Entenda quais as diferenças entre contenção fixa e móvel

3 minutos para ler

O aparelho ortodôntico é fundamental para corrigir vários problemas na arcada dentária, corrigindo disfunções no crescimento e no desenvolvimento do dente. Contudo, após o tratamento, o ideal é usar um dispositivo de contenção fixa e móvel para evitar que a dentição retorne à posição original.

No entanto, existem diferenças entre os dois tipos e, pensando nisso, preparamos este post para explicar o que é uma contenção fixa e móvel e quando devem ser usadas. Confira!

O que é uma contenção fixa?

A contenção fixa consiste em um fio metálico que é fixado na arcada dentária. Ele é colocado na parte posterior dos dentes anteriores, ou seja, na parte de trás dos dentes da frente.

De modo geral, o fio pode apresentar algumas curvas ou ser reto. Como o próprio nome diz, ele fica fixado nos dentes e permanece ali até o momento em que não é mais necessário.

O que é uma contenção móvel?

Já a contenção móvel é um item confeccionado de modo personalizado para cada paciente, que se encaixa no céu da boca e nos dentes. De modo geral, ele é feito em metal e em um tipo de plástico.

A contenção móvel pode ser tirada da boca pela própria pessoa, o que deve ocorrer no momento de escovar os dentes e se alimentar. Esse dispositivo não exerce pressões nos dentes, apenas evita que eles se movimentem.

Quais as diferenças entre contenção fixa e móvel?

Agora, você vai conhecer as principais diferenças entre contenção fixa e móvel. Confira!

Higienização

A higienização pode variar dependendo do tipo de contenção. No caso da fixa, é importante ter bastante cuidado para evitar o acúmulo de restos de alimentos na estrutura metálica, o que aumenta a multiplicação de microrganismos na área.

Nesse caso, é importante usar um fio dental com ponta rígida, também conhecido como passa-fio. Já na contenção móvel, é necessário retirar o dispositivo na hora de comer, escovando os dentes após as refeições.

Local de colocação

De modo geral, a contenção fixa é colocada na parte de trás dos dentes inferiores. Já a contenção móvel é usada nos dentes superiores, o que evita o retorno da arcada à posição original nessa área.

Possibilidade de remoção

Uma das grandes diferenças entre a contenção fixa e a móvel é em relação à possibilidade de remoção do dispositivo. A razão é que, enquanto a peça móvel deve ser tirada da boca no momento de se alimentar, a fixa entra em contato com alimentos.

Estrutura da contenção

A estrutura das contenções é um ponto que as diferencia. De modo geral, o dispositivo fixo é feito com um fio móvel e metálico, sendo confeccionado com dois materiais diferentes. Além disso, apresenta um formato personalizado para cada arcada dentária.

Agora que já conhece as principais diferenças entre contenção fixa e móvel, saiba que as duas opções são utilizadas após o tratamento com o aparelho ortodôntico. Para saber qual a melhor alternativa para você, lembre-se de se consultar com um dentista qualificado e especializado!

Gostou do conteúdo e quer ficar por dentro das novidades? Então, siga-nos nas redes sociais. Estamos no LinkedIn, Facebook e YouTube! 

Posts relacionados

Deixe um comentário