A candidíase oral, também conhecida como sapinho, é uma infecção provocada pelo excesso do fungo Candida albicans na boca. Ela é mais comum em bebês, principalmente por conta da baixa imunidade, e também em adultos que estejam com o sistema imune enfraquecido por conta de HIV, gripes e outras doenças.
O fato é que a candidíase oral tem cura, mas é importante ficar atento aos sinais para conseguir tratá-la de maneira rápida. Neste post, mostraremos o que é a doença e quais são os seus sintomas. Confira!
O que é a candidíase oral e quais são as causas?
A candidíase oral é responsável pelo surgimento de vários sintomas que afetam diferentes regiões da boca, embora sejam mais comuns na área da língua. Além de prejudicar a saúde bucal, a doença causa prejuízos para outros locais, espalhando-se para a pele e órgãos do sistema respiratório.
O problema pode surgir em pessoas de várias idades, mas é mais comum em bebês. Portanto, conhecer as suas causas é fundamental. De modo geral, a candidíase oral está relacionada com a imunidade.
Ou seja, a pessoa pode ter o fungo e nunca manifestar a doença. Com a queda da imunidade, acontece a proliferação desses seres microscópicos e o desenvolvimento da doença. As principais causas são:
- alimentação inadequada;
- uso de alguns medicamentos;
- doenças autoimunes;
- infecções respiratórias;
- estresse.
Quais são os sintomas da candidíase oral?
Para reconhecer a candidíase, é fundamental ficar de olho em alguns sintomas:
- dor para se alimentar;
- lesões brancas espalhadas pela boca;
- feridas brancas na língua;
- pele rachada e seca nos cantos da boca;
- sensação de algodão dentro da boca;
- alterações no paladar.
Quais são os cuidados para prevenir a candidíase oral?
Agora que já sabe o que é a candidíase oral, chegou a hora de entender como prevenir esse problema. Confira!
Tenha uma vida saudável
Como vimos, a imunidade é um fator importante para o surgimento da candidíase oral. Logo, manter uma vida saudável é fundamental para lidar com a questão. Além de uma alimentação equilibrada, é importante que você beba muita água e cuide do organismo como um todo.
Não compartilhe objetos pessoais
O compartilhamento de objetos pessoais é uma via de contaminação da candidíase oral, tanto em crianças quanto em adultos. Assim, evite que os pequenos compartilhem mamadeira, talheres, chupetas e outros objetos que possam ser levados à boca.
Faça uma boa higiene bucal
Para evitar o surgimento da candidíase oral, é fundamental manter os cuidados com a higiene bucal. Isso é válido para todos. Por isso, o zelo com a boca de crianças é de responsabilidade do adulto.
Alguns cuidados importantes incluem:
- escove a língua;
- use fio dental diariamente;
- escove os dentes após as refeições;
- use um enxaguante bucal, de preferência livre de álcool.
Agora que já sabe o que é candidíase oral e quais são os sintomas, lembre-se de que é importante ter uma boa imunidade para prevenir o problema. Por isso, tenha uma vida saudável, evite o compartilhamento de objetos pessoais e mantenha a boa higiene bucal.
Gostou do conteúdo? Você já teve candidíase oral? Deixe um comentário em nosso post e conte para gente!