Como escolher um médico? Veja o que observar com estas 6 dicas!

6 minutos para ler

Muitas vezes, a escolha por um médico é feita com base nas necessidades momentâneas do paciente, como urgência ou uma demanda que precise de uma solução rápida. Dessa forma, em algum momento da vida, será necessário encontrar um profissional de uma especialidade a que você nunca precisou recorrer antes.

E aí que surge a dúvida para a maioria das pessoas: como escolher um médico para se consultar pela primeira vez e ter certeza de um atendimento que atenda todas as necessidades? Primeiramente, é fundamental buscar informações e referências sobre o profissional antes de marcar uma consulta. Além disso, contar com uma rede referenciada e confiável de um plano de saúde permite que o usuário tenha maior segurança.

No entanto, existem várias outras dicas importantes para garantir que tudo seja feito da melhor maneira possível e atenda às suas necessidades. Para ajudar você nesse processo, separamos 6 critérios para tomar as melhores decisões na hora de escolher um médico. Confira!

Veja 6 dicas de como escolher um médico de forma segura e confiável

Entendemos que, em situações emergenciais, não existe muito tempo para escolha. Porém, na grande maioria dos casos, aprender como escolher um médico de forma assertiva e confiável é essencial para cuidar da saúde da melhor maneira possível.

Como existem muitos profissionais disponíveis por aí, selecionamos 6 dicas para ter em mente na próxima vez que for preciso encontrar um especialista para você ou sua família.

1. Ouvir indicações de conhecidos

Com certeza, uma das primeiras coisas a serem feitas na hora de escolher um médico é pedir indicações de conhecidos, familiares e amigos. É muito importante ouvir o que as pessoas que você conhece e confia têm a dizer sobre esse tipo de profissional.

Tire suas dúvidas, pergunte como foi a consulta, se o médico foi atencioso e passou segurança e se ele tem experiência na área. Essas informações são fundamentais para garantir que você encontre um bom profissional. Mas lembre-se: nem sempre o que é bom para os outros é bom para você, por isso, além de ouvir indicações, realize outras pesquisas complementares.

2. Observar o currículo do profissional

Se você não tem esse hábito ainda, agora é hora de começar. Cheque sempre o currículo do profissional que você está pesquisando e confirme se o nome aparece em, pelo menos, duas listas de referência: a da associação brasileira da especialidade a que ele pertence e a do conselho regional de medicina do estado em que você está. Essas pesquisas são muito simples de serem feitas hoje em dia, graças às plataformas digitais.

3. Analisar a infraestrutura da clínica médica

O ambiente da clínica do profissional precisa ser um espaço adequado, confortável, limpo e com capacidade para atender o público da melhor maneira possível. Por isso, avalie a estrutura do local desde a recepção, observando climatização, iluminação, conforto e o relaxamento que ele proporciona.

Powered by Rock Convert

4. Pesquisar a qualidade técnica 

Como falamos no tópico do currículo, observar a qualidade técnica do profissional é fundamental. Por isso, busque informações sobre a capacitação do médico, seja por opiniões ou formação acadêmica. Essa é uma maneira de ter mais clareza e certeza do conhecimento que ele transmite.

5. Buscar informações online

Atualmente, existem plataformas próprias de indicações e marcações de consultas com médicos. Por meio de uma rápida busca na internet, é possível encontrar muitas informações sobre esse profissional, como formação, referências e até mesmo avaliações de outros pacientes, com notas, críticas e comentários. É importante também descobrir o tempo de atuação do médico na área e os casos em que ele tem mais experiência.

Com um pouco de paciência e sem gastar nada, é possível encontrar vários especialistas e ser direcionado para os melhores profissionais. Alguns sites, além de contarem com uma ampla rede de médicos, também permitem que você tire dúvidas rápidas ou até mesmo converse com o especialista previamente.

6. Priorizar o bom atendimento e a segurança

Por fim, mas não menos importante, a forma como um médico trata seus pacientes na consulta faz toda a diferença. Essa mesma regra se aplica ao atendimento de funcionários de um hospital e enfermeiros, por exemplo. Por isso, quando procurar um médico, independentemente da área de atuação, busque garantir que você será bem tratado e terá seus questionamentos respondidos com paciência e delicadeza. 

Dessa maneira, o profissional garante confiabilidade e segurança durante a consulta, demonstrando domínio da situação e investigando o caso de forma profunda, se precisar. É fundamental que o paciente, não importa qual seja o problema de saúde, veja o médico como uma pessoa de confiança e que possa esclarecer dúvidas e acabar com anseios.

Para ainda mais segurança, invista em um plano de saúde

Seguindo essas 6 dicas, fica muito mais fácil aprender como escolher um médico corretamente e de forma assertiva. Além disso, investir em um plano de saúde garante que você conheça o corpo clínico disponível e tire todas as suas dúvidas sobre o profissional antes da consulta.

Em uma visão que foca em qualidade de vida e prevenção para você, é essencial ter acesso à assistência à saúde sempre que necessário. Dessa forma, é essencial que seu planejamento de vida contemple um bom plano de saúde, garantindo o cuidado com o corpo em todas as fases da vida, desde o nascimento até o envelhecimento.

Isso porque o plano de saúde permite que você tenha sempre contato direto com um bom médico e um hospital que ofereça o melhor atendimento possível, tendo a total certeza de consultas com confiança e segurança.

Agora que você já sabe como escolher um médico de maneira correta e observando critérios importantes, pode ter certeza de que encontrará profissionais que valorizem você como paciente e tomem decisões corretas para manter sua saúde e bem-estar em dia.

Gostou desse conteúdo? Então convidamos você a assinar nossa newsletter e receber em primeira mão informações tão importantes quanto essas. Assim, você encontrará dicas e sugestões para ter mais saúde no seu dia a dia!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário