Saber como definir metas para a pequena empresa é a base para a conquista de seus objetivos. É por meio delas que o gestor passa a ter conhecimento sobre as ações que devem ser tomadas para conquistar os resultados planejados. Contudo, para que elas sejam válidas, devem ser bem planejadas antes de quaisquer definições.
Tendo em vista que, para ter bastante sucesso, é necessário saber aonde se quer chegar, nada mais prático do que definir metas individuais e específicas. Desse modo, a empresa pode se nortear e criar um caminho certeiro em direção ao que almeja.
Neste post, vamos apresentar algumas dicas práticas de como definir metas alcançáveis para uma pequena empresa. Confira!
1. Analise a situação da empresa
O primeiro passo para definir metas na empresa é compreender qual é a situação atual da corporação. Assim, realize uma pesquisa sobre os resultados alcançados, os seus pontos negativos e positivos e entenda o que deve ser melhorado.
É fundamental colher o feedback dos funcionários para conhecer melhor os gaps de gestão e alinhar a expectativa para aumentar a otimização do desempenho. Essa é uma ótima prática para a gestão de pessoas, sendo as metas a serem alcançadas. Não se esqueça de que elas precisam ser realistas, claras e com prazo definido.
2. Defina os objetivos
Para viabilizar o alcance da meta, somente indicar o que precisa ser melhorado não é o suficiente. Por exemplo, caso a empresa tenha que aumentar o número de clientes, definir apenas isso é bastante vago e não fornece um direcionamento claro sobre o que deve ser feito.
Nesse caso, o gestor pode reformular a meta para torná-la mais clara, como aumentar o número de clientes em 20% no período de 5 meses. Viu só como o objetivo ficou mais claro?
Indique também uma sugestão de ação que pode ser adotada para alcançar os objetivos, como enviar promoções para um cliente inativo, fazer prospecção ativa, investir em uma estratégia de marketing etc.
3. Acompanhe os indicadores
Também conhecidos como KPIs, os indicadores consistem em métricas que indicam a redução ou o avanço de sua performance segundo os objetivos da empresa. Com ações claras e o planejamento estratégico, fica mais fácil entender o que os números e os gráficos estão demonstrando.
Esse monitoramento atua como uma referência para definir os próximos passos tomados ou o que precisa ser repensado.
4. Defina os planos de ação
O plano de ação é definido a partir das metas elaboradas. Ele consiste em um conjunto de medidas que podem contribuir para o resultado alcançado ser satisfatório.
Após a criação do plano, vale a pena realizar uma análise de viabilidade das ações, ajustando alguns pontos. Depois da conclusão, envolva os funcionários e deixe-os cientes das metas e do que é preciso fazer para alcançá-las.
Agora que já sabe como definir metas alcançáveis na pequena empresa, saiba que é fundamental determinar os principais objetivos e acompanhar os indicadores para obter um bom resultado. Caso contrário, fica difícil direcionar os esforços e conquistar os propósitos.
Gostou de saber como definir metas para a empresa? Então, não deixe de compartilhar este conteúdo em suas redes sociais e mantenha os seus amigos bem-informados!