Como aumentar o número de clientes na quarentena?

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A pandemia do novo coronavírus, sem dúvidas, tem afetado a economia de forma significativa, comprometendo o orçamento de micro e pequenas empresas. Esses estabelecimentos têm sofrido duras consequências do isolamento social e da queda das vendas. 

Nesse contexto, muitos empreendedores se perguntam como aumentar o número de clientes mesmo na crise. Afinal, a saúde do negócio depende da constante inovação e atualização diante dos diferentes cenários de mercado, não havendo espaço para a resignação.

A verdade é que o momento exige novas estratégias e perspectivas, de modo a que a organização continue crescendo e alcance outros públicos. Pensando nisso, separamos para você alguns esclarecimentos sobre o assunto, além de dicas para atrair clientes neste período de incertezas. Confira!

Como ter mais clientes na quarentena?

Como visto, na atual conjuntura, é importante adotar novas posturas e estratégias para criar oportunidades e se manter no mercado. Confira, agora, algumas das ações que você pode colocar em prática na empresa!

Realize vendas online

A comercialização via internet é uma tendência que, há anos, tem feito empresas adaptarem a sua produção. Diversos empreendimentos, antes mesmo da crise, já apostavam nessa ideia, tendo em vista as oportunidades que os canais digitais geram. Tudo isso em função da mudança dos hábitos de consumo da população, que, agora, opta pelo conforto das compras online.

É preciso pensar, portanto, que, ao investir nas vendas por canal digital, você projetará o seu negócio não apenas durante a quarentena, mas, também, para o período pós-pandemia. 

Por outro lado, para conquistar clientes e ampliar seu negócio é preciso pensar nas necessidades específicas do seu público-alvo, planejando boas experiências de compra e buscando plataformas de venda de fácil manuseio.

Invista em marketing digital

A partir do isolamento domiciliar, diversas ações de divulgação deixaram de ser eficientes. Por outro lado, o marketing digital se destaca, já que a comunicação online é cada vez mais presente. Nesse sentido, vale a pena buscar uma aproximação com o público, especialmente por meio das plataformas sociais.

Assim, a empresa será vista e lembrada não apenas por clientes antigos, mas, também, por novos consumidores. É importante que sua equipe planeje a comunicação, desenvolvendo estratégias e um orçamento para apostar na visibilidade do negócio.

Aprimore o atendimento

Não basta saber como aumentar o número de clientes por meio do marketing digital, é preciso pensar na fidelização desse público a longo prazo. Para tanto, um bom atendimento é indispensável. É por meio dele que a empresa ganha credibilidade e melhora a experiência do consumidor.

Neste momento de quarentena, vale rever a lógica das equipes e, se necessário, estimular a produtividade no trabalho remoto. O ideal é que os funcionários estejam à disposição para responder às demandas do público, esclarecendo dúvidas e solucionando problemas. Melhorar a comunicação é essencial para atrair novos compradores.

Seja inovador

Em períodos de crise, a inovação é quase uma necessidade para se destacar diante da concorrência e sobreviver no mercado. Muitos empreendedores ainda engessam a gestão de empresas em modelos tradicionais de venda e atendimento, perdendo grandes oportunidades do momento. Ao contrário, o que se deve é estimular a criatividade e o espírito da inovação na sua equipe.

Uma dica é reunir os colaboradores semanalmente para identificar pontos de melhoria e propor novas soluções para o negócio. Alguns restaurantes, por exemplo, estão investindo em sistemas de delivery, enquanto outros têm oferecido vouchers de desconto, promoções e incentivos ao cliente para divulgar a marca. 

Também é interessante pensar em novos portfólios e aproveitar o momento para modernizar as vendas.

Preocupe-se com a segurança dos clientes

Manter um bom relacionamento com o cliente, preocupando-se com a sua saúde e segurança, é fundamental neste momento. Por isso, mantenha-o informado sobre as medidas adotadas pela empresa para conter o avanço da pandemia, alertando, inclusive, para cuidados básicos que devem ser tomados por todos.

Além de estabelecer relações de confiança, essas atitudes pequenas demonstram transparência e ética em um momento crítico para os brasileiros. Se possível, fixe comunicados nos canais da empresa e prepare a equipe para responder dúvidas recorrentes — sobre as novas formas de entrega de produtos e serviços, por exemplo.

Por que é importante se adaptar neste período?

Em época de instabilidade, a primeira medida adotada por muitos empreendedores é a redução de custos para a otimização do orçamento e a contenção de prejuízos financeiros. Apesar de importante, é preciso ponderar a extensão desse tipo de ação, tendo em vista que períodos como este também podem representar oportunidade de crescimento e captação de novos clientes.

Nesse sentido, vale avaliar o que deve ser contido e no que se pode investir para melhorar o atendimento ao público. A adaptação, afinal, é indispensável para atender aos novos contextos e necessidades e, assim, sobreviver no mercado.

Como vimos, muitas tendências que emergem atualmente, como a migração do público para os canais online, têm em vista o longo prazo. A própria transformação digital é um processo que foi acelerado em decorrência da pandemia, mas que já era esperado há anos.

O que é preciso fazer para conquistar a confiança do cliente de forma duradoura?

Saber como aumentar o número de clientes é tão importante quanto manter o consumidor no empreendimento. Sendo assim, é preciso que cada ação colocada em prática pelo negócio seja planejada no curto e no longo prazo. Portanto, ao implementar qualquer mudança estratégica, pense em soluções que podem ser mantidas por sua empresa nos próximos anos.

Ou seja, identifique quais alternativas para se sobressair na quarentena também podem gerar frutos no futuro. Ao optar por essas soluções, você cuidará tanto da captação quanto da fidelização de novos compradores.

Vale lembrar, ainda, que, embora o isolamento social possa ter fim em breve, alguns novos hábitos do consumidor serão incorporados efetivamente, o que representa uma grande oportunidade para a sua empresa enxergar além da crise e se expandir no mercado de forma duradoura. Agora pode ser o momento para reestruturar a lógica produtiva do negócio e, também, ganhar a confiança de seus futuros compradores.

Saber como aumentar o número de clientes e crescer na crise é fundamental para que a sua empresa sobreviva diante das dificuldades impostas pela pandemia e se desenvolva ainda mais. É preciso pensar que, apesar dos desafios, é possível gerenciar a crise e vislumbrar um futuro melhor.

Para tanto, tenha em mente a importância do estímulo à equipe e a necessidade do planejamento para colocar as estratégias em prática e encaminhar o negócio em direção ao futuro do mercado.

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