Saber como reduzir a carência do plano de saúde é uma preocupação bastante comum de quem deseja contratar um plano. Afinal, muitas vezes, há imprevistos que nos fazem ter a necessidade de contar com um atendimento médico antes do período de carência terminar.
O que muitos não sabem é que existem casos em que não é preciso esperar esse tempo. Para esclarecer tudo sobre o assunto, nós preparamos este conteúdo explicando sobre o tema. Acompanhe.
O que é carência de plano de saúde?
Trata-se do período de tempo em que o usuário do plano não tem acesso a determinados tratamentos ou procedimentos médicos ou odontológicos. Ou seja, você contrata um plano de saúde, paga o valor integral, mas é preciso aguardar um certo tempo até poder usufruir de todos os seus benefícios.
A carência é regulamentada pela Lei nº 9656/98 e pela Agência Nacional de Saúde (ANS), uma autarquia vinculada ao Ministério da Saúde responsável por regular e fiscalizar o setor de saúde suplementar no país, incluindo as operadoras de planos de saúde, visando garantir a proteção dos usuários e promover a defesa de seus interesses.
De quanto tempo é a carência?
Não há como definir um período, pois cada operadora pode estipular um tempo. Aliás, uma mesma operadora pode definir datas diferentes de acordo com cada modalidade dos planos e conforme a cobertura que oferece.
Porém, o período de carência deve estar sempre estipulado em contrato. Há prazos máximos estabelecidos em lei:
- 24 horas — para casos de urgência ou emergência, como em casos de acidentes ou lesões irreversíveis que comprometam a vida do paciente;
- 300 dias — para partos a termo, excluindo partos prematuros ou em situações de complicações na gravidez;
- 180 dias — para os demais casos.
- Além das carências, ainda existe a possibilidade de aplicação de CPT (Cobertura Parcial Temporária) para doenças e lesões preexistentes. Nesse caso, o beneficiário precisa cumprir o prazo de 24 meses para diversos procedimentos relacionados com a preexistência.
É importante frisar que esses são o prazo máximo estipulado pela Lei nº 9656. Contudo, existem formas de reduzir o tempo de carência. No caso da Golden Cross, pode ocorrer redução de carências dependendo do porte da empresa e se o beneficiário é advindo de alguma outra operadora.
Como reduzir a carência do plano de saúde?
Uma das formas é quando o associado está saindo de uma operadora e indo para outra. A Golden Cross, por exemplo, tem excelentes reduções para associados advindos de determinadas operadoras, desde que sejam cumpridas algumas regras. Para saber se você se enquadra, basta tirar a dúvida com os responsáveis.
Em outras situações, como novos associados que não tinham plano de saúde anterior, também pode haver redução na carência, dependendo do porte da empresa.
Entretanto, é importante destacar que a redução não se aplica para parto nem para os casos de cobertura parcial temporária. Ou seja, a Golden Cross oferece diversas possibilidades para diminuir o prazo de carência. Para isso, é preciso analisar as particularidades de cada situação.
Portanto, se você estava em dúvida sobre como reduzir a carência do plano de saúde, viu que contar com a Golden Cross é uma das melhores opções, basta que você se enquadre nas regras.
Então, entre em contato conosco e saiba se é possível diminuir o prazo para o seu caso.