Entenda o custo x benefício da contratação de um plano de saúde

6 minutos para ler
Powered by Rock Convert

É de conhecimento comum que o sistema de saúde público no país apresenta deficiência de profissionais e insuficiência de recursos. Apesar das exceções, ser atendido com rapidez e qualidade costuma não ser uma realidade em grande parte das cidades. Diante desse cenário preocupante, a alternativa acaba sendo a contratação de um plano de saúde.

A opção pela rede privada de saúde é a melhor forma de ter um atendimento de qualidade e rápido com profissionais capacitados e experientes. No entanto, muitas pessoas ainda têm medo de contratar um plano e comprometer boa parte de sua renda financeira, o que é uma ideia bastante equivocada. Afinal, o custo-benefício acaba se tornando um dos motivos mais atrativos para quem é conveniado de um plano.

Está em dúvida sobre contratar um plano de saúde? Neste post, você vai conhecer os benefícios e os custos, além de tirar as próprias conclusões sobre se vale a pena ou não fechar esse tipo de negócio. Confira a seguir!

Relação custo-benefício de ter um plano de saúde

O atendimento na rede particular costuma ser inacessível para muitas pessoas, principalmente pelos valores cobrados. Para exemplificar, o atendimento em hospitais privados, especialmente para casos de urgência e emergência podem chegar a valores altíssimos. Além disso, pode ser indicado a realização de exames, a necessidade de internação e o uso de medicamentos. Isso sem falar nos casos de cirurgias que são bastante custosas e podem atingir milhares de reais. Tudo isso causa um desfalque grande no orçamento de uma pessoa e muitas vezes se torna inviável.

É por isso que a contratação de um plano de saúde que atenda às suas necessidades e de sua família acaba sendo a melhor opção. No início, pode até parecer um gasto desnecessário e superficial. Contudo, você deve pensar a médio e longo prazo. Afinal, a doença não tem hora marcada para chegar e o ideal é prevenir o quanto antes. Nada melhor do que ter o alívio de saber que pode contar com seu plano de saúde em caso de acidentes ou caso tenha sintomas desagradáveis que podem indicar doenças.

Benefícios de um plano de saúde

As dúvidas sobre ter um plano de saúde são bastante comuns. Esse questionamento leva em consideração a real necessidade de se comprometer com o pagamento e ter mais um gasto mensal, além de inseguranças sobre a efetiva qualidade da prestação de serviço e a insegurança sobre qual a melhor rede conveniada.

Para ajudá-lo a esclarecer sobre o assunto, confira, a seguir, os maiores benefícios de contar com o suporte de um plano de saúde.

Maior segurança e tranquilidade

Ninguém está livre de sofrer uma emergência de saúde, como é o caso de acidentes domésticos e no ambiente externo. Além disso, muitas doenças agem de maneira silenciosa e têm um diagnóstico difícil. Portanto, o ideal é estar sempre amparado e ter a tranquilidade de contar com o auxílio médico sempre que necessário.

Nesse sentido, a vantagem do plano de saúde é proporcionar maior segurança em uma eventual emergência, possibilitando o rápido atendimento em uma das unidades da rede credenciada.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Acomodações de qualidade em hospitais

As operadoras de planos de saúde fazem o credenciamento de clínicas, consultórios e hospitais renomados e de boa reputação no mercado. Assim, você terá a certeza de que será bem atendido quando precisar. Esses estabelecimentos contam com equipamentos de alta tecnologia e que têm a capacidade de atender às necessidades dos indivíduos.

Redução dos custos

No começo, parece que a contratação de um plano de saúde é uma despesa muito alta. Contudo, com o passar do tempo, você perceberá a redução de custos individuais com saúde de forma significativa. Você não precisará desembolsar valores separadamente para pagar uma consulta particular, por exemplo.

Caso tenha que realizar exames a pedido do médico, tudo poderá ser feito pelo plano, sem nenhum gasto extra. Além disso, muitas farmácias costumam oferecer descontos na compra de medicamentos para clientes de determinados planos de saúde. Tudo isso acaba gerando economias e afetando positivamente o seu orçamento.

Planos oferecidos conforme a faixa etária

As operadoras e seguradoras oferecem planos diferentes levando em consideração a faixa etária dos clientes. Dessa forma, pessoas mais jovens costumam ter gastos menores, logo arcarão com uma mensalidade menor. Se esse não é o seu caso, não se preocupe. As operadoras costumam oferecer descontos e condições facilitadas para outros indivíduos de acordo com o perfil.

Acesso aos melhores especialistas da área da saúde

Os planos sempre têm o cuidado de selecionar os melhores médicos e demais profissionais de qualidade para fazer parte da rede referenciada. Portanto, os clientes terão a segurança de que serão atendidos por especialistas capacitados e idôneos.

De qualquer forma, caso ache que o atendimento não cumpriu com as suas expectativas, você pode fazer a sua queixa indicando os motivos de insatisfação, para que a administração consiga fazer melhorias e orientar os profissionais no sentido de aperfeiçoar o atendimento.

Atendimento rápido

A ausência de horário disponível com médicos é uma das maiores reclamações de quem precisa de uma consulta urgente. Isso não costuma ocorrer com os panos de saúde, pois há uma variedade de profissionais, o que facilita a marcação de consulta em datas próximas, evitando que o cliente tenha que esperar por semanas para ser atendido.

Tipos de plano de saúde

Existem várias modalidades de planos de saúde. Cada tipo apresenta benefícios e obrigações específicas. Conheça, a seguir, os principais tipos de planos de saúde existentes:

  • plano ambulatorial: é mais básico e a cobertura garante acesso a consultas, procedimentos ambulatoriais, internações e cirurgias. No entanto, costuma haver restrições, conforme cada convênio;
  • plano hospitalar: oferece uma cobertura básica e internação hospitalar em quarto comum ou em UTI, sem prazos pré-definidos;
  • plano ambulatorial hospitalar com obstetrícia: garante a cobertura ambulatorial e hospitalar com atendimento para parto.

A contratação de plano de saúde é a melhor opção para quem zela pela saúde e bem-estar próprio e de seus familiares. Você só perceberá a real importância de um plano quando precisar acioná-lo. Fazendo as contas, a negociação acaba trazendo um excelente custo-benefício.

Você já contratou o seu plano de saúde? Está satisfeito com a escolha? Deixe um comentário! Gostaríamos de saber a sua opinião!

Powered by Rock Convert
Novos cenários causados pela COVID-19: quais os impactos para as empresas?Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário