Clima organizacional: entenda o que é e por que ele é importante!

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É comum que as organizações não prestem atenção aos levantamentos internos e acabem deixando passar excelentes oportunidades de aprimorar a gestão da empresa de forma simples e eficiente.

Por exemplo, muitos gestores não se dão conta de que, investindo no clima organizacional, é possível melhorar a produtividade da equipe e colher bons resultados. 

Afinal, uma empresa se faz, fundamentalmente, das pessoas que trabalham nela, não é? Então, por que não investir em estratégias que influenciem positivamente o ambiente e a maneira como seus colaboradores realizam suas funções? 

Assim, itens como motivação, satisfação, relacionamento entre funcionários, modelo de gestão e políticas de RH são essenciais na busca por um empreendimento próspero e saudável

Neste post, falaremos sobre todos os aspectos do clima organizacional. Acompanhe!

O que é clima organizacional?

O clima organizacional é uma ferramenta criada para mapear e identificar, a partir da percepção de colaboradores, como anda o clima dentro da empresa. Todos os elementos mensuráveis e perceptíveis do ambiente corporativo o compõem, portanto.

Esse é o principal indicador de satisfação dos colaboradores de uma instituição, considerando vários aspectos corporativos, como comunicação, valorização profissional, valores empresariais e modelos de gestão hierárquica.

Assim, o estudo do clima organizacional revela o ânimo geral e individual dos membros de uma empresa. Para que esse índice seja formado, os funcionários consideram fatores como:

  • benefícios oferecidos;
  • capacitação profissional;
  • carga horária;
  • ferramentas de trabalho;
  • participação ativa em objetivos;
  • relação de hierarquia;
  • remuneração justa.

Qual é a importância do clima organizacional?

O impacto direto ou indireto de todos esses fatores nos funcionários de uma empresa influencia não somente a saúde e o comportamento desses profissionais, sendo, também, uma forma de motivação. Afinal, colaboradores mais felizes e engajados com a empresa entregam melhores resultados, com menos erros.

Essa é uma maneira de criar um caminho de crescimento sustentado, já que, a partir da implementação de um clima organizacional positivo, é possível que uma empresa crie uma base fundamental para evoluir, enfrentando os desafios que o mercado impõe diariamente com o total apoio de seus contratados.

Para que isso funcione, é preciso que líderes e gestores percebam essa pesquisa como uma das principais ferramentas para a gestão dos recursos humanos. Ela pode ajudar não somente na melhoria do ambiente corporativo e na produtividade, como, também, na retenção de profissionais qualificados, evitando a perda de talentos — o que, além de prejudicar seu negócio, fortalece a concorrência.

Como fazer uma pesquisa de clima organizacional?

É preciso entender que já existe um clima dentro da empresa, não sendo, assim, algo que possa ser criado do zero. Portanto, a preocupação deve estar em como identificá-lo e melhorá-lo constantemente.

Separamos, aqui, os principais passos para a realização da pesquisa de clima organizacional, fazendo com que a prática possibilite a identificação de fatores ligados diretamente à produtividade, criando maior clareza sobre a equipe.

Defina os objetivos

Para que a pesquisa de clima funcione, é preciso criar um planejamento estratégico. A organização deve definir o que pretende alcançar com essa prática e quais ferramentas pode usar para tal. Confira, a seguir, alguns aspectos que devem ser considerados durante o processo:

  • benefícios;
  • engamento baixo de colaboradores;
  • falta de comprometimento da equipe;
  • grandes taxas de absenteísmo;
  • índices altos de turnover;
  • plano de carreira;
  • relacionamento ruim com gestores e líderes;
  • salário.

Essas são apenas algumas dificuldades enfrentadas pela empresa. Para entender melhor, conversar com o responsável pelo RH pode ser uma boa solução. Esse profissional conseguirá direcionar a pesquisa com o olhar voltado para aquilo que causa os problemas, encontrando as melhores soluções.

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Elabore um questionário

Depois que os objetivos forem definidos, é preciso entender qual metodologia será usada para aplicação de questionário — múltipla escolha ou dissertativa. Crie perguntas claras, objetivas e bem formuladas e as disponha em uma ordem lógica.

Um ponto muito importante para a eficácia da pesquisa é garantir aos colaboradores que as informações sejam sigilosas e que não serão usadas contra eles em nenhum momento futuro. Não adianta de nada realizar a pesquisa para retaliar quem estiver insatisfeito.

Você pode usar questionários personalizados ou criar uma lista de e-mail para o envio, usando a tecnologia a seu favor. Assim, não se perdem horas no processo, e você terá mais tempo para elaborar ações estratégicas.

Informe os detalhes aos colaboradores

A transparência é fundamental para uma boa pesquisa de clima organizacional. Deixe sempre muito claro para os colaboradores qual é o objetivo desse processo e as melhorias que isso gerará ao trabalho.

Para que seu time se sinta confortável para utilizar a ferramenta, lembre-se de ser franco em suas metas e encontrar o melhor caminho para captar as respostas de forma eficiente. Isso é muito importante, uma vez que a qualidade dos retornos depende diretamente de quão à vontade estarão as pessoas ao preencher o questionário.

Reúna as informações e analise os dados

Faça uma compilação de todos os dados obtidos em sua pesquisa e organize-os de acordo com os critérios determinados no planejamento. Com tudo tabulado, é hora de analisar as informações obtidas e interpretar as tendências apontadas nelas. Nesse momento, você pode usar filtros para realizar análises específicas, aplicando melhorias direcionadas.

Identifique, também, os pontos fracos e fortes que sua empresa apresenta e vá criando soluções possíveis para cada um dos problemas encontrados, organizando-os em ordem de prioridade, de modo a facilitar o processo de execução.

Um grau muito alto de insatisfação com gestores e líderes, por exemplo, indica a necessidade de treinamentos internos para esses profissionais ou, até mesmo, uma mudança na cultura organizacional.

Além disso, é muito pertinente compartilhar essas informações com seus colaboradores, para que eles tenham ciência da seriedade do processo e participem de forma mais ativa nas próximas pesquisas — sem jamais expor identidades, é claro.

Coloque em prática

Depois que você identificou todas as falhas e áreas de melhorias dentro da sua empresa, é hora de repassar os aspectos de engajamento trabalhados e colocar as ações pensadas em prática.

Cursos e capacitação profissional podem ser uma boa maneira de começar a mudar o clima organizacional. Fornecer uma boa infraestrutura, rever os benefícios, melhorar o plano de carreira e potencializar a gestão de pessoas podem ser ótimas maneiras de aplicar os novos conhecimentos.

Quais são os benefícios de um bom clima organizacional?

Ficou bastante claro quanta importância um bom clima organizacional tem dentro de uma empresa. Essa ferramenta auxilia na melhora constante da produtividade e desempenho da instituição e pode solucionar questões de forma eficiente.

Entre os principais benefícios da pesquisa na organização, temos:

  • aperfeiçoamento de liderança;
  • aumento na motivação e engajamento de colaboradores;
  • auxílio e favorecimento na tomada de decisões;
  • boa imagem em um mercado competitivo;
  • maior produtividade e menor número de erros;
  • melhora contínua no ambiente de trabalho;
  • potencialização e fortalecimento da comunicação interna;
  • redução de rotatividade na empresa.

Investir em clima organizacional é uma maneira de criar profissionais mais satisfeitos com os processos, gerando maior motivação, engajamento e disposição nas tarefas diárias.

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