Confiança nos profissionais de saúde: a importância de uma boa escolha

6 minutos para ler

A confiança nos profissionais de saúde é um requisito importante a ser avaliado e que influencia na escolha de médicos, dentistas, clínicas, hospitais e laboratórios. Afinal, os pacientes querem ser cuidados por pessoas capacitadas e confiáveis. Essa condição impacta diretamente no sucesso do tratamento e nos resultados desejados.

Os profissionais de saúde devem transmitir segurança naquilo que fazem e atuarem sempre com ética. Nesse sentido, a confiança nesses indivíduos envolve dois princípios: a privacidade e a confidencialidade. Trata-se de direitos garantidos aos pacientes e que estão regulamentados no código de ética profissional. Sendo assim, o desrespeito a essas regras é considerado crime, conforme previsão no Código Penal Brasileiro.

Neste post, você vai conhecer a importância de ter confiança e segurança nos profissionais de saúde que farão o seu atendimento. Confira!

O que são os profissionais de confiança?

Já ouviu falar no médico de família? Aquele profissional específico que todos da família ligam quando apresentam algum problema de saúde e necessitam de atendimento médico. Geralmente, esse profissional de saúde de confiança acompanha o paciente há bastante tempo, por anos ou até mesmo décadas.

Os profissionais de saúde de confiança demonstram capacidade e idoneidade no ofício que exercem. Eles apresentam uma sólida formação acadêmica e trabalham em locais onde são respeitados e valorizados.

Além disso, eles não são apenas médicos. Podemos ter confiança nos profissionais de saúde que atuam em outras áreas, como odontologia, fisioterapia, psicologia, nutrição, fonoaudiologia, entre outras opções. A ideia se baseia na consulta com especialistas que já são conhecidos pelos pacientes e que, portanto, já conhecem o perfil deles.

O profissional de confiança pode ser um médico generalista, como se fosse uma espécie de clínico geral. Desse modo, ele terá a função de realizar o atendimento inicial sempre que solicitado pelo paciente. Caso exista a necessidade, ele deverá solicitar a realização de exames ou encaminhar o paciente para outro especialista e, assim, dar continuidade ao atendimento.

Qual é a importância de ter profissionais de saúde de confiança?

O profissional de saúde de confiança transmite segurança para o paciente. Essa relação não é criada de uma hora para outra. Geralmente, ela costuma ser construída ao longo do tempo, durante cada consulta. Com o passar do tempo, o especialista de referência vai conhecendo o paciente, sobre os seus hábitos, a rotina, condições preexistentes, hábitos alimentares, sono, prática de exercícios físicos etc.

Com isso, o médico já conhece o histórico de saúde do paciente de maneira prévia, antes da consulta. Essa conduta é importante para evitar doenças e trazer o bem-estar biológico e psicológico. Nesse sentido, o objetivo é conhecer mais sobre a pessoa e passar a acompanhá-la durante a vida, auxiliando em problemas de saúde e buscando métodos de prevenir o surgimento de doenças. 

Muitas vezes, esse profissional é conhecido como médico de referência. Ele pode ser a figura que vai até à casa do paciente para prestar-lhe atendimento. Essa confiança se baseia em um atendimento humanizado, no qual o profissional se mostra disposto a ouvir, entender e aconselhar a pessoa, bem como escutar e respeitar as necessidades e queixas, com o objetivo de oferecer um tratamento digno e respeitável.

Powered by Rock Convert

Certamente, algum paciente já deve ter se queixado de ter ido a uma consulta que não durou nem 10 minutos e o médico mal olhou nos olhos dele. Essa conduta deve ser coibida e causa impactos negativos, tanto para o profissional quanto para o plano de saúde conveniado que presta serviços.

Ao ser atendido por um profissional de confiança, o paciente se sente mais motivado a seguir o tratamento recomendado. Além disso, essa pessoa pode entrar em contato com o médico, caso ache necessário e, assim, tirar dúvidas e pedir recomendações. Essa é uma forma de prevenção, uma vez que se torna mais fácil acompanhar o histórico de saúde.

Quando é a hora de trocar de profissional?

Um profissional de saúde deve exercer as suas funções sempre com conduta ética, baseada no respeito e diálogo com o paciente. Fuja de médicos que tratam as pessoas com desdém ou desinteresse. Se eles não se preocupam em criar e manter vínculos com seus pacientes, isso é um mau sinal.

Afinal, o fortalecimento de laços é essencial para acompanhar a condição do indivíduo e obter uma visão sistêmica, e não apenas sobre um problema de saúde. Caso tenha presenciado algum fato suspeito ou duvidoso, pode ser hora de trocar de especialista ou pedir uma segunda opinião. Você tem todo o direito de ser atendido pelo profissional que desejar.

Como escolher um profissional de confiança?

Escolher um profissional de confiança pode não ser uma tarefa tão fácil quanto parece. Apesar de existirem milhares de especialistas super capacitados e de qualidade no mercado, é necessário estabelecer um vínculo mútuo de empatia e familiaridade com o paciente.

Afinal, muitas vezes o indivíduo está vivendo um momento frágil e necessita de amparo. Nesse sentido, a escolha do profissional deve considerar fatores como empatia, compreensão, entrega e sintonia. Antes de escolher o médico, peça recomendação para amigos e pessoas da família. Eles podem conhecer alguém de confiança e farão a melhor avaliação para o seu caso.

Quais são as vantagens de ter um plano de saúde?

A contratação de um plano de saúde dispensa o trabalho de buscar por um bom médico, uma vez que a conveniada avalia os profissionais e aprova apenas aqueles que demonstraram capacidade para garantir um atendimento de qualidade e eficiência.

Confira os benefícios de contratar um plano de saúde:

  • possibilidade de escolher o médico ou outro profissional;
  • ter a segurança de um atendimento de qualidade;
  • bom custo-benefício;
  • fazer reclamações caso tenha ocorrido algum problema durante o atendimento.

Com saúde não se brinca! Você precisa ter confiança nos profissionais de saúde que farão o seu atendimento. Caso contrário, pode não ter uma boa experiência. O ideal é pesquisar o histórico e a reputação do profissional antes de agendar um atendimento e comparecer à consulta. Essa atitude ajuda a selecionar melhor os médicos e dentistas, por exemplo, evitando muitos transtornos.

É sempre bom selecionar um profissional de confiança para não cair em roubadas e prejudicar a sua saúde. Que tal dar esse conselho para seus amigos? Compartilhe este post nas suas redes sociais!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário