Apesar do Brasil estar passando por um contexto econômico desafiador, muitas empresas ainda têm dificuldades de reter profissionais talentosos.

Desta forma, é natural que as organizações se esforcem para buscar diferenciais que atraiam e retenham os melhores profissionais do mercado.

De acordo com pesquisa realizada pela consultoria Catho, os planos de saúde empresariais são uma das melhores opções do ponto de vista dos colaboradores. No levantamento, para 74,5% dos profissionais, os convênios médicos são um dos benefícios mais importantes oferecidos pelas empresas.

Esse resultado coloca os planos de saúde a frente inclusive de outros benefícios, como a participação nos lucros, previdência privada e até o vale-refeição.

Diante desse contexto, escolher um plano de saúde empresarial é uma decisão muito importante. Muitos empreendedores, empresários e profissionais de RH, no entanto, ainda têm dúvidas sobre o que considerar na hora da contratação.

Neste post, nosso objetivo é ajudar você e sua empresa a planejar melhor esse passo, que de fato é estratégico.

Planejando a contratação de um plano de saúde

No mercado é possível encontrar diversos tipos de planos elaborados para atender a diferentes perfis de organizações.

Para saber qual é o mais adequado, sua organização vai precisar conhecer algumas características do negócio e dos seus colaboradores; Informações essas que influenciam diretamente na escolha do plano.

Veja alguns exemplos de dados que certamente irão auxiliar sua empresa na hora de escolher o melhor plano de saúde:

  • Necessidades de viagem demandadas pelo negócio;
  • Lista dos municípios com filiais (se houver);
  • Distribuição dos beneficiários pelas faixas etárias;
  • Regiões/bairros onde moram os colaboradores.

Como utilizar essas informações?

Com base nos dados obtidos, a contratação do plano de saúde certamente torna-se mais assertiva. Com as informações em mãos, é possível tomar decisões importantes, principalmente quanto à abrangência do plano, sua rede referenciada e benefícios adicionais. Entenda:

Abrangência geográfica

Para escolher o plano, a empresa deve levar em conta a região de atuação, se há filiais em outras localidades, além das necessidades de viagem.

Empresas com filiais em diferentes estados ou com funcionários que precisam viajar, por exemplo, costumam precisar de uma cobertura nacional.

Rede referenciada

Trata-se do conjunto de médicos, consultórios, laboratórios, centros especializados, prontos-socorros e hospitais que atendem a um determinado plano de saúde.

Powered by Rock Convert

A rede referenciada não é um produto estático. Ela varia de acordo com o plano contratado, podendo ser mais básica ou mais ampla. Ao escolher um plano, portanto, tenha muita atenção à rede referenciada.

Avalie também os benefícios adicionais

Como a cobertura de procedimentos médicos em um plano de saúde obedece a um rol mínimo de procedimentos determinados pela ANS, os convênios procuram diferenciar-se uns dos outros com base na qualidade da rede referenciada (acima) e dos benefícios adicionais.

Por isso, na hora de contratar um plano empresarial, verifique quais benefícios estão incluídos e quais podem ser adicionados, avaliando assim os mais interessantes para a sua empresa e seus colaboradores.

Veja alguns exemplos de benefícios muito valorizados por empresas e profissionais:

  • Descontos em medicamentos

A operadora firma parcerias com diversas redes de farmácias proporcionando descontos em medicamentos e outros produtos sem custo adicional para o cliente.

Benefício incluído nos planos Golden Cross.

  • Aconselhamento médico por telefone

Serviço em que médicos ficam à disposição dos clientes para sanar dúvidas e dar orientações sempre que necessário.

Empresas com mais de 30 beneficiários têm o benefício incluído no seu plano de saúde Golden Cross. Nos demais casos, ele pode ser adquirido à parte.

  • Atendimento médico-domiciliar

Serviço que disponibiliza ambulância com UTI móvel para atender urgências e/ou emergências em domicílio.

Empresas com até 29 beneficiários têm o benefício incluído no seu plano de saúde Golden Cross. Nos demais casos, ele pode ser adquirido à parte.

Entenda as diferenças entre atendimento de urgência e de emergência

  • Plano odontológico

Cada vez mais empresas têm recorrido a esse tipo de plano como um benefício adicional para os colaboradores. Além de estimular a prevenção, ele geralmente tem um excelente custo-benefício e as despesas com sua contratação podem ser deduzidas do IR. Entenda.

Empresas com até 29 beneficiários têm o plano Goldental incluído no seu plano de saúde Golden Cross. Nos demais planos, ele pode ser adquirido à parte.

Powered by Rock Convert

Escreva um comentário

Share This