O dentista é aquele profissional que se preparou arduamente, durante muitos anos, para cuidar da saúde bucal das pessoas. Dizer que ele tem um papel relevante para toda a sociedade não é exagero. Afinal, a evolução da odontologia está diretamente associada ao bem-estar da população como um todo.

Nada mais justo, portanto, do que aproveitar a chegada de Outubro, o Mês dos Dentistas, para reconhecer e divulgar o trabalho desse profissional de saúde.

Por ocasião dessa data comemorativa, nosso blog vai tratar de diversos assuntos relativos ao universo da odontologia. Já neste primeiro post, conheça algumas dicas para escolher o melhor dentista para você, seja ele particular ou conveniado a um plano odontológico.

Vamos lá?

Primeiro passo: busque um dentista perto de você

Salvo em casos especiais, como em um tratamento muito específico, ir ao dentista deve ser prático e cômodo. Afinal, a ideia é que você faça visitas regulares.

Por isso, você deve priorizar sua busca em bairros próximos aos da sua residência ou do seu local de trabalho.

Não há mal algum em pedir ajuda

Uma vez definida a região, você pode recorrer a um modo muito usado pelos brasileiros para escolher prestadores de serviços: a indicação de amigos, familiares, colegas etc. De fato, não há problema algum nisso – você só deve tomar alguns cuidados.

Primeiro, verifique se a pessoa realmente conhece as qualidades profissionais de quem está indicando. Em outras palavras: se ela não está apenas tentando ajudar um amigo.

Não tenha vergonha de perguntar como é o trabalho do profissional, por que ele está sendo indicado etc. Se seu colega não souber responder, ele não conhece essa pessoa profissionalmente, e talvez valha a pena continuar a busca, não é mesmo?

Uma dica importante é procurar pessoas que você realmente conhece e confia. Geralmente, seguir as sugestões delas facilita muito a escolha de um profissional.

Powered by Rock Convert

Outro caminho é a busca através dos próprios profissionais de saúde que atendem sua família. Eles certamente ficarão muito satisfeitos em poder ajudar.

Existem ainda algumas outras sugestões fornecidas pela Associação Dental Americana sobre fontes que podem ajudar você na escolha de um dentista. Elas são muito interessantes. Confira:

  • Ligue ou escreva para a sociedade odontológica do seu estado;
  • Além do local do consultório, verifique se os horários são convenientes para você;
  • Se você estiver de mudança, seu dentista atual pode fazer alguma indicação.

Procurando um dentista de plano odontológico

Se você tem um plano odontológico Goldental ou outro similar, a dica para encontrar o dentista certo é bem parecida. A única diferença é que você já parte de uma lista de profissionais conveniados, filtrados pela sua região de interesse, disponibilizadas no portal da operadora.

Com a lista em mãos, você pode submetê-la às mesmas fontes citadas acima e, assim, ter mais assertividade na escolha do seu dentista.

A primeira visita é fundamental para confirmar sua escolha

Mais do que preço ou tecnologia, estudos mostram que confiança e segurança são os pontos mais importantes para os pacientes na relação com os dentistas. Por isso, apenas marcar a consulta após as indicações ainda não é o passo definitivo para você bater o martelo.

Em outras palavras, somente após sua primeira visita você poderá perceber se esse é o “dentista certo”. Nesse sentido, observe atentamente os seguintes pontos:

  • Avalie se o local parece ser limpo e organizado, começando pela recepção e banheiros. Verifique também a presença de itens descartáveis e se os equipamentos usados foram corretamente higienizados;
  • Observe se, durante a entrevista, sua história médica e odontológica foi devidamente anotada e se o dentista estava mesmo interessado em conhecer você;
  • Verifique ainda de que forma você poderá ser atendido em caso de emergência, dentro ou fora do horário normal, pelo próprio dentista ou um colega.
  • Perceba se o dentista explica adequadamente as técnicas de higiene bucal que vão lhe ajudar a evitar problemas como tártaro, cáries etc. Esse é um bom sinal de que ele está realmente interessado em cuidar de você.

Confiança é o mais importante

Acima de tudo, você precisa sentir-se seguro e confiar no seu dentista. Afinal, com o conhecimento técnico que tem, ele será o responsável por tomar todas as decisões acerca do seu tratamento.

Por isso, se essa confiança se perder, seja na primeira consulta ou após anos de tratamento, você pode buscar ajuda de outro profissional.

Conheça o Plano Odontológico Goldental

A Golden Cross possui um plano odontológico completo e flexível, o Goldental, que oferece uma ampla rede credenciada, condições especiais de reembolso e muito mais.

São 10 tipos de planos, desde o básico, que cobre o rol mínimo obrigatório, até planos com diversos procedimentos adicionais.

Fique por dentro de todas as vantagens que o Goldental oferece – clique aqui.

Powered by Rock Convert

Escreva um comentário

Share This