No dia 25 de outubro, comemora-se o Dia do Dentista no Brasil. Para homenagear esse profissional que estudou e trabalhou tanto para cuidar da nossa saúde bucal, nada melhor do que trazer dicas de alimentos que deixam os dentes – e a gengiva – mais fortes e saudáveis.

Ao cuidarmos bem de nossos dentes, evitamos o surgimento de diversos problemas, não é mesmo? Quando isso acontece, ajudamos os dentistas a desempenharem de forma ainda melhor o seu papel, que é manter o sorriso dos brasileiros bonito e saudável.

Antes de conhecer quais são esses alimentos, lembramos que seu consumo não substitui a escovação, tampouco dispensa visitas regulares ao dentista.

A combinação de uma dieta adequada com os cuidados necessários, porém, é o caminho para ter dentes muito mais fortes, saudáveis e bonitos.

O dentista, e sua saúde, agradecem.

Leia também: sete dicas para uma higiene bucal correta e eficaz.

Confira agora os alimentos amigos dos dentes e das gengivas

1. Leite e seus derivados

O cálcio presente no leite, no queijo e no iogurte é essencial para garantir dentes fortes e saudáveis. O nutriente faz parte da composição dos dentes e, em níveis adequados, garante uma boa saúde a eles, principalmente durante a sua formação.

E tem mais: além do cálcio, o leite e seus derivados são ricos em proteínas que agem no esmalte do dente, impedindo a aderência de bactérias e dificultando a formação da placa bacteriana.

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2. Folhas verdes escuras

Folhas escuras como alface, agrião, couve e espinafre são alternativas saudáveis para quem não gosta ou não tolera a lactose. Isso por que também são fontes de cálcio.

Além disso, essas verduras também são ricas em fibras, cujos benefícios você confere abaixo.

3.  Alimentos com fibras

Alimentos ricos em fibras, além de contribuir para a saúde gastrointestinal, fazem uma verdadeira “faxina” nos dentes, evitando a formação da placa bacteriana. Veja alguns exemplos de alimentos que são fontes desse nutriente.

  • Cereais como aveia, cevada e granola;
  • Frutas como maçã, pera, uva, caqui, ameixa, abacaxi, laranja, mamão, pêssego etc. Dica: quando possível, de preferência ao consumo de frutas com casca;
  • Legumes como beterraba e abóbora.

4. Pepino

Esse legume estimula a produção de saliva, indispensável para a higiene bucal. Com isso, ele acaba limpando naturalmente os dentes e removendo as bactérias.

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5. Uvas-Passas

A versão seca da uva contém um nutriente chamado ácido oleanólico que dificulta o crescimento de bactérias na boca e ajuda na prevenção de problemas como gengivite.

6. Água

O consumo de água é importante para eliminar restos de alimentos e açúcares da boca, assim como para reduzir a acidez bucal. Além disso, como a água das grandes cidades é “fluoretada”, ajuda a reforçar a resistência do esmalte do dente.

7. Alimentos ricos em Vitamina C

A vitamina C aumenta a imunidade, além de ser um antioxidante que deixa as gengivas fortes e saudáveis. Cuidado, porém, com o exagero no consumo de alimentos muito ácidos, como laranja e acerola, que podem causar desmineralização dos dentes.

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Dica: ao ingerir alimentos ácidos, faça em seguida um bochecho com água pura, ou beba um copo de água. Isso ajuda a neutralizar o ácido logo após sua ingestão.

Confira alguns alimentos ricos em vitamina C: lichia, laranja, limão, manga, abacaxi, goiaba, melão, kiwi, espinafre (olha ele de novo) brócolis e aspargos.

8. Alimentos ricos em Vitamina D

A principal função da vitamina D para a saúde bucal é o auxílio na absorção de cálcio e fósforo pelos dentes. Isso os torna ainda mais fortes porque essa absorção está relacionada com a fixação das bases dentárias.

Veja alguns alimentos ricos em vitamina D: peixes como truta, salmão, sardinha e tilápia; ovos; alguns tipos de cogumelos; e queijo fresco ou ricota. Saiba mais.

9. Castanha-do-pará

Os óleos contidos na castanha do Pará ajudam a formar uma película sobre os dentes, reduzindo a capacidade de as bactérias grudarem neles, prevenindo a placa bacteriana e as cáries.

Leia também: 10 mitos e verdas sobre as cáries.

10. Cenoura 

Além de ser rica em fibras, a cenoura estimula a salivação e mantém a boca hidratada, ajudando a remover resíduos, açúcares e ácidos.

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