Como reduzir a carência do plano de saúde? Entenda as possibilidades

4 minutos para ler

Saber como reduzir a carência do plano de saúde é uma preocupação bastante comum de quem deseja contratar um plano. Afinal, muitas vezes, há imprevistos que nos fazem ter a necessidade de contar com um atendimento médico antes do período de carência terminar.

O que muitos não sabem é que existem casos em que não é preciso esperar esse tempo. Para esclarecer tudo sobre o assunto, nós preparamos este conteúdo explicando sobre o tema. Acompanhe.

O que é carência de plano de saúde?

Trata-se do período de tempo em que o usuário do plano não tem acesso a determinados tratamentos ou procedimentos médicos ou odontológicos. Ou seja, você contrata um plano de saúde, paga o valor integral, mas é preciso aguardar um certo tempo até poder usufruir de todos os seus benefícios.

A carência é regulamentada pela Lei nº 9656/98 e pela Agência Nacional de Saúde (ANS), uma autarquia vinculada ao Ministério da Saúde responsável por regular e fiscalizar o setor de saúde suplementar no país, incluindo as operadoras de planos de saúde, visando garantir a proteção dos usuários e promover a defesa de seus interesses.

De quanto tempo é a carência?

Não há como definir um período, pois cada operadora pode estipular um tempo. Aliás, uma mesma operadora pode definir datas diferentes de acordo com cada modalidade dos planos e conforme a cobertura que oferece.

Porém, o período de carência deve estar sempre estipulado em contrato. Há prazos máximos estabelecidos em lei:

  • 24 horas — para casos de urgência ou emergência, como em casos de acidentes ou lesões irreversíveis que comprometam a vida do paciente;
  • 300 dias — para partos a termo, excluindo partos prematuros ou em situações de complicações na gravidez;
  • 180 dias — para os demais casos.
  • Além das carências, ainda existe a possibilidade de aplicação de CPT (Cobertura Parcial Temporária) para doenças e lesões preexistentes. Nesse caso, o beneficiário precisa cumprir o prazo de 24 meses para diversos procedimentos relacionados com a preexistência.

É importante frisar que esses são o prazo máximo estipulado pela Lei nº 9656. Contudo, existem formas de reduzir o tempo de carência. No caso da Golden Cross, pode ocorrer redução de carências dependendo do porte da empresa e se o beneficiário é advindo de alguma outra operadora.

Como reduzir a carência do plano de saúde?

Uma das formas é quando o associado está saindo de uma operadora e indo para outra. A Golden Cross, por exemplo, tem excelentes reduções para associados advindos de determinadas operadoras, desde que sejam cumpridas algumas regras. Para saber se você se enquadra, basta tirar a dúvida com os responsáveis.

Em outras situações, como novos associados que não tinham plano de saúde anterior, também pode haver redução na carência, dependendo do porte da empresa.

Entretanto, é importante destacar que a redução não se aplica para parto nem para os casos de cobertura parcial temporária. Ou seja, a Golden Cross oferece diversas possibilidades para diminuir o prazo de carência. Para isso, é preciso analisar as particularidades de cada situação.

Portanto, se você estava em dúvida sobre como reduzir a carência do plano de saúde, viu que contar com a Golden Cross é uma das melhores opções, basta que você se enquadre nas regras.

Então, entre em contato conosco e saiba se é possível diminuir o prazo para o seu caso.

Posts relacionados

Deixe um comentário