O sorriso é considerado um verdadeiro cartão de visitas. Afinal, quanto mais bonito, brilhoso e radiante ele for, maior é a chance de passar boa autoestima, confiança e cordialidade. Em busca de dentes mais brancos, muitas pessoas recorrem ao clareamento dental em casa.
Apesar do interesse, ainda existem várias dúvidas a respeito do assunto. Por exemplo, é seguro comprar kits na internet? Esse tipo de clareamento realmente funciona?
Neste post, vamos explicar como funciona o clareamento dental caseiro e a importância de consultar um dentista especializado para realizar a técnica. Confira!
O que é o clareamento dental em casa e como funciona?
Muitas substâncias abrasivas, como sucos cítricos e café, retiram o esmalte dentário. Isso provoca um processo degenerativo, que deixa a boca desprotegida e sucessível a ação de microrganismos patogênicos.
O clareamento dental é um tratamento que restaura os dentes manchados ou amarelados, bem como a saúde bucal da pessoa. Esse procedimento deve ser feito por um dentista, com o acompanhamento de um protocolo bem definido.
A técnica utiliza produtos à base de peróxido de hidrogênio, que quebram as camadas de detritos e pigmentos. Isso resulta em moléculas removíveis e menores, restaurando o brilho dos dentes.
O clareamento dental em casa funciona?
De modo geral, a eficácia do clareamento dental em casa depende do seu tipo. Receitas caseiras, como aquelas que levam produtos encontrados na despensa, como bicarbonato, vinagre e banana, só acarretam prejuízos.
O carvão ativado ou kits sem aprovação do Conselho Federal de Odontologia também não funcionam e ainda colocam a saúde bucal do paciente em risco. As únicas técnicas eficientes são aquelas que usam peróxidos.
No clareamento dental em casa confiável e obtido em uma clínica odontológica, existem duas alternativas. Uma consiste no uso de um gel noturno durante 6 horas, em média. Na outra, a pessoa o utiliza por 2 horas, no decorrer do dia. Assim, apesar de ser caseiro, tem a supervisão de um profissional.
Por que é importante ter o acompanhamento de um dentista?
Conhecer os perigos do clareamento dental caseiro pode ajudar a compreender a necessidade de contar com um dentista preparado para fazer o procedimento de maneira correta. O profissional é formado na área, além de conviver diariamente com tratamentos dentários para executar técnicas de clareamento com alta eficiência.
Além disso, um procedimento que funciona para uma pessoa pode não ter o mesmo efeito para outras. Por isso, é importante analisar cada situação e verificar qual é a melhor opção. Cabe aos dentistas realizar essas ponderações e continuar o tratamento.
Quais são as vantagens do clareamento dental caseiro e no consultório?
Agora, você vai ficar por dentro das vantagens de realizar o clareamento dental em casa e no consultório. Veja!
Vantagens do clareamento dental em casa
- Facilidade de aplicação do produto;
- intervalo do procedimento menor;
- dentes clareados de forma homogênea.
Vantagens do clareamento dental no consultório
- Procedimento rápido;
- seguro e indolor;
- acompanhamento mais próximo do dentista.
Agora que você já sabe o que é clareamento dental em casa e como funciona, lembre-se de que é fundamental consultar um dentista especializado antes de dar início ao tratamento. Isso porque o profissional poderá indicar o melhor produto e explicar como você deve realizar o procedimento.
Gostou do texto e quer ficar por dentro de outros conteúdos desse tipo? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter!