casos de absenteísmo e turnover, além de criar uma equipe mais motivada e engajada, contribuindo para reter os talentos.
Quer saber qual é o e-mail da Golden Cross? Clique aqui e nos envie uma mensagem pelo Fale Conosco!