Veja 6 dicas de como escolher hospital ou clínica para ir

6 minutos para ler

A pandemia do coronavírus enfatizou a importância de se poder contar com um sistema de saúde de qualidade — ou, ainda, um plano de saúde com cobertura ampla. Em caso de necessidade, ser bem atendido e ter a garantia de que vai receber um tratamento adequado é a melhor segurança que um paciente deseja ter.

Na dúvida de como escolher hospital, o ideal é poder contar com a melhor estrutura, além de estar atento a particularidades e benefícios que só as melhores redes oferecem.

Neste artigo, você vai encontrar algumas dicas de como tomar essa decisão de forma consciente e acertada. Continue a leitura!

O que define um bom hospital?

O cuidado com a saúde é complementar. Uma vez que se cuida da alimentação, por exemplo, com o auxílio de um nutricionista, faz-se igualmente necessário cuidar da saúde mental, com um psicólogo (ou psiquiatra, de acordo com o caso). Por essa razão, um hospital que oferece diversas especialidades se sobressai. Hoje, isso se percebe por meio de, principalmente, equipes multiprofissionais, cujos médicos integram o trabalho uns dos outros.

Outro ponto que vem ganhando bastante relevância é o tratamento humanizado. As consultas rápidas, com quinze minutos de duração, vêm perdendo espaço para diálogos mais complexos e acompanhamentos regulares, que fazem toda a diferença para deixar o paciente tranquilo em relação ao seu quadro.

Por fim, uma estrutura moderna, com equipamentos de última geração, não apenas chama a atenção, mas possibilita diagnósticos precisos e tratamentos mais eficazes, principalmente nos casos graves, que exigem um cuidado maior por parte da equipe médica e da própria instituição.

Como escolher o hospital? Veja 6 dicas

Há critérios específicos que devem ser levados em conta antes de escolher um hospital ou clínica para ir, seja para uma consulta simples, seja para uma emergência. Em uma situação de vulnerabilidade, é fundamental se sentir confiante sobre como será tratado, do início ao fim. O que isso significa, na prática? Entenda!

1. O local preza pela segurança das pessoas?

Sabe-se que hospitais são locais propícios para contrair doenças. Afinal, é lá que elas são tratadas. Por isso, você deve analisar se há uma preocupação apropriada com os protocolos de segurança e higiene e se esses são levados a sério pelo staff. Aliás, uma vez que isso seja uma prioridade para a equipe interna, torna-se facilmente perceptível ao público externo.

2. Como é o feedback dos seus usuários?

Ao colocar o nome de uma empresa no Google, logo aparecem as avaliações de seus visitantes ou usuários e, lá mesmo, já dá para ter uma noção do que esperar. O atendimento acontece na hora marcada? Os atendentes são gentis? A localização é fácil de se encontrar? Em geral, essas respostas se apresentam no meio dos comentários das pessoas.

Não se deve basear apenas nisso para saber mais sobre uma instituição, mas é uma forma válida de se descobrir informações úteis. Além disso, você deve pesquisar entre amigos e conhecidos para ver se algum deles utiliza o hospital ou plano de saúde e se vale a pena contratar.

Powered by Rock Convert

3. O serviço é personalizado?

O hospital ou clínica oferece facilidades aos seus clientes? Isto é, possibilita-lhes aproveitar os serviços de forma cômoda e rápida? Uma forma de identificar isso é por meio do processo de marcação de consulta. É possível fazê-lo de forma remota, pela internet (seja por site ou app)?

A rotina do dia a dia exige que usemos tais comodidades para nos dedicar a atividades mais importantes. Se um hospital lhe propicia isso, pode ser um ponto essencial a se considerar!

4. Oferecem atendimento humanizado aos pacientes?

Um atendimento humanizado vai além de um recepcionista gentil. Em uma situação vulnerável, com a saúde fragilizada, o que um paciente mais precisa é de atenção, sentir que seu quadro é levado a sério e que ele será atendido da melhor maneira possível, bem como seus acompanhantes.

Então, deve ser uma prioridade fazer essa análise, desde a portaria até o pós-atendimento, caso seja necessário retornar para acompanhamento. A linha de tratamento deve ser padrão em todo o hospital. Ser tratado com gentileza e zelo faz toda a diferença na hora de avaliar ou contratar um serviço de saúde.

5. A infraestrutura é adequada?

Antes de tomar a decisão, faça uma visita ao hospital. Essa fase é fundamental para analisar sua infraestrutura e se informar sobre como são suas instalações, se os equipamentos são de ponta etc. Geralmente, uma empresa de saúde que investe nisso faz questão de promover o bem-estar de todos, inclusive internamente. Então, não será difícil averiguar.

Esse ponto é crucial, em especial, para os casos de intervenção de emergência. O paciente deve estar seguro a respeito disso. Afinal, se vier a precisar, é melhor que possa contar com um serviço completo, além de um staff qualificado e disponível para lhe atender.

6. O staff é capacitado?

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos mostrou que os americanos gastam mais tempo escolhendo um carro do pesquisando um bom médico. Apesar de o estudo não ter sido realizado no Brasil, é possível que, por aqui, as pessoas tampouco se dediquem a analisar o profissional para quem vão entregar sua saúde.

Mesmo assim, é indispensável conhecer minimamente os médicos que atuam em um hospital, antes de escolhê-lo. Sendo a medicina um setor que se atualiza todos os dias, os profissionais que atuam nela devem investir em especializações a fim de aprimorar seus conhecimentos e serviços prestados.

Por fim, o que pode auxiliar a escolher um hospital ou clínica é, antes, optar por um plano de saúde que tenha uma ampla abrangência, isto é, que seja aceito em uma quantidade razoável de instituições de saúde e, assim, permita a seus usuários mais opções na hora da necessidade.

O acesso a um plano de saúde pode favorecer, inclusive, a escolha de um bom hospital ou clínica, visto que essas empresas buscam ampliar sua oferta de serviços por meio de organizações com credibilidade cujo atendimento seja qualificado e, assim, possam disponibilizar a melhor rede de atendimento.

Ainda em dúvida sobre como escolher hospital? Entre em contato conosco para mais informações! Será um prazer ajudar você. 

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário