Novembro azul: saiba como prevenir o câncer de próstata

6 minutos para ler

Você sabia que o câncer de próstata é a segunda maior causa de morte entre homens? De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, estima-se que serão diagnosticados 65.840 novos casos da doença, todos os anos, até 2023. Esses números são alarmantes e revelam o quão importante é a prevenção.

Semelhante ao Outubro Rosa, a Campanha Novembro Azul visa a conscientização sobre cuidados com a saúde, porém, volta-se ao público masculino. Com o intuito de fortalecer esse movimento, preparamos este post com os principais pontos a respeito da doença. Acompanhe!

Quais são as causas do câncer de próstata?

O câncer de próstata se caracteriza pelo crescimento desordenado das células da próstata, uma glândula localizada na região abaixo da bexiga. Essa doença ocorre, principalmente, a partir dos 50 anos e pode estar relacionada a diversos fatores.

Hereditariedade

Homens que apresentam histórico familiar de câncer de próstata têm mais chances de ser acometidos pela doença. Entende-se que o fator hereditário pode influenciar o quadro quando:

  • três ou mais parentes de primeiro grau forem afetados;
  • dois parentes tiverem diagnóstico antes do 55 anos;
  • houver acometimento de três gerações consecutivas.

Nessas circunstâncias, os cuidados preventivos devem iniciar mais cedo. O ideal é que, a partir dos 45 anos, o homem faça os exames anuais referentes ao câncer de próstata.

Alimentação

Dietas ricas em açúcares, gorduras, alimentos industrializados e embutidos contribuem para o desenvolvimento de diferentes tipos de câncer — entre eles, o de próstata.

Idade avançada

Por uma série de motivos — hábitos inadequados, envelhecimento das células etc. —, a idade interfere diretamente na suscetibilidade a cânceres em geral. Desse modo, o risco de um homem ter câncer de próstata aos 60 anos é muito maior do que quando ele tinha 45.

Tabagismo e consumo de bebidas alcoólicas

Tanto o cigarro como as bebidas alcoólicas apresentam inúmeros componentes cancerígenos. Assim, homens que têm o hábito de fumar e beber diariamente apresentam maior probabilidade de desenvolver essa enfermidade.

Etnia

Embora não haja clareza sobre a influência da raça no surgimento do câncer de próstata, há uma maior incidência desse tipo de tumor entre homens com ascendência africana.

Que sintomas são característicos do câncer de próstata?

Em estágio inicial, o câncer de próstata evolui de forma silenciosa, o que dificulta o diagnóstico. Na maioria dos casos, quando o paciente já apresenta sinais, a doença está em estágio avançado, sendo mais difícil alcançar a cura. 

Por isso, é fundamental fazer o acompanhamento médico e ter atenção a qualquer um dos sintomas abaixo:

  • sangue na urina;
  • dor durante a micção;
  • urina em gotas ou jatos sucessivos;
  • dificuldade de interromper o ato de urinar;
  • sensação de bexiga cheia, mesmo depois de urinar.

Como funciona o diagnóstico?

Conheça os principais exames que auxiliam no diagnóstico do câncer de próstata.

Powered by Rock Convert

Exame de sangue PSA

O objetivo desse exame é verificar a quantidade de moléculas produzidas pela próstata. Resultados até 4,0 ng/mL descartam qualquer problema com a glândula. No entanto, se o valor apresentado for maior, esse pode ser um indicativo de câncer ou outras condições, e será necessário a realização de outros exames para confirmação do diagnóstico.

Toque retal

No toque retal, o médico apalpará manualmente a próstata do paciente para averiguar a presença de nódulos ou endurecimento de determinadas regiões. Esse é considerado o principal exame para o diagnóstico precoce do câncer de próstata. 

Apesar de muitos homens terem resistência a realizá-lo, por desconhecimento ou preconceito, o procedimento é bastante simples, rápido e indolor.

Biópsia da próstata

A biópsia é o último recurso, utilizada quando ainda há suspeita de câncer de próstata após a realização dos exames acima. Ela consiste na retirada de uma pequena amostra da glândula, com o auxílio de um ultrassom, para análise em laboratório.

De que maneira é feito o tratamento dessa doença?

O tratamento do paciente oncológico dependerá de fatores como idade, estágio da doença, probabilidade de cura e condições de saúde. Alguns dos procedimentos adotados são:

  • cirurgia;
  • hormonioterapia;
  • radioterapia;
  • quimioterapia;
  • medicamentos.

Em muitos casos, é necessário fazer a associação de terapias para obtenção de resultados mais satisfatórios.

O que podemos fazer para preveni-la?

A seguir, você verá as principais medidas para prevenir o câncer de próstata. Entretanto, é importante destacar que elas não anulam as chances de contrair a doença. Os cuidados em questão apenas conseguem reduzir a possibilidade de desenvolvimento da patologia. Confira!

Praticar atividade física

Muitos tipos de câncer estão relacionados ao excesso de peso. Por isso, exercitar-se diariamente é fundamental para evitar enfermidades como o câncer de próstata. Tire um tempo do seu dia exclusivamente para movimentar seu corpo. Algumas opções são: musculação, caminhada e andar de bicicleta.

Ter uma alimentação equilibrada

Já que a má alimentação contribui para o aparecimento de doenças como o câncer, o ideal é manter uma dieta rica em alimentos funcionais, como frutas, verduras e legumes. Quanto mais natural ela for, mais benéfica à sua saúde trará. Deixe os doces, frituras e carnes vermelhas para comer esporadicamente, evitando-os sempre que possível.

Evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas

Outra recomendação é reduzir a ingestão de bebidas alcoólicas, pois elas trazem uma série de prejuízos à saúde e aumentam o risco de acometimento por diversas doenças, não só o câncer de próstata.

Manter bons níveis de vitamina D

Baixos níveis de vitamina D estão associados a hipertensão, doenças cardiovasculares, degeneração óssea e inúmeros tipos de câncer. Portanto, não deixe de verificar periodicamente suas taxas a fim de evitar um quadro de deficiência. Se os níveis estiverem inferiores ao ideal, procure um profissional e pergunte qual é a melhor opção para reposição vitamínica.

Como você sabe, o câncer de próstata é uma doença grave. No entanto, quando diagnosticado ainda no início, as chances de cura chegam a 90%. Desse modo, não deixe de realizar os exames preventivos e cuidar sempre da sua saúde.

Agora que você já conheceu melhor o câncer de próstata e sabe como preveni-lo, que tal compartilhar este artigo em suas redes sociais? Assim, mais pessoas terão acesso a essas informações valiosas, que podem salvar vidas!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário