Para deixar o sorriso mais bonito e branquinho, existem algumas alternativas recomendadas: o clareamento dental caseiro e o efetuado em consultório. Mas tenha cuidado! Essas duas soluções são orientadas por profissionais, mesmo que a primeira ocorra em casa.
Isso se difere de um clareamento dental caseiro por conta própria, como ao usar bicarbonato de sódio, limão, vinagre e outros. Contar com esses elementos não é recomendado por não clarear os dentes e colocar a região em riscos.
Percebe como existem dúvidas comuns sobre clareamento dental caseiro? Continue a leitura e entenda como esse procedimento funciona, custo, vantagens e desvantagens e muito mais!
O que é clareamento dental caseiro?
Esse procedimento consiste no clareamento dos dentes, como o próprio nome sugere, feito em casa pelo próprio paciente. Para isso, os profissionais devem fornecer os instrumentos adequados e orientar como eles devem ser usados.
É importante reforçar que esse método se difere de outros clareamentos dentais caseiros efetuados por conta própria. É o caso do já mencionado uso do bicarbonato de sódio. Estes não trazem resultados efetivos, como o senso comum afirma. E ainda, deixam os dentes mais sensíveis e suscetíveis a infecções e outros problemas de saúde.
Como funciona o clareamento dental caseiro?
Existe um passo a passo adequado para o clareamento dental caseiro eficiente e seguro. Saiba mais sobre isso!
Avaliação bucal
O funcionamento do clareamento dental caseiro é iniciado quando o dentista avalia a saúde bucal do paciente. Essa etapa é importante para garantir que não existam doenças, como cáries, gengivite e outros problemas.
Caso contrário, é importante tratá-los previamente, para que seus dentes não sejam impactados com o gel clareador, uma substância ácida composta por peróxido de carbamida.
Normalmente, é comum que os pacientes passem por uma limpeza dentária, tratamento bucal para prevenir tártaro e outras enfermidades na região. A presença delas pode até impedir o bom funcionamento do clareamento dental. Feito isso, você é encaminhado para o processo de branqueamento.
Desenvolvimento da moldeira
Assim, é iniciado o desenvolvimento de moldeira da arcada dentária inferior e superior, geralmente feitas em acetato. Muitas vezes, os profissionais registram fotos antes do uso delas para comparar a evolução no fim do tratamento.
O desenvolvimento da moldura não costuma levar muito tempo, finalizada no mesmo dia solicitado ou no dia seguinte, em geral. Então, o dentista deve efetuar os ajustes na moldeira do paciente e entregar o kit clareador, incluindo a moldagem e uma seringa com gel clareador.
Junto com isso, o profissional de saúde também deve passar um tutorial de como utilizar o kit adequadamente para que o procedimento seja tranquilo. É importante ouvir e seguir as recomendações com atenção para evitar qualquer problema, como maior sensibilidade nos dentes.
Início do procedimento
Após ter o kit em mãos e estar ciente das orientações do dentista, o paciente já pode iniciar as sessões em casa. Geralmente, é orientado que isso ocorra todos os dias durante uma hora por três semanas. No entanto, o tempo de uso também varia conforme a coloração que você almeja alcançar.
Outra recomendação é que o paciente consulte o dentista a cada semana para avaliar a evolução do tratamento. Afinal, a ideia do clareamento caseiro é otimizar o tempo do paciente. No entanto, a visita ao dentista continua sendo necessária.
Para maior compreensão, saiba que as substâncias envolvidas nesse clareamento são menos concentradas que as aplicadas em consultórios. Então, os resultados tendem a ser gradativos, embora sejam igualmente eficientes para diminuir dentes amarelados.
Quais as vantagens do clareamento dental caseiro?
Optar pelo clareamento dental caseiro pode oferecer diversas vantagens. Saiba mais sobre elas a seguir!
Praticidade
Não é preciso fazer grandes mudanças na rotina durante o tratamento para clarear os dentes com o procedimento caseiro. Assim, trata-se de uma opção muito vantajosa para quem tem o dia a dia corrido e precisa de opções mais práticas.
Custo reduzido
Conforme mencionado, o clareamento dental caseiro é o procedimento mais acessível para quem quer clarear os dentes, sem que a segurança seja comprometida. E ainda, o custo reduzido não reflete na ineficiência do tratamento.
Agentes clareadores menos concentrados
Essa característica do clareamento dental caseiro é o que explica os resultados em menos tempo, se comparados ao efetuado em consultório. No entanto, isso também possibilita que o gel clareador seja aplicado em vários dentes em simultâneo, com menor oferecimento de riscos.
Efeitos reverso muito baixos
O clareamento dental caseiro é considerado um procedimento conservador de baixo risco, quando feito sob supervisão de um profissional. Ainda assim, o efeito reverso mais comum é a maior sensibilidade dentária, o que deve ser relatado ao dentista.
Nesses casos, é indicado o uso de flúor ou cremes dentais específicos para minimizar esse efeito. Em alguns casos mais raros, a sensibilidade pode ser maior. Assim, o dentista pode recomendar a suspensão do tratamento.
Quais são as desvantagens do clareamento dental caseiro?
Da mesma maneira que existem vantagens no uso do clareamento dental caseiro, alguns pontos negativos precisam ser considerados. Confira!
Reações alérgicas
Algumas pessoas relatam sofrer de alergia ao usar os componentes do clareamento dental caseiro, em especial o peróxido. Então, é possível que algumas partes da região bucal, como a gengiva, fiquem irritadas até 3 dias após a aplicação do produto.
Resultados não são vitalícios
É preciso repetir o tratamento do clareamento caseiro periodicamente, já que os resultados proporcionados não são vitalícios e duram apenas alguns anos, quando bem aplicados. Além disso, não é recomendado repeti-lo com frequência para não danificar o esmalte do dente, tornando ele sensível e poroso.
Como o clareamento dental caseiro é feito?
A forma mais comum e indicada para o clareamento dental caseiro é com os já citados gel clareador e moldeira. O gel é administrado na moldeira, adaptada a arcada dentária de cada paciente. Esse produto é indicado para reduzir camadas impuras e amareladas da dentição.
Então, é recomendado aplicar esse produto à noite, preferencialmente em horários que você pode ficar sem falar. O tempo de aplicação costuma ser cerca de 60 minutos. Após finalizá-lo, é o momento de retirar o produto e higienizar como os hábitos rotineiros. No entanto, não é indicado contar com enxaguante bucal e cremes dentais coloridos nesse período.
Quais são os tipos de clareamento dental caseiro?
Existem diversas maneiras de buscar clarear os dentes em casa, algumas são seguradas e indicadas pelos dentistas, outras não. Saiba mais!
Moldeira de silicone
Trata-se da modalidade mencionada, uma das mais comuns e recomendadas. Ela funciona com o desenvolvimento de uma arcada dentária adaptada a cada paciente. Feito isso, deve ser aplicado um gel clareador na moldeira, com seringa ou tubo, para clarear os dentes.
Creme dental clareador
Esses produtos podem contar com peróxido de hidrogênio e peróxido de carbamida. O primeiro é associado a remoção de manchas no esmalte dentário, comumente causadas pelo consumo de alimentos. O segundo ingrediente também é útil no clareamento e faz isso com menos desgaste mineral, que causa sensibilidade nos dentes.
Bicarbonato de sódio
Esse produto atua como um abrasivo útil para remoção de manchas suaves e superficiais nos dentes, o que torna a aparência deles mais branca. No entanto, o uso desse ingrediente só pode ocorrer sob orientação profissional. Caso contrário, é possível prejudicar a sua saúde bucal e não ter o embranquecimento desejado.
Carvão ativado
Junto com o bicarbonato de sódio, vinagre e outros produtos caseiros, o cartão ativado se popularizou pelo senso comum. Segundo ele, esse produto consegue clarear os dentes. Contudo, seu uso não é recomendado e pode trazer sérias consequências para a saúde e até aparência do seu sorriso.
Quais são as diferenças entre o clareamento dental caseiro e o feito em consultório?
Os dois métodos podem proporcionar o resultado almejado, quando seguidos corretamente. No entanto, a diferença entre eles diz respeito ao custo, tempo para realização dos procedimentos e percepção dos efeitos.
Assim, a melhor opção entre um tratamento ou outro depende das suas condições financeiras e disponibilidade de tempo para realizar o tratamento. Por exemplo, ao optar pelo clareamento caseiro, o procedimento é efetuado com mais praticidade e flexibilidade. Então, avalie se esses aspectos são prioritários para você.
De qualquer maneira, tanto o clareamento dental caseiro quanto o efeito em consultório precisa da supervisão de um profissional. O primeiro para diagnosticar a sua saúde bucal e autorizar o tratamento, além de ensinar como aplicá-lo e acompanhar o desempenho. O segundo para administrar as sessões no consultório.
Quais são os riscos do clareamento dental caseiro?
Especialmente se o clareamento dental caseiro for efetuado sem supervisão de um dentista, o paciente coloca a saúde bucal em risco. Conheça os principais problemas que podem surgir!
Manchas
Durante o tratamento é necessário restringir alguns alimentos da dieta, como os dentistas orientam. Desrespeitar essa orientação pode levar ao surgimento de manchas, além de prejudicar o resultado do clareamento.
Sangramentos gengivais
Se você já lida com sensibilidade na gengiva, o clareamento dental pode ser um gatilho para esse problema. Logo, é importante tratá-lo previamente para depois ponderar clarear os dentes.
Queimaduras
As substâncias presentes no clareamento caseiro podem causar queimaduras na cavidade oral, quando não usadas corretamente e com o rigor exigido pelo dentista.
Pulpite
O clareamento dental caseiro feito incorretamente pode levar a pulpite, a consequência mais grave do descumprimento das orientações odontológicas. Trata-se de uma inflamação na polpa dentária, parte interna dos dentes onde ficam os vasos sanguíneos e os nervos.
Qual é a importância de um bom dentista?
Conforme mencionado, existem diversos riscos no tratamento do clareamento dental caseiro, quando efetuado sem acompanhamento profissional. Por isso, é importante buscar um bom dentista para evitar os problemas citados. Afinal, a sua intenção é elevar a autoestima ao tornar a aparência dos dentes mais bonitas.
Assim, o descaso com a escolha do profissional pode comprometer esse objetivo é contribuir para o surgimento de manchas na região, por exemplo. Além disso, esse comportamento também pode levar ao surgimento de problemas bucais.
Outra consequência é não alcançar o resultado pretendido pelo tratamento. Ou seja, você perde o dinheiro e o tempo investido em busca do clareamento dental ao não contar com um bom dentista. Por isso, faça uma escolha cautelosa desse profissional, como ao pedir feedback de outros pacientes e analisar qual oferece o melhor custo-benefício.
Então, tirou suas dúvidas sobre os tipos de clareamento dental caseiro, a diferença para a versão feita em consultório e outras informações importantes sobre o assunto? Como visto, trata-se de uma opção mais prática e acessível, ideal para quem busca isso sem que os resultados do tratamento sejam comprometidos.
Gostou do nosso post e quer ficar por dentro de outros conteúdos relacionados? Nos siga nas redes sociais! Estamos no Facebook, YouTube e LinkedIn!