Um sorriso bonito é capaz de elevar a autoestima do indivíduo e, dessa forma, contribuir para que ele tenha uma vida mais feliz e satisfatória, entre outras coisas.

A manutenção da estética bucal, entretanto, depende de vários cuidados diários com a higiene. Nesse sentido, há muitas pessoas que pensam saber como escovar os dentes corretamente. Na prática, porém, diversos erros são cometidos durante a limpeza da cavidade bucal.

Pensando em esclarecer dúvidas sobre o tema para que você usufrua de todos os benefícios que a manutenção da saúde e da estética bucal trazem, abordaremos neste tutorial os procedimentos certos para a higiene dos dentes. Não deixe de ler até o final!

Como escovar os dentes corretamente?

O primeiro passo a ser dado para uma higiene bucal adequada é a escovação dos dentes. O procedimento deve ser realizado, pelo menos, três vezes ao dia e após as principais refeições.

Quanto ao produto ideal para a limpeza, é recomendado dar preferência às escovas de cerda macia e com pontas arredondadas. Isso porque, quanto maior a maciez, menor será a chance de ocorrer ferimento na gengiva ou remoção da esmaltação dos dentes.

Os impactos da abrasão repetitiva são amenizados pela leveza desse tipo de cerda, enquanto o formato arredondado do produto auxilia na limpeza de regiões pequenas ou mais escondidas da cavidade bucal.

Confira agora os procedimentos para uma escovação correta!

Escolha o creme dental

como-escovar-os-dentes-corretamente

Outro ponto importante a ser levantado para saber como escovar os dentes corretamente é a escolha do creme dental. A pasta, que auxilia na escovação, acompanha as necessidades de cada um. Há, no mercado, diversas opções ao consumidor, mas a preferência é que ela seja indicada por um dentista de confiança.

É importante ficar atento à presença de flúor no produto. A substância auxilia na proteção dos dentes e no combate às bactérias. Após fazer a sua escolha, coloque o creme na escova em quantidade equivalente ao tamanho de um grão de ervilha.

Faça movimentos suaves

como-escovar-os-dentes-corretamente

Após a preparação inicial, você poderá dar continuidade à escovação. Para tanto, segure a escova em um ângulo aproximado de 45º em relação à linha da gengiva. Comece deslizando as cerdas com pouca pressão e em movimentos circulares para frente e para trás, tanto sobre a parte frontal quanto sobre a parte posterior da arcada.

Lembre-se de percorrer por toda a superfície, especialmente ao longo da linha da gengiva, uma das regiões que pode acumular grande quantidade de resíduos de alimentos. Se desejar, siga a seguinte ordem:

  • passe a escova sobre as superfícies que estão voltadas para a bochecha;
  • escove a superfície interna dos dentes superiores e inferiores;
  • higienize as superfícies da mastigação.

Higienize a língua

como-escovar-os-dentes-corretamente

A superfície da língua também pode ser alvo de proliferação de bactérias que causam mau hálito e desenvolvem enfermidades bucais. A escovação da superfície lingual, portanto, é de extrema importância para a saúde oral.

Existem limpadores especiais para essa região, mas é possível higienizá-la com a própria escova de dentes, fazendo movimentos suaves e constantes.

Conserve a escova dental

como-escovar-os-dentes-corretamente

É importante, também, lembrar do modo de conservação das escovas para as próximas higienizações. Afinal, o armazenamento incorreto do produto pode auxiliar no acúmulo e na proliferação de bactérias prejudiciais à saúde da boca.

Para evitar que isso aconteça, após a escovação, lave bem a escova dentária com água e retire o excesso de umidade batendo-a na pia. Procure não limpar as cerdas em toalhas e guarde-a em posição vertical.

Vale lembrar que a troca do produto de limpeza deve ocorrer a cada três meses ou quando houver desgaste das cerdas de tal modo que torne ineficiente a higienização.

Como utilizar o fio dental?

O uso do fio dental é tão indispensável quanto o da escova de dente. Afinal, nem todos os cantos da arcada são alcançados pelas cerdas. O fio, portanto, tem a função de eliminar resíduos de alimentos alojados entre os dentes em pequenos espaços. Confira como utilizá-lo a seguir.

Corte o fio e posicione-o

como-escovar-os-dentes-corretamente

Primeiro, corte aproximadamente 40 centímetros do fio dental. Para utilizá-lo da maneira correta e sem machucar a gengiva, enrole ambas as extremidades nos dedos médios. Após esse procedimento inicial, posicione os polegares para que você possa controlar o movimento do fio.

Passe o fio entre os dentes

como-escovar-os-dentes-corretamente

Após posicioná-lo entre os dedos, segure firmemente o fio dental e mova-o em formato de C entre os dentes. Lembre-se, também, de puxá-lo para cima e para baixo contra as paredes da arcada dentária. Isso permitirá uma remoção mais eficaz das placas bacterianas e uma limpeza completa.

Enxágue a boca

como-escovar-os-dentes-corretamente

 

Após a escovação dos dentes e o uso do fio dental, lave a cavidade bucal com água em abundância.

Cuidar da saúde bucal é de extrema importância para a prevenção de doenças e a maximização do bem-estar físico e social. Entretanto, usufruir desses benefícios exige saber como escovar os dentes corretamente e seguir uma rotina de limpeza da cavidade bucal.

Tenha sempre em mente que, apesar da eficácia desses cuidados, frequentar um dentista é indispensável para o acompanhamento da saúde dentária.

E então? Gostou das nossas dicas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso ao conteúdo e saibam os benefícios de uma higiene bucal adequada!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Escreva um comentário

Share This