Como garantir um sorriso bonito e saudável?

10 minutos para ler

Se você também faz parte do grupo de pessoas que desejam saber como garantir um sorriso bonito e saudável para si mesmo e toda sua família, vai gostar de ler este post até o final.

Isso, porque, a seguir, vamos mostrar tudo o que você precisa saber sobre como manter os seus dentes belos e saudáveis. Você vai conhecer os fatores que podem prejudicar a aparência dos dentes, bem como aqueles que impactam a saúde bucal.

Ainda, é claro, apontaremos os tratamentos destinados a combater e prevenir as doenças bucais e as melhores soluções da odontologia estética. Esse é um ramo que está muito em alta, pois traz opções de procedimentos que ajudam a valorizar o sorriso e a imagem de um modo geral.

Quer descobrir como ter um sorriso perfeito? Continue a leitura!

A relação entre a saúde e a beleza do sorriso

A primeira coisa que você precisa saber é que não há como garantir um sorriso bonito se ele não estiver saudável. Para entender essa lógica, podemos ter como exemplo uma planta.

Se ela não recebe nutrientes, água e luz do sol para manter a sua saúde, ela não dará flores, certo? Também ficará debilitada, com folhas amareladas e praguejadas — e tudo isso compromete a sua vida. Ou seja, toda a beleza de uma flor somente pode ser contemplada se a planta estiver nutrida e saudável.

Com os nossos dentes, acontece a mesma coisa! Para que nosso sorriso seja bonito, é fundamental que ele receba os cuidados essenciais para manter a sua saúde.

Tanto os dentes quanto seus tecidos de sustentação necessitam de nutrientes e higiene para se manter fortes, o que se reflete em um aspecto muito mais belo e harmônico. Isso acontece porque, quando cuidamos bem da nossa boca, evitamos a proliferação de bactérias e fungos. Com isso, prevenimos os abalos que vão desencadear doenças.

Um sorriso bonito e saudável é aquele que recebe cuidados em casa e no consultório do dentista. Esse acompanhamento profissional é essencial para que intervenções sejam feitas a fim de combater problemas já existentes e prevenir aqueles que podem surgir no futuro, eliminando fatores de risco.

Fatores que podem prejudicar a aparência do sorriso

Grande parte dos problemas e das doenças bucais se manifesta em função da higienização inadequada. Com isso, os resíduos de alimentos que ficam presos no esmalte dos dentes e nos tecidos da boca favorecem a proliferação de bactérias.

Esses microrganismos desencadeiam a cárie, a gengivite e a periodontite — levando, talvez, a uma pulpite —, entre outras doenças.

Além disso, suas complicações podem acarretar problemas maiores, comprometendo a estrutura de sustentação dos dentes e desgastando o esmalte, de modo a causar lesões severas.

Diversos outros fatores também prejudicam a aparência do sorriso. Esse é o caso, por exemplo, do tabagismo, do uso de escovas inadequadas, do hábito de roer as unhas e do consumo de alimentos com corantes ou muito ácidos.

Genética

Mas não são apenas eles que interferem na beleza dos dentes. Algumas características da nossa genética também podem deixar o sorriso assimétrico e desarmônico — e, diferentemente dos fatores citados anteriormente, elas não podem ser evitadas.

Mas não é preciso conviver com essas características, até porque algumas delas causam abalos na saúde bucal. Os dentes que nascem apinhados ou desalinhados são um bom exemplo disso.

Além de prejudicar a aparência, eles estão mais propensos a desenvolver problemas, em função da dificuldade para realizar uma higienização adequada.

Para resolver essas questões, é possível realizar alterações na arcada dentária e no aspecto dos dentes! Hoje, pessoas de todas as idades podem passar por procedimentos e tratamentos odontológicos para conquistar um sorriso bonito e saudável.

Tratamentos para alcançar um sorriso bonito e saudável

O primeiro passo é entender a necessidade de manter uma boa higienização em casa.

É fundamental que os dentes sejam escovados por cerdas macias e creme dental enriquecido com flúor (sem exagerar na quantidade) e que o fio dental seja usado, pelo menos, uma vez por dia.

Além disso, é necessário fazer a profilaxia no consultório do seu dentista a cada seis meses ou conforme a recomendação do profissional.

O acompanhamento com o dentista é importante, ainda, para que ele possa recomendar tratamentos que vão ajudar a deixar o seu sorriso mais bonito. São pequenas correções em características que podem comprometer a saúde e o aspecto dos dentes.

Existem diversos ramos da odontologia que se destinam a valorizar a aparência dos dentes, harmonizar a estrutura bucal e realizar a reabilitação oral. Veja, agora, alguns dos procedimentos adotados para isso!

Restaurações

Tratamento para recompor a estrutura danificada de um dente, seja em função da cárie ou de traumas e fraturas no esmalte dentário. Nesse caso, o dente é reconstruído com resina, a fim de recuperar o seu formato original.

Clareamentos

O clareamento é realizado com o intuito de obter um tom mais claro quando os dentes estão amarelados ou apresentam manchas. É possível tratar todos os dentes ou realizar essa intervenção apenas naqueles que se mostrem diferentes dos demais.

Correções ortodônticas

Os tratamentos ortodônticos são feitos de forma personalizada com o uso de aparelhos que ajudam a reposicionar os dentes que nasceram desalinhados.

Powered by Rock Convert

A ortodontia também corrige problemas relacionados aos ossos da face e à mordida, garantindo mais simetria.

Facetas e lentes de contato

Uma opção para corrigir o formato, o tamanho, a posição e a cor dos dentes, as facetas e as lentes são próteses muito finas que devem ser coladas sobre o esmalte dentário, alterando sua característica natural.

Com elas, é possível mudar totalmente a aparência do sorriso, alcançando mais harmonia e simetria.

Implantes dentários

Um tratamento cada vez mais procurado e muito eficaz para substituir dentes que foram perdidos. Trata-se de um pino preso ao osso de sustentação dos dentes e que recebe uma prótese que imita o dente natural. Ela fica totalmente presa à boca, oferecendo segurança para comer, sorrir e falar.

Próteses

Podem ser fixas ou removíveis. As fixas são utilizadas quando há necessidade de restaurar um dente com grande destruição em sua coroa (blocos) ou para substituir algum elemento perdido (ponte fixa).

As removíveis são utilizadas para repor todos os dentes de uma arcada (prótese total ou dentadura) ou repor alguns dentes de uma arcada ( Prótese Parcial Removível ou Roach).

Gengivoplastia

Essa é uma cirurgia plástica realizada nas gengivas com o intuito de corrigir o formato de suas bordas. O cirurgião redesenha a gengiva para que ela fique mais arredondada e tenha a mesma altura em todos os dentes, garantindo um sorriso mais harmônico.

Gengivectomia

Embora também realizada na gengiva, essa cirurgia difere da anterior porque o seu intuito principal é fazer a retirada do excesso de tecido gengival.

Quando a gengiva recobre demais os dentes, por exemplo, esse tratamento é indicado para reduzir o seu tamanho e valorizar o formato dos dentes, também facilitando a sua higienização.

Botox odontológico

O botox, ou toxina botulínica, é usado para amenizar rugas e linhas de expressão e tem uma aplicação terapêutica na odontologia. Essa substância é adotada, entre outros fins, para minimizar o sorriso gengival e reduzir os sintomas do bruxismo.

Note que todos esses procedimentos e tratamentos contribuem, também, para manter o equilíbrio da saúde bucal. Isso prova, mais uma vez, que dentes bonitos são dentes saudáveis.

Pessoas de todas as idades podem valorizar o seu sorriso, não importa se os problemas que interferem na aparência são originários de doenças bucais ou de características genéticas. Sempre existe um procedimento adequado da odontologia para fazer as devidas correções!

Atitudes necessárias para alcançar um sorriso bonito e saudável

Para ter um sorriso saudável, são vários os aspectos que devem ser levados em consideração e que vão além de uma consulta com um dentista: é preciso começar com uma boa higiene bucal e uma alimentação equilibrada.

Além dessas atitudes, é necessário seguir algumas dicas para conquistar o tão sonhado sorriso bonito. Confira, abaixo, quais são.

Escove os dentes corretamente

A saúde dos dentes passa por uma boa higiene. Deixar restos de comida se acumulando pode estimular a proliferação de bactérias que provocam mau hálito e cárie.

Por isso, limpe os dentes pelo menos 3 vezes ao dia, durante 2 minutos, em movimentos circulares e suaves. Outra dica é usar fio dental a escovar a língua.

Não exagere no creme dental

O creme dental é um item que também deve ser levado em conta no momento de fazer a higienização bucal. Assim, ele precisa conter flúor, que auxilia na prevenção contra o acúmulo de tártaro.

No momento de escovar os dentes, não exagere na quantidade. Uma porção relativa ao tamanho de um grão de ervilha é o suficiente. Utilizar mais do que isso não garante que os dentes fiquem mais limpos.

Escolha a escova de dente correta

As cerdas da escova de dente precisam ser macias, e o recomendado é que a cabeça do objeto seja pequena. Com isso, ela alcançará todas as regiões da boca. Outra boa opção é optar por uma escova ultrassônica, que é focada na remoção de placa bacteriana.

No entanto, esse equipamento deve ser recomendado pelo seu dentista. No momento de higienizá-lo, lave com água corrente e o deixe de pé, para que seque mais rapidamente. Uma dica é não fechar as cerdas com as capinhas, já que isso torna o local propício para o crescimento de micro-organismos.

Mantenha uma alimentação saudável

Sabia que manter uma boa alimentação é muito importante para a saúde dos dentes? Isso, porque comer alimentos ricos em fibras auxilia na proteção bucal, eliminando resíduos que ficam na superfície dentária.

Visite o dentista regularmente

Ainda que você mantenha os cuidados bucais e não esteja sentindo nenhuma dor, visitar um dentista regularmente é muito importante. A prevenção é a maior aliada na hora de manter um sorriso bonito.

Em algumas situações, já temos um pequeno problema, como o início de uma cárie, e isso pode ser tratado em uma consulta preventiva, antes que se torne um contratempo maior. Por isso, vá ao profissional pelo menos duas vezes ao ano, para que ele possa verificar a situação dos dentes e gengivas.

Em todos os casos, há como garantir um sorriso bonito e saudável. Lembre-se de que a contribuição de um profissional experiente é fundamental para que ele possa indicar o tratamento ideal para o paciente, sempre respeitando seus desejos e assegurando o equilíbrio da saúde bucal.

Além disso, adquira um plano odontológico, que oferece vários benefícios, como uma qualificada e ampla rede de atendimento, reembolso de despesas, excelente custo-benefício, prevenção de doenças bucais e acesso a vários tratamentos.

Gostou deste post e tem alguma dúvida sobre o plano odontológico? Então, entre em contato conosco!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário